O food porn é um termo que ganhou popularidade com a internet, mas ao contrário do que pode parecer no início não é nada de estranho. Mas sim, uma técnica de marketing de vendas muito eficaz.
Assim, o sentido da estratégia é propor a ideia de você trazer a comida de forma atraente e desejável, principalmente por meio das fotos.
Explicando melhor: sabe quando você está passando e olha a foto daquele hambúrguer no qual o pão está bem dourado e crocante, o queijo bem derretido e escorrendo, um hambúrguer bem feito com aparência maravilhosa e um bacon escapando para instigar ainda mais.
E de quebra ainda vem com acompanhamentos de uma batata frita bem fritadinha e uma coca gelada escorrendo no copo. Esse é o food porn, uma imagem que vale mais que mil palavras e te deixa com água na boca instantaneamente.
Ele pode ser utilizado por meio de vídeos também, muitos comerciais inclusive já utilizam a tática. Mostrando os componentes e um hambúrguer caindo e mostrando ele bem feitinho. Aquela famosa cena de comer uma pizza e ao puxar uma fatia de queijo bem derretido ficar puxado. Tudo o que as pessoas sentem ao verem imagens assim é o food porn.
Essa técnica mexe com a cabeça do consumidor, ao ver uma imagem assim, na hopra vem o gosto da comida na boca, uma lembrança boa e assim surge a vontade de comer. E isto leva a compra com você.
Então, quer saber como fazer fotografia e visíveis no estilo food porn para suas redes sociais? Portanto continue conosco que vamos te explicar.
O que é Food Porn?
Nada mais é do que expor uma foto ou vídeo de determinada comida de uma forma bem exagerada. Sendo capaz de instantaneamente abrir o apetite e gerar um desejo louco na pessoa que está vendo.
Essa estratégia de marketing deve aguçar e mexer com os sentidos sensoriais das pessoas, onde por mais que esteja apenas vendo, parece que é capaz de sentir até o cheiro e gosto daquilo. Com os sentidos aguçados se torna irresistível de não comprar e comer o que está vendo.
Antigamente, o food pron era mais ligado a comidas de fast food e com valores calóricos mais elevados, como hambúrgueres, pizzas, refrigerante, milk shake.
Mas, hoje em dia isso já é bem passado,as pessoas conseguem criar qualquer estilo de comida nesta concepção, até as mais saudáveis. Afinal, para quem se apetece com um estilo mais saudável e diferenciado até uma salada consegue parecer bem apetitosa, usando a tática corretamente.
Ou seja, hoje em dia virou realmente apenas uma forma de atrair os clientes de forma apelativa. Ou seja, não existe restrição alguma, apenas faça com que o que você serve se torne algo delicioso a qualquer um que veja.
E não pense que isso é destinado apenas a grandes investimentos e restaurantes de grande porte não em. Todo restaurante deve tentar atrair o seu cliente da melhor forma possível, e esta estratégia é muito boa.
Como atrair clientes usando Food Porn?
As imagens que irá produzir devem gerar sensações através dos ingredientes que compõem ela, o cenário, os acompanhamentos e tudo que esteja envolvido nela. Além disso, deve prestar atenção até em pratos, copos e talheres, cada detalhe importa.
Assim, o consumidor ao ver a foto deseja poder ser a pessoa que está ali consumindo aquilo. A vontade que você quer causar é a de simplesmente a pessoa querer lamber a tela. Então, vem conferir logo abaixo algumas dicas de como conseguir isso.
1. Contrate um fotógrafo especializado
Sabemos que este investimento pode ser um pouco ”salgado”, mas vale a pena quando quer atrair mais clientes, e apenas com um olhar.
Você pode tornar as suas redes sociais em um catálogo e vendas perfeito, e sair a frente da concorrência.
Hoje em dia não é difícil encontrar fotógrafos que são especializados em fotografia de comida, e tem conhecimento daqueles truques para fazer o seu produtor ser o mais apetitoso.
Aliás, o trabalho não inclui apenas parecer bonito em frente as câmeras não, por mais que seja uma parte bem importante as edições finais também contam muito. Aqueles detalhes que deixam ela ainda mais perfeita.
2. Apele para os sentidos do consumidor
Além da imagem em si, pode pedir ao responsável pelas fotos para acrescentar técnicas do food porn para deixá-la desejável. E o segredo para isso é conseguir envolver todos os sentidos sensoriais do consumidor.
Assim, pode acabar apelando para edições que consigam deixar seu produto ainda mais delicioso. Como aquela pizza que está com a massa com uma cara tão boa e queijo tão derretido que é irresistível.
E não se esqueça que efeitos visuais são sempre bem vindos. Porque não incluir na foto aquela fumacinha subindo da lasanha ou de um café? Gotas de água escorrendo e um copo com refrigerante e gelo? Tudo isso é de salivar, não é mesmo?
Todos esses elementos apelativos são os responsáveis por despertar o desejo no consumidor do restaurante.
3. Aposte em vídeos
As redes sociais cada dia mais estão programadas para darem destaque a conteúdos de vídeo. Um ótimo motivo para você não deixar eles de fora.
Afinal, apenas um curto vídeo de 15 segundos, rápido e prático de produzir, com um pastel fazendo “crec” na boca é capaz de despertar o desejo do consumidor.
Isso porque o vídeo aguça ainda mais o sentido do que as fotos, provando ao consumidor que aquela imagem é real e pode ser realizada.
Tudo isso acontece porque a imagem junto do som vai remeter a uma lembrança, a um som que lembra de um cheiro que por fim mostra como aquela comida é gostosa. Então, que tal investir nestas produções para instigar seus clientes?
4. Não se limite
Bom, se chegou até aqui é porque provavelmente tem o interesse de produzir todo este conteúdo e dobrar o número de vendas.
Assim, com todas essas fotos arrasadoras em mãos e pelas suas redes sociais, não se limite apenas a usá-las ali. Amplie seus canais de venda expondo elas em seu cardápio.
Sim, preços de novas impressões e confecções de novos cardápios são altos, mas, para isso há uma solução: o uso de cardápio digital.
Nele expõe os produtos da forma que desejar, com imagens, descrições, e podendo alterar a hora que quiser sem custos. Um bom exemplo para isso é o GrandChef.
Com ele você cria seu cardápio digital todo personalizado com a cara da sua marca, com tudo que precisa. Separa categorias,expõe até 3 fotos daquelas bem produzidas que fez de cada produto, coloca a descrição, pode criar combos, cupons e muito mais.
E o melhor, esse cardápio também te serve como um site de delivery próprio, podendo compartilhar o link para que as pessoas peçam os pedidos com você e sem pagar taxas.
Assim, o seu cliente reforça a vontade de comer a cada vez que vê a imagem em seu cardápio e com certeza irá fazer os pedidos. Todos os pedidos feitos pelo cardápio digital vão automaticamente para a cozinha para começar a produção. A maior agilidade e praticidade para você.
Portanto, não perca mais tempo não, teste agora todas as funcionalidades do GrandChef gratuitamente e comprove.
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