Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Como saber se o nome da empresa já existe?

Como saber se o nome da empresa já existe?

O processo de escolher o nome da empresa não é uma tarefa fácil, definir imagem, valores e conceitos são algumas partes do processo todo. Mas você sabe se o nome que escolheu para a sua empresa já existe?

 

Você sabe qual a diferença entre marca e nome fantasia?

 

O nome fantasia é, basicamente, o nome pelo qual a empresa vai ser reconhecida, que vai estampar as camisetas, fachadas, site e etc. 

 

A marca e o nome fantasia não têm a obrigatoriedade de serem iguais, por exemplo a Apple, um nome fantasia que tem os seus produtos como Iphone, Mac, Ipad registrados como marcas. 

 

Mas então, como saber se o nome da minha empresa está disponível?

 

O primeiro passo que você pode dar é fazer uma pesquisa no Google, por exemplo, com o nome escolhido e já aparecerá. 

 

O segundo passo é ir até o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), onde você pode pesquisar pelo nome, mas lembre de que só vão constar no resultado da pesquisa, marcas que já foram depositadas ou registradas, ou ainda que estão em fase de registro. E sempre preste muita atenção pois o uso indevido dos nomes fantasias ou marcas pode acarretar muitas consequências jurídicas.

 

Depois disso, vamos dar uma olhada em algumas dicas para aplicar nesse momento de criação junto com a pesquisa.

 

Que tal pensar em uma logo antes?

 

Ela é pensada depois da criação do nome, mas é preciso lembrar que ela é parte integrante da marca e a pesquisa deve considerar ambos. Isso pode variar também se por exemplo a marca for normativa, que só use textos. No site do INPI, temos a busca por imagem também, é só pesquisar por “Cód. Figura”.

 

Fazer uma busca além da palavra chave.

 

Geralmente quando já se tem um nome favorito para o seu negócio, é comum fazer uma pesquisa somente dele. Porém, existe uma certa relevância da pesquisa de nomes comuns também.

 

Por exemplo: uma cafeteria tem o interesse de registrar o nome “Starbuk”. O empreendedor realiza a pesquisa na base do INPI e verifica que esse nome está disponível. Porém, ele não conseguirá fazer esse registro por já existir uma marca muito semelhante à essa e com muita relevância no mercado (Starbucks). Claro que, em alguns casos, pode não passar de uma mera coincidência, como também pode ser considerado uma tentativa de se aproveitar indevidamente de uma identidade já consolidada.Viu como é importante verificar? 

 

Escolhi um nome mas a marca já foi registrada, e agora?

 

Infelizmente, neste caso será necessário pesquisar outro nome/marca. Se estiver com dificuldade com a criação, você pode procurar a ajuda de profissionais de marketing, publicidade e outras áreas para te ajudar nessa escolha.

 

Viu como uma boa pesquisa pode fazer muita diferença no seu negócio? 

Informações sobre empreendedorismo

Já conhece o “Fecha o Caixa” lá no YouTube? Ele foi pensado para o dono de negócio ter a sua disposição conteúdos relevantes sobre o universo do empreendedorismo de forma simples, divertida e gratuita! Vem conhecer. O programa é feito pela vhsys, empresa de tecnologia que desenvolve sistema de gestão empresarial descomplicado para micro e pequenas empresas. Vem fazer um teste gratuito!

Se você gostou do post, comenta e compartilha 🙂

You must login to add a comment.

Posts relacionados