O ROI é uma das principais métricas apresentadas no momento de sugerir uma ação a uma empresa. De estudantes da faculdade de administração a pessoas que já possuem uma longa experiência no setor, é comum a compreensão do que ele significa e de sua importância.
Se você ainda tem dúvida do que ROI significa, a sigla corresponde a “Return On Investment”, ou seja, “Retorno Sobre Investimento”. Ele é importante para comparar o quanto um produto ou serviço custa em relação ao ganho que ele leva para a empresa.
Ele é significativo, pois permite identificar o quanto o produto é responsável pela receita da empresa, otimizando as estratégias de marketing e oferta. Afinal, se o resultado demonstrar que o custo é muito maior do que o retorno, talvez seja necessário buscar uma reformulação do produto e serviço, ou ainda uma nova estratégia.
Estratégias baseadas em dados
É extremamente importante que todas as estratégias sejam baseadas em dados. Ainda que a ideia surja como uma suposição, é essencial que ela seja testada por um período e avaliada de acordo com as métricas mais apropriadas.
No caso do ROI, essa métrica funciona como um importante termômetro na tomada de decisão do investidor ou da empresa. Afinal, por ele, é possível medir o quanto foi investido e qual foi o retorno a partir daquele valor.
O ROI pode ser utilizado em diferentes setores, como a contratação de novos funcionários, aquisição de equipamentos, terceirização de serviços e, de maneira ainda mais comum, nas campanhas de marketing, principalmente no meio online, em que é necessário ter estratégias de mídia e outras formas de divulgação.
Como calcular o ROI
Para calcular o ROI, existe uma fórmula simples e que é bastante utilizada por todas as pessoas que precisam saber o retorno sobre o investimento:
ROI = (Lucro obtido – Investimento) / Investimento
Ou seja, é necessário subtrair o valor de investimento do lucro obtido e, então, dividir o valor novamente pelo investimento. Para chegar à porcentagem, basta multiplicar o resultado por 100.
Na primeira parte do cálculo, em que o investimento é subtraído do lucro, é encontrado também o resultado operacional da empresa. Ou seja, esse é o lucro bruto do negócio, um número que ainda desconsidera os impostos e as taxas que incidem nas operações da empresa.
Como proceder
Utilizando essa métrica em conjunto com outras ferramentas para medir o sucesso de uma campanha, ação ou produto, é possível direcionar os esforços da empresa para uma estratégia mais acertada. Eliminando os gastos desnecessários, é possível pensar em novas formas de aplicar esse recurso, investindo em ações inovadoras e desenvolvimento interno.
O ROI não deve ser levado em consideração de maneira exclusiva, e precisa ser encarado em conjunto com outras informações. Analisar a taxa de conversão, tráfego e opiniões dos usuários, por exemplo, também é importante na hora de planejar estratégias.