No mundo corporativo, é necessário se reinventar a cada dia para atrair uma nova oportunidade de fazer negócios, ou seja, gerar leads. Sobretudo na pandemia, uma maneira de se conquistar essas chances é por meio de uma produção de conteúdo relevante: seja pelas redes sociais, em texto, áudio ou vídeo, esse formato de engajamento tem conquistado seu espaço na mente de clientes e também das empresas. No entanto, quando se fala nessa produção de conteúdo, pouca gente se lembra da importância dos e-books.
É claro que outros formatos geram engajamento, mas, para gerar leads em específico, o e-book trabalha muito bem, especialmente se for gratuito. É por meio deles, portanto, que as marcas conseguem entender melhor o público-alvo e também estreitam seus relacionamentos com os clientes.
No entanto, embora na teoria a criação de um e-book traga uma série de vantagens, na prática, a produção dele pode ser desafiadora: o conteúdo precisa ser rico e alinhado, algo que pode ser mais difícil do que parece.
Dessa forma, visando auxiliar a empresa a aumentar a geração de leads, separamos três dicas normalmente esquecidas que fazem toda a diferença na hora de produzir um e-book. Confira!
Escolha do tema
Um ponto importante para começar qualquer e-book é a escolha minuciosa do tema. Não adianta apenas escolher um assunto interessante ou em alta. É preciso realizar uma pesquisa de mercado interna para entender qual tema mais se engaja com os anseios do público.
Obter esse tipo de dado é algo que demanda tempo e análise, mas pode ser feito tanto por meio da observação do site da marca, quanto pelas interações nas redes sociais, que dão boas dicas do que funciona melhor com o público da empresa.
A escolha do profissional para a produção
Embora muitos profissionais tenham boa vontade e conhecimento nos assuntos, é de suma importância que o conteúdo do e-book seja escrito por pessoas formadas em comunicação. Isso porque o conteúdo precisa ter uma estética de escrita muito clara e objetiva, posto que sua função é ensinar algo novo ao público. Além disso, é por meio dele que ocorre a captação de novos clientes, e um profissional formado na área é capaz de agregar ainda mais valor ao e-book.
Por isso, para a montagem do conteúdo, a escolha de um time que trabalhe a comunicação escrita e visual é muito importante.
Não se esqueça da landing page
Posto que a maior parte dos e-books é produzida com o intuito de uma estratégia de inbound marketing, é de suma importância que seja criada uma landing page para captar os leads das pessoas que fizeram o download do e-book.
Essa página precisa fazer a conversão dos visitantes em leads e pode contar com um formulário para contato, além de abrigar uma comunicação visual interessante e um conteúdo relevante.
Conecte-se com o assunto por meio da identidade visual
Pouca gente fala, mas identidade visual em um e-book pode falar ainda mais pelo conteúdo escrito. E, como qualquer tipo de negócio, pode aproveitar a produção para gerar leads. Seja uma petroleira ou mesmo uma escola de preparação de profissionais para educação infantil, é preciso fazer com que os aspectos conversem.
Isso significa trazer todo um layout que se conecte com o conteúdo escrito – algo que precisa ser integrado dentro dos times de comunicação, com redatores e designers.