As vendas de fim de ano estão chegando e com essas datas os empreendedores de diversos segmentos ficam ansiosos para aumentar o fluxo de vendas e lucratividade de suas respectivas empresas.
Em 2021 esse sentimento está ainda mais aflorado, uma vez que foi um ano difícil para diversos setores comerciais devido à crise econômica e os efeitos econômicos negativos causados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
As vendas de fim de ano e a recuperação econômica
É eminente a boa perspectiva de diversos setores para as vendas de fim de ano. Se você tem uma empresa especializada em venda de luva de vaqueta, por exemplo, saiba que o mercado está reagindo positivamente.
Logo, esse fim de ano, um aumento considerável no índice de vendas é esperado para diversos setores, tanto do atacado e varejo quanto na área industrial.
Foi pensando em dar dicas ao nosso leitor que busca ter sucesso nas vendas de fim de ano, produzimos este artigo para te auxiliar. Veja a seguir seis dicas que reservamos para você aumentar suas vendas de fim de ano!
5 dicas para aumentar as vendas de fim de ano
1. Faça planejamento
Observe em seu segmento os produtos que estão em alta e selecione os itens mais importantes. Crie e deixe pronto propagandas que serão utilizadas na época.
Organize o estoque e deixe tudo preparado para as vendas. O planejamento é a alma do empreendedor que quer vender mais no fim de ano. As diretrizes do planejamento não podem ser negligenciadas, pois efeitos negativos ocasionados pela falta de planejamento podem acometer a lucratividade da empresa durante o período de vendas de fim de ano.
2. Marketing de redes sociais
Você precisa mostrar ao seu público consumidor que você está ali esperando ele. Use as ferramentas disponíveis nas redes sociais e trabalhe com o marketing de seu produto ou serviço.
A famosa frase ‘só vende quem oferece’ faz todo o sentido e no fim de ano, em meio a concorrência dentro dos diversos setores comerciais, o marketing digital aparece como ferramentas importantíssimas para empreender.
3. Crie promoções
Contate seus fornecedores e busque se possível, maneiras de reduzir os valores para que você consiga ofertar melhor os produtos no fim de ano. Uma empresa que vende caixa de papelão, por exemplo, certamente tem articulação para trabalhar com preços de seus fornecedores.
Busque você também em seu negócio, para vender mais é preciso se esforçar para oferecer também o melhor preço ao cliente final.
4. Conferência de estoque
Fazer o levantamento de estoque é fundamental para diminuir o índice de erros e, consequentemente, as reclamações de clientes. Imagine que constrangedor um cliente fazer a compra de um modelo de sistema de som ambiente e quando vão procurar o produto ele não está lá.
Um erro de estoque não pode ser admissível na empresa, é preciso ter o controle do que tem, para vender o que tem! Isso melhora a performance dos funcionários e satisfaz o cliente.
5. Reprograme o horário de atendimento
Às vezes uma empresa tem potencial para vender muito no final do ano, mas está trabalhando no horário errado. Fique de olho, principalmente para quem trabalha no setor de varejo, em qual horário é o maior fluxo de pessoas.
Direcionar o funcionamento de sua loja para esse horário é fundamental para aumentar as vendas de fim de ano.
Essas foram dicas que separamos aos empreendedores que procuram realizar ações para vender mais nos últimos meses do ano. Compartilhe esse link para ajudar mais pessoas e nos siga para mais dicas de planejamento e marketing empresarial.
Esse artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.