Quem trabalha como autônomo sabe da correria do dia a dia, pois algumas vezes os ganhos não estão garantidos, resultando em dívidas e créditos negativos. Muitos se perguntam se, mesmo negativados, ainda conseguem empreender e obter lucros necessários para seu negócio.
É possível abrir empresa mesmo estando negativado, o maior problema neste caso é a obtenção de crédito. Tudo irá depender da modalidade da empresa e da sua natureza jurídica, o que interfere na divisão entre patrimônio da Pessoa Jurídica e da Pessoa Física. Uma possibilidade é contratar um empréstimo para autônomo negativado que pode ser o dinheiro necessário para utilizar como capital de giro da empresa ou do pequeno negócio.
Um dos pontos principais que levam as pessoas a empreender é conseguir obter a independência financeira, porém muitos não conseguem, justamente por conta das dívidas. Caso você não consiga crescer com sua empresa, pode estar cometendo alguns erros, porém fáceis de se evitar e reverter.
Foque na redução de seus gastos
Para aumentar o lucro de um empreendimento existente, é necessário reduzir gastos e não realizar novos. Aumentar a produtividade da empresa teria o mesmo efeito, mas cogita utilizar a redução de gastos essenciais para aumentar a renda. Analise friamente todas as suas despesas e verifique a possibilidade de otimizar alguns gastos, negociando, por exemplo, mensalidades e faturas e reduzindo gastos supérfluos, como festas, decoração, entre outros.
Racionalize suas dívidas
Quando está negativado, o importante é trabalhar com consciência, visando não gastar mais. Caso tenha dívidas de diferentes naturezas, com diferentes instituições, sente-se com representantes de cada uma delas e explique sua situação. É mais fácil lidar com o pagamento e as negociações referentes a apenas uma instituição financeira do que fazer malabarismos orçamentários para pagar as contas em geral.
Utilize sites e redes sociais para aumentar sua demanda
Como aumentar sua receita? Essa é uma importante pergunta que o empreendedor deve se propor a responder constantemente. Uma das formas de fazer isso acontecer é aumentando a demanda pelos produtos e serviços oferecidos por seus negócios. Invista em divulgação pela internet, principalmente em redes sociais. Microempreendedores e trabalhadores freelancers têm uma vantagem nesse aspecto, pois é a principal forma de divulgação de seu trabalho.
Invista em si mesmo
Ao entrar em situação negativa, é o momento de reorganização financeira em sua vida empresarial, além de aprendizado. As condições que o levaram a essa situação podem ser contornadas, por meio de uma reeducação financeira e, por que não, de investimentos em sua qualificação. Enquanto não sana suas dívidas, reflita sobre a possibilidade de realizar cursos sobre educação financeira e gestão de recursos. Investir em si mesmo é a melhor escolha.
Adorei as dicas! Especialmente interessante para este momento de pós-pandemia. Obrigada por compartilhar!