O futuro dos negócios é digital. Não há dúvidas de que a internet trará um alto nível de retorno aos empreendimentos, pois é na internet onde estamos 24 horas do dia. Então, porque não usar isso ao seu favor na hora de vender? O E-commerce tem se tornado cada vez mais comuns, e não é pra menos. Ele tem trazido um retorno extremamente satisfatório para os donos de empresas dos mais diversos ramos de atuação. Neste artigo falaremos dos e-commerces e como é possível ter sucesso usando marketing digital e porque vale a pena investir nele.
A expansão do comércio eletrônico
O E-commerce teve um aumento de 40% no ano de 2020 no Brasil. Com o advento da pandemia, muitos negócios precisaram se adaptar ao virtual, afinal as compras pela internet e através de aplicativos foram nossa única alternativa por um longo período. E aqueles que não migraram para o terreno virtual, infelizmente corriam o risco de serem deixados para trás nessa corrida com tantos competidores. O E-commerce deixou de ser um diferencial para se tornar o essencial e necessário, afinal é uma das principais formas de ter sucesso e empreender nos dias atuais.
O que é o E-commerce?
O E-commerce, nada mais é do que o comércio eletrônico, virtual. É o sistema de vendas não presencial feito através de um dispositivo eletrônico como celulares, tablets ou computadores, que tem se tornado tão comum no nosso dia a dia. O E-commerce é baseado fundamentalmente em dois conceitos, o Business to Business (B2B), ou seja, de empresa para empresa, e o Business to consumer (B2C), de empresas para consumidores.
Como funciona o E-commerce?
O E-commerce está baseado na segurança de seus usuários, sejam eles os anunciantes ou os clientes. Para que haja vantagens no e-commerce, é necessário fazer uma pesquisa a respeito do negócio, são pensadas estratégias de propaganda visando o público alvo, armazenando dados eletrônicos da empresa e de seus consumidores a fim de aumentar sua eficiência.
O Marketing Digital e sua importância para o E-commerce
O Marketing é a arte de criar estratégias de como satisfazer aos anseios do público alvo de algum negócio ou marca, a fim de obter lucros. Ele explora o mundo de seu cliente e desenvolve maneiras de criar relacionamento com sua audiência gerando valores que façam seu público se sentir representado. O Marketing Digital realiza este mesmo serviço, mas através das plataformas digitais, através da internet, um ambiente muito mais vasto e com possibilidades de ser explorado, mas é importante estabelecer uma comunicação eficaz e correta com seu público. O Marketing Digital é a matriz de um E-commerce de sucesso.
Como inovar no E-commerce
Como há sempre muitas lojas oferecendo um mesmo serviço, é preciso sempre estar por dentro das atualidades e buscar formas de se destacar. Uma maneira inteligente encontrada pela Loja Torcida Baby, por exemplo, foi inovar com a venda de roupa de time para bebês. Pense no que está em alta no mundo do e-commerce e de que forma você poderia trazer algo inovador. Ou, pense naquilo que está em falta, algo que você ainda não encontrou disponível no mundo das lojas virtuais. Dedicar tempo ao planejamento pode ser vital para o sucesso de seu negócio.
Não é sempre tão fácil trazer inovações para o mundo do e-commerce, mas é fundamental pensar em formas de como fazer isso.
Formas de utilizar o E-commerce
Hoje em dia existem muitas formas de utilizar o E-commerce como ter sucesso usando o marketing digital. Separamos algumas delas para te inspirar.
Google Ads
O Google Ads é a ferramenta de anúncios do Google que tem auxiliado muitas pessoas no e-commerce como ter sucesso usando o marketing digital. Nela é possível criar anúncios com informações específicas que serão direcionados ao seu público de forma específica e eficiente. E o melhor: você só paga quando seus anúncios forem acessados. O retorno é imediato e vale muito a pena.
Site próprio
Desenvolver um site próprio pode ser uma boa estratégia de E-commerce: como ter sucesso usando marketing digital. Desenvolver uma plataforma online onde seja fácil encontrar informações sobre seu negócio e até comprar seu produto pode ser muito bom para impulsionar seu negócio.
Redes Sociais
O que há de mais usual nos nossos dias do que as redes sociais? Hoje os brasileiros passam em média 3 horas por dia apenas no Instagram, você sabia? Então é quase impossível que você não obtenha um retorno positivo se utilizar esta estratégia de marketing digital. Crie uma conta para o seu negócio, tire boas fotos, promova suas publicações e vá em busca de seu público alvo.
Como ter sucesso usando marketing digital
Avalie as vantagens do marketing digital, veja em qual plataforma seu e-commerce se enquadra melhor e invista nele. Quem sabe, até investir em todas as formas disponíveis de e-commerce para alavancar o crescimento de sua empresa.