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Pesquisa de satisfação entenda a importância para melhorar a experiência do cliente

Pesquisa de satisfação entenda a importância para melhorar a experiência do cliente

Seja você dono de uma empresa de usinagem de precisão ou de uma loja de roupas, a pesquisa de satisfação será necessária para que entenda o grau de contentamento de seus clientes.

Isso pode demandar um certo tempo, além de dedicação total de sua equipe, e investir em ferramentas tecnológicas pode ser uma excelente opção para otimizar os processos. Mas com estes resultados em mãos, fica mais fácil averiguar quais os pontos devem ser melhorados e quais tendem a serem mantidos. 

Quer saber mais a respeito da importância de fazer a pesquisa de satisfação de clientes? Então continue a leitura para saber mais!

A pesquisa como forma de relação com o cliente 

Assim como existe a manutenção de geradores, o gestor precisa estar atento na manutenção de seu cliente. Sendo assim, dar a oportunidade para que ele sugira melhorias e pontue certos defeitos, ajuda nessa relação.

Lembre-se sempre que, nos dias de hoje, o público se importa com este diálogo mais horizontalizado, fazendo com que este movimento se torne uma demolição controlada quanto à concorrência.

Suponhamos que você tem uma empresa pequena e não pode gastar muito com as pesquisas de satisfação. O que fazer? Fique tranquilo, pois há métodos gratuitos que veremos a seguir.

Como fazer a pesquisa de satisfação?

  • Saiba qual é o objetivo da sua pesquisa de satisfação: Se não souber qual é esse objetivo, certamente, perderá o foco de diversos aspectos;

 

  • Um recorte certeiro do público-alvo: independentemente se sua empresa for pequena, média ou grande, é praticamente impossível conseguir escutar todos os clientes. Por isso, faça um recorte certeiro do número de pessoas que pretende entrevistar;

 

  • Busque um canal adequado para a pesquisa: Você acredita que o seu público-alvo esteja mais presente em redes sociais como Facebook ou Instagram? Ou acredita que serão mais ativos se receberem formulários por e-mail? Avalie estas perspectivas para encontrar um canal adequado e ter uma taxa de resposta coerente com aquela que deseja;

 

  • Faça as perguntas adequadas para seu questionário: Prefere uma pesquisa qualitativa, quantitativa ou híbrida? Os participantes terão opções de respostas ou estarão livres para escreverem o que quiserem? Para evitar questões ambíguas ou equivocadas, vale escalar um time de profissionais que já tenha uma experiência com este tipo de trabalho e montar um escopo para o processo;

 

  • Depois da pesquisa, a análise: De nada adiantará, se fizer uma pesquisa com grande número de clientes e logo após, deixá-la de lado. Exponha as devidas análises, colocando-as em um gráfico que facilite a visualização de todos. 

 

Quando a pesquisa de satisfação for feita de forma física, é de suma importância ter profissionais treinados e capacitados para que não sejam invasivos no momento da abordagem. 

 

Pode-se tirar bons proveitos disso, porém, se houver grande insistência, por exemplo, o ‘ tiro pode sair pela culatra’. E ninguém quer isso, não é mesmo?

Com todas estas dicas em mente, é só tirá-las do papel e notar, em pouco tempo, os ganhos obtidos com este pequeno passo. Gostou deste conteúdo? Então, não esqueça de compartilhar a publicação com seus amigos e familiares!

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

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