Montar um negócio próprio e não ter um chefe para lhe mandar é o sonho de várias pessoas. O tipo de negócio vai variar conforme os gostos e as habilidades de cada empreendedor. Pode ser um salão de beleza, uma lanchonete ou uma loja de produtos eletrônicos, por exemplo.
Geralmente, as pessoas que abrem uma loja de produtos eletrônicos gostam de tecnologia ou possuem formação nesta área.
O grande problema é que as pessoas se sentem um pouco perdidas e não sabem muito bem como abrir um negócio. Com o intuito de ajudar essas pessoas, este artigo traz dicas importantes para montar uma loja de produtos eletrônicos.
O que é essencial saber antes de abrir o seu negócio?
Antes de mais nada, para abrir um negócio é necessário ter conhecimento de todas as etapas. O primeiro passo para todo aquele que deseja ser empreendedor é realizar um planejamento, mais precisamente um Plano de Negócios. Mas o que é isso? Bom, nada mais é que um plano detalhado de tudo aquilo que será necessário para montar a sua loja, ou seja, localização, espaço, equipamentos, materiais, mão de obra, fornecedores, orçamento e tudo mais que for importante na montagem do negócio.
Na hora de realizar esse planejamento fique atento a dois elementos importantes: o orçamento e a localização. Primeiro, porque é essencial realizar um orçamento financeiro e assim ter na ponta do lápis todos os valores necessários para abrir seu negócio. Isso porque não dá pra descobrir que falta dinheiro só no meio do processo. Sabendo o quanto precisa, o empreendedor sabe até onde pode ir ou se será necessário captar os recursos de outra forma, como por meio de empréstimos, por exemplo.
A localização da loja também é outro ponto muito importante. É preciso escolher o local de forma inteligente e saber se aquele público ali receberá bem o seu negócio e será um possível comprador em sua loja.
Quais são os passos para montar uma loja de produtos eletrônicos?
Após traçar o planejamento e conhecer tudo aquilo necessário para montar a loja, é só começar os trabalhos.
- Investimento Inicial
Como já foi dito, é importante conhecer todos os custos e despesas para montar o seu negócio. Após conhecer esse valor através do Planejamento, chega hora de captar esse dinheiro, caso o empreendedor não tenha todo esse valor.
O empreendedor pode optar por juntar por mais um tempo, pedir um empréstimo ou ainda buscar o sócio que queira dividir este negócio.
Há também no mercado pessoas que são investidoras de pequenos negócios. O que isso significa? O futuro empreendedor apresenta, a esse investidor, o projeto do seu negócio. Caso ele se interesse, fará um investimento em dinheiro em troca de receber lucros futuros. É uma espécie de patrocínio.
- Busca do espaço para montar a nova loja
Através do Planejamento, o empreendedor pôde estudar e encontrar a localização que atendesse melhor os seus objetivos e que tivesse as pessoas dispostas a consumir em seu negócio.
Pois bem, agora o passo é escolher o espaço para montar a loja. Avalie qual será o melhor ponto comercial e o tamanho da loja, ela deve atender a disponibilidade financeira e também comportar todos os equipamentos necessários para que a loja funcione de maneira eficiente. Por isso, um espaço ideal deve compor: o estoque, o balcão de vendas, o expositor de produtos, um escritório (ainda que pequeno) e um banheiro.
- Layout e estruturação do local
Após escolher o espaço, será o momento de estruturá-lo. Estes são alguns itens essenciais para o bom funcionamento de uma loja:
- Expositor dos produtos;
- Balcão para Vendas (Deve ter tamanho ideal para o tipo de estabelecimento);
- Caixa;
- Computadores para atendimento e para escritório. É possível encontrar notebook barato e bom. Assim você poderá comprar a quantidade suficiente, economiza dinheiro e torna o atendimento mais prático;
- Mesa(escritório).
Ao arrumar esse espaço, cuide para que fique organizado, porém confortável.
- Contratação de Funcionários
Para realizar um trabalho bem feito e um bom atendimento é importante ter a colaboração de algumas pessoas. Dificilmente o empreendedor realizará um bom trabalho se estiver sozinho na loja. Dependendo do tamanho da loja, serão necessários operador de caixa, atendente e até estoquista.
Mas é importante se atentar que se a empresa estiver registrada como um MEI (microempreendedor individual) só poderá ser realizada a contratação de um colaborador.
- Fornecedores
Para vender os produtos eletrônicos é necessário ter alguém que forneça esses produtos, isto é, o fornecedor.
Neste momento não se deve levar em conta apenas o preço das mercadorias, mas também o prazo de entrega, quantidade mínima e a forma de pagamento.
Ter referências dos fornecedores será um grande diferencial para ter garantia que ele fornecerá mercadorias com qualidade e com um bom custo-benefício.
- Tenha ajuda de especialistas na gestão e formalização do negócio
Todo o negócio deve ser legalizado. Portanto, será necessário abrir uma empresa e ter um CNPJ. Para isso, o empreendedor deverá escolher o tipo de empresa a se enquadrar e realizar o cadastramento junto aos órgãos competentes. A documentação será de acordo com a escolha do tipo de empresa.
Se o empreendedor escolher ser Micro Empreendedor Individual, ele não será obrigado a ter um contador, por exemplo. Já as outras empresas, sim.
Mas apesar disso é importante contar com a ajuda de um contador ou consultor de negócios, pois o processo de legalização nem sempre é fácil. E erros nesta etapa podem gerar grandes custos financeiros no futuro.
Empreender não é tão fácil assim, mas depois destas dicas ficará mais fácil entender todo o caminho para montar sua loja de produtos eletrônico. E certamente tudo ocorrerá de maneira menos complicada.