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Como abrir um pet shop de sucesso?

Como abrir um pet shop de sucesso?

Em 2020, as ideias de negócios para pet shops foram um dos termos mais procurados no site do Sebrae. Desde o início da pandemia, muitas pessoas estão dando os primeiros passos em seus próprios empreendimentos, e alguns podem desejar embarcar no mercado altamente lucrativo dos bichinhos de estimação. Contudo, é de se esperar que esse seja um investimento complexo, com mais exigências que outros tipos de negócios.

O primeiro passo é ter em mente uma média do valor que precisará ser investido para começar a trabalhar. Um pet shop pequeno, que conte com um estabelecimento de até 60 m², custa aproximadamente R$ 45 mil (já desconsiderando o valor do aluguel, que varia muito de acordo com o tamanho e a localização do imóvel). Dentro desse valor já estão inclusos todos os equipamentos necessários, produtos básicos para venda e um carro, que será utilizado para coleta e entrega dos animais.

Entretanto, é importante ter em mente que um grande investimento não garante o sucesso do negócio. Os primeiros anos de um empreendimento costumam ser difíceis e geram mais despesas do que lucro; por isso, é muito importante ter um controle de custos. É preciso deixar uma quantia reservada para arcar com aluguel, despesas, reestocar produtos, pagar os salários dos funcionários e outras necessidades por alguns meses.

O que garante o sucesso de um negócio é a qualidade de seus serviços e o diferencial oferecido. O setor de pet shops e produtos para animais de estimação é um dos maiores do país, com média de crescimento de 17% ao ano. Isso significa que a concorrência é grande, e quem não procurar se destacar em meio a tantos pet shops pode acabar tendo muitas dificuldades de manter seu empreendimento.

Nesse ramo, o segredo está mais em servir bem do que em buscar coisas inéditas para inserir no seu estabelecimento. Contar com profissionais cuidadosos e atenciosos que realmente amam os animais, oferecer serviço de entrega a domicílio e buscar formas de fidelizar a clientela é o caminho para se ter um pet shop de sucesso. A divulgação também é crucial, tanto nas redes sociais, quanto com possíveis parcerias, então buscar clínicas veterinárias e empresas do segmento é uma boa forma de chamar novos clientes.

Por último – e não menos importante –, é essencial contar com profissionais qualificados para tratar de qualquer tipo de bichinho – desde um Yorkshire até um Pastor Alemão. Quando os clientes ficam satisfeitos com os serviços prestados, eles recomendam para outras pessoas, e isso mantém o negócio sempre crescendo.

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