Em 2020, as ideias de negócios para pet shops foram um dos termos mais procurados no site do Sebrae. Desde o início da pandemia, muitas pessoas estão dando os primeiros passos em seus próprios empreendimentos, e alguns podem desejar embarcar no mercado altamente lucrativo dos bichinhos de estimação. Contudo, é de se esperar que esse seja um investimento complexo, com mais exigências que outros tipos de negócios.
O primeiro passo é ter em mente uma média do valor que precisará ser investido para começar a trabalhar. Um pet shop pequeno, que conte com um estabelecimento de até 60 m², custa aproximadamente R$ 45 mil (já desconsiderando o valor do aluguel, que varia muito de acordo com o tamanho e a localização do imóvel). Dentro desse valor já estão inclusos todos os equipamentos necessários, produtos básicos para venda e um carro, que será utilizado para coleta e entrega dos animais.
Entretanto, é importante ter em mente que um grande investimento não garante o sucesso do negócio. Os primeiros anos de um empreendimento costumam ser difíceis e geram mais despesas do que lucro; por isso, é muito importante ter um controle de custos. É preciso deixar uma quantia reservada para arcar com aluguel, despesas, reestocar produtos, pagar os salários dos funcionários e outras necessidades por alguns meses.
O que garante o sucesso de um negócio é a qualidade de seus serviços e o diferencial oferecido. O setor de pet shops e produtos para animais de estimação é um dos maiores do país, com média de crescimento de 17% ao ano. Isso significa que a concorrência é grande, e quem não procurar se destacar em meio a tantos pet shops pode acabar tendo muitas dificuldades de manter seu empreendimento.
Nesse ramo, o segredo está mais em servir bem do que em buscar coisas inéditas para inserir no seu estabelecimento. Contar com profissionais cuidadosos e atenciosos que realmente amam os animais, oferecer serviço de entrega a domicílio e buscar formas de fidelizar a clientela é o caminho para se ter um pet shop de sucesso. A divulgação também é crucial, tanto nas redes sociais, quanto com possíveis parcerias, então buscar clínicas veterinárias e empresas do segmento é uma boa forma de chamar novos clientes.
Por último – e não menos importante –, é essencial contar com profissionais qualificados para tratar de qualquer tipo de bichinho – desde um Yorkshire até um Pastor Alemão. Quando os clientes ficam satisfeitos com os serviços prestados, eles recomendam para outras pessoas, e isso mantém o negócio sempre crescendo.