Antes de mais nada, você sabia que 93% das pessoas fazem uma pesquisa na Internet antes de comprar um produto ou contratar um serviço?
E é justamente aqui que entra a estratégia de SEO, de forma que seu site fique mais visível aos olhos de seus potenciais clientes e assim, aumentar suas vendas.
Ou seja, otimização de SEO nas páginas de seu site é algo praticamente obrigatório hoje para toda empresa que deseja marcar presença na internet.
Mas como montar essa estratégia? Quais os conteúdos que você deve criar para alcançar as primeiras posições?
É exatamente isso que vamos mostrar aqui!
O que é uma estratégia de SEO?
Em primeiro lugar, SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que permite convencer os mecanismos de pesquisa de posicionar seu conteúdo nos primeiros resultados de pesquisa.
Já a estratégia de SEO é um plano de ação que permite otimizar, com o tempo, o conjunto de critérios utilizados pelos motores de busca para avaliar seu site e posicioná-lo nas páginas de resultados.
Os mecanismos de pesquisa têm por objetivo classificar todos os conteúdos presentes na web para propor aos internautas aqueles que melhor atendem às suas necessidades.
Portanto, para fazer essa classificação, os motores de busca, como o Google, utilizam robôs que vão “escanear” as páginas: percorrem uma página, coletam todas as informações e acessam os links presentes na página.
Só depois é que vão indexar as páginas do seu site.
Só que para seu conteúdo seja considerado como a melhor resposta pelos mecanismos de pesquisa, é necessário respeitar algumas regras que devem fazer parte de uma estratégia de SEO.
Como construir uma estratégia de SEO?
Existem algumas etapas no momento de criar uma estratégia de SEO, e vamos explicar cada uma delas:
Definir seu público-alvo
A primeira etapa é definir seu público-alvo: Quem é meu público-alvo? Quais são suas necessidades e interesses? Quais seus problemas? Qual linguagem utilizam?
É interessante também saber qual é o processo pelo qual todo cliente considera e avalia as situações, enfim, toma a decisão de comprar um produto/serviço.
Nesse momento, você já pode ir pensando na otimização de conteúdo que possa interessar à sua audiência.
Conteúdo pertinente
O que significa conteúdo pertinente em uma estratégia de SEO?
É um conteúdo que responde às expectativas e problemáticas do visitante no momento onde ele mais precisa.
Lembre-se que os internautas são bombardeados por milhares de informações a cada segundo, mas a grande maioria não lhes interessa.
Portanto, é o seu conteúdo que vai fazer a diferença! Escreva algo que valha a pena de ser lido por seu público-alvo.
Escolha das palavras-chave
Para escrever um contéudo de qualidade, comece escolhendo boas palavras-chave, aquelas que seus potenciais clientes vão usar nas suas pesquisas.
Pense também em estudar as tendências de pesquisa, o volume de pesquisas, a concorrência daquela palavra-chave…
Uma outra ideia é usar palavras-chave de cauda longa, que embora menos populares, têm menos concorrência.
Por exemplo, é mais fácil posicionar “viagem em família no verão” do que “viagem”.
Saiba que os mecanismos de pesquisa interpretam as intenções de pesquisa mais do que as próprias palavras-chave.
Otimizar as páginas com SEO onpage
Para ajudar na otimização do motor de pesquisa Google, a compreender suas páginas e seus conteúdos, é importante levar em conta o que os robôs vão ver:
- A velocidade de carregamento;
- Otimização para dispositivos móveis;
- Meta description;
- Título;
- Subtítulos.
Links
Inserir links, sejam internos ou externos, também deve fazer parte da sua estratégia de SEO.
Quanto mais links de qualidade o seu site tiver, mais os mecanismos de pesquisa levam o seu site a sério.
Então, os links internos são aqueles que direcionam para outras páginas do seu site ou outros artigos do seu blog.
Já os links externos, mais conhecidos pelo nome de backlinks, são links de outros sites que apontam para o seu e que tratam do mesmo assunto.
Ou seja, se o site que está apontando para o seu tem autoridade, você ganha a confiança dos motores de busca, mostrando sua credibilidade sobre aquele tema.
Acompanhamento das ações de SEO
Nunca custa lembrar: uma estratégia de marketing digital, não importa qual seja, deve ser analisada para garantir seu bom desempenho.
No caso de não funcionar, como você pode resolver o problema se não sabe a causa?
Então, para avaliar o impacto de suas técnicas de SEO, é importante ficar atento a alguns indicadores regularmente, por exemplo:
- Número de páginas ranqueadas;
- Tráfego que veio do SEO;
- Número de backlinks;
- Tráfego gerado pela palavra-chave;
- Tempo passado na página…
Como os critérios estão mudando constantemente, é importante estar sempre atualizado e fazer as mudanças necessárias.
Você deve ter entendido que diante de tantas informações disponíveis na Internet, provavelmente o internauta fica sem saber o que fazer.
Se você deseja gerar tráfego para o seu site ou blog, é essencial oferecer um conteúdo pertinente, único, que responda ao que ele está procurando, ou melhor, é necessário que ele te encontre.
Daí a importância da estratégia de SEO!
Otimize seus conteúdos para que alcancem a melhor posição nos mecanismos de pesquisa e assegurar que sejam vistos por seus clientes potenciais.