Já é de conhecimento de qualquer pessoa, estando ou não no mercado, que funcionários comprometidos e engajados são alvo de diversas empresas.
Isso porque são elas que atuam de forma precisa, com ímpeto de ver a empresa crescendo, realizando as funções com a satisfação e o afinco necessário para trazer os resultados desejados pelo empreendedor.
Mas a questão é: pode-se exigir isso de qualquer funcionário? Sim! O que o gestor deve fazer é atuar como um compressor parafuso, tirando o que é bom de um lado e separando as funções não tão desejadas.
Um estudo de uma universidade americana comprovou que mais de 37% do aumento de vendas de grandes empresas vem de uma reestruturação feita nos colaboradores.
Ter colaboradores engajados é de suma importância para garantir o sucesso da empresa, ou seja, a reestruturação de colaboradores é como uma demolição controlada, deixando somente o que pode ser aproveitado.
Devido aos fatos apresentados, resolvemos elaborar dicas para auxiliá-lo a manter seus funcionários motivados, alcançando as vantagens descritas acima.
A importância de ter colaboradores engajados
Em um mercado tão competitivo, ter engajamento com seus funcionários é um diferencial para destacar-se dos demais no mercado digital. Como um prestador que realiza manutenção de geradores, você precisa ter as ferramentas certas para que o material humano esteja sempre sendo valorizado.
Antes de mais nada, vamos entender o que é engajamento.
Aplicada à gestão profissional, engajamento é o laço que une o colaborador aos reais interesses da empresa. De forma simples, é o que mantém o funcionário comprometido com seu negócio.
Esse vínculo faz com que seu funcionário tenha maior comprometimento. A somatória desta cultura trará satisfação e motivação diária para que seu colaborador cumpra suas funções coerentemente.
Sem dúvida alguma, o relacionamento com seus clientes externos também irá melhorar, afinal ao se considerar parte da engrenagem, o atendimento ao seu público-alvo é consideravelmente maior.
Como aplicar o método para ter colaboradores engajados?
Não há como negar que ter colaboradores engajados é de suma importância para que a empresa alcance metas e objetivos almejados. Por isso, deve-se aplicar técnicas para engajar o público interno. Confira logo abaixo dicas para te auxiliar!
Ampliar a comunicação
O setor de Rh precisa, primeiramente, ampliar a comunicação com seus funcionários de forma contínua e efetiva. Pode ser necessário que se pense em algumas estratégias de endomarketing para criar canais de comunicação com todos os setores.
Crie uma cultura organizacional
Ser descompromissado com seus funcionários fará com que eles se tornem descompromissados com sua empresa.
Para isso, sua gerência, líderes e representantes deverão aplicar o que se exige no dia a dia, nos rituais de gestão e no manejo das atribuições. Aplicar em todas as estâncias para serem exemplo de cultura organizacional.
Agregue significado e valor
A nova geração de contratados pode não se contentar somente com salários. Planos de carreira, bonificações salariais e premiações para metas atingidas podem ser fatores para contratar pessoas já motivadas, aumentando o engajamento logo no momento da contratação.
Reuniões e treinamentos
Realizar reuniões com seus gerentes e incluir os membros da equipe é fundamental. Logicamente essas reuniões terão cobranças, portanto aplicar treinamentos constantes vai fortalecer seus colaboradores que se sentiriam mais incentivados a participar.
Com essas dicas seus funcionários vão se sentir mais motivados e com certeza o engajamento pode aumentar constantemente. Busque os benefícios dessa cultura!
Esperamos ter ajudado com esse texto, caso tenham gostado comentem e compartilhem em suas redes sociais.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.