A qualidade de vida no trabalho envolve diversos fatores que colaboram para a saúde física e emocional do profissional. O ambiente de trabalho impacta no nível de satisfação do colaborador, bem como contribui para uma rotina saudável. Com a crise do coronavírus e o isolamento social, as empresas e os funcionários tiveram de se adaptar ao trabalho remoto e que este também garanta qualidade de vida no trabalho.
Qualidade de vida no trabalho
O local de trabalho, mesmo que em casa, deve contar com equipamentos adequados para as tarefas. Notebooks para quem trabalha com softwares como Office não precisam de tanta capacidade quanto para programadores ou editores de vídeo, por exemplo. Assim, as máquinas devem comportar o que é exigido delas, e a empresa deve fornecer as ferramentas, para que os funcionários possam exercer sua profissão adequadamente.
Outro ponto importante, que, inclusive, consta na lei trabalhista, são as instruções que as empresas devem dar quanto à ergonomia e segurança do trabalho. As cadeiras devem ser adequadas, com ajuste de altura. Os antebraços devem estar sempre paralelos ao chão e os pés devem ficar apoiados no piso ou em um descanso para eles. Já o monitor deve estar posicionado abaixo do eixo visual horizontal.
Não basta somente ter os equipamentos e móveis corretos; é essencial que o profissional preste atenção na postura para evitar problemas futuros. Também deve se levantar da estação de trabalho, caminhar e alongar de vez em quando. A rotina de trabalho em casa também deve seguir esses parâmetros, para que o profissional mantenha sua saúde física. É importante também trabalhar em um ambiente agradável, com boa circulação de ar, ou com o auxílio de um equipamento como o purificador de ar.
Além do local de trabalho, é preciso determinar os horários para que se separe tarefas profissionais das pessoais. A flexibilidade de horários é essencial para ser discutida, para que o trabalho seja executado de acordo com as metas. Deve-se ter cuidado, no entanto, para que não haja excesso nas horas de trabalho em casa. A comunicação entre funcionários deve se dar de maneira precisa, além da organização virtual de tarefas a serem executadas.
A qualidade de vida no trabalho, mesmo que de forma remota, pode proporcionar bem-estar ao profissional. O trabalho em casa pode ajudar quanto ao estresse do deslocamento diário. Com uma rotina equilibrada de trabalho e contando com equipamentos e mobiliários adequados, pode-se evitar problemas de saúde, tanto físicos, quanto mentais.