As técnicas de negociação são importantes para que empresas aumentem o número de vendas e consigam alcançar suas metas com mais tranquilidade.
Um bom planejamento de negociação municia uma equipe de vendas e colaboradores em geral, sobre diversas possibilidades, como, por exemplo:
- Oferecer um produto/serviço personalizado;
- Chegar no consenso de custo-benefício para o cliente;
- Aumentar o nível de satisfação de atendimento;
- Aumentar o número de retenção de clientes;
- Aumentar a visibilidade da empresa no ramo de negócios corporativos;
- Entre outros.
Foi pensando na importância de desenvolver as melhores técnicas de negociação com os clientes que produzimos esse artigo. Aqui serão expostas as melhores formas de abordagem e táticas de persuasão entre o público consumidor e parcerias comerciais em potencial. Gostou do tema? Então venha conosco e confira.
Seja empático
A empatia é uma característica humana que pode ser facilmente absorvida pelas pessoas. Ela é um bom instrumento para negociações, seja para um bem material de comércio, como a venda de manta asfaltica para telhado, por exemplo, ou de um determinado serviço ao consumidor comum.
Agir de forma empática é sondar as necessidades e dificuldades que o cliente está tendo para fechar o negócio. Em contrapartida, o negociador precisa fazer uso de gatilhos mentais da empatia, arquitetando uma negociação com certa vantagem para o consumidor se sentir seguro e fechar o negócio.
Se atente a linguagem do cliente
Muitas vezes mudar a abordagem verbal pode ser uma técnica de sucesso, no entanto, é preciso que o negociador tenha um instinto persuasivo para saber quando ele deve fazer isso.
Uma dica é esperar que o cliente desenvolva o tom da conversa. Se ele tratar as ações com certa informalidade e bom humor, é de bom grado que o negociador siga também por esse caminho.
Porém, ao executar essa abordagem, atente-se aos excessos, pois qualquer tipo de indícios de invasão de privacidade, mesmo que por brincadeira, pode ser prejudicial para fechar negócio.
Tenha controle emocional na negociação
Algumas negociações podem ser arrastadas e demorar horas ou até dias para serem finalizadas, principalmente quando se trata de parcerias corporativas.
Vamos supor que você queira fazer o investimento em uma empresa especializada em bisnaga de plástico. Cada dia que se passa, é um dia a mais para fechar um acordo ou ter a negociação cancelada. Entre os intervalos da negociação, os ânimos mudam, pois somos afetados por ocasionalidades externas que possam interferir nos negócios corporativos.
Nesse momento, é preciso manter o equilíbrio e o foco emocional. Se possível também trabalhar para manter o equilíbrio das pessoas que estão na negociação. Isso é um ajuste de conduta que certamente poderá ser muito frutífero para o negociador que quer atingir suas metas.
Conheça sobre o que está negociando
Se você vai investir em uma empresa de aluguel de compressor, por exemplo, é preciso saber o que está adquirindo. Ter o conhecimento do segmento é parte fundamental para desenvolver boas técnicas de negociação.
Tal como, se mostrar prematuramente as características de não conhecimento do ramo em meio a negociação, as chances de que o negócio termine em prejuízo são muito grandes.
Esperamos que esse texto ajude a melhorar as técnicas de negociação com o cliente. Compartilhe esse conteúdo com pessoas de interesse e nos siga para mais novidades do segmento.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.