Sempre que um assunto está pautado em estratégias de marketing digital para sites e blogs, a sigla SEO é citada. Eis que te pergunto: você sabe o que ela significa? Explicando de maneira breve, o termo refere-se a “otimização para mecanismos de busca”, que permite que uma página na web consiga um bom posicionamento orgânico no Google, Bing, etc.
Sem dúvidas, a teoria é fácil de entender, pois envolve apenas um conceito que pode ser facilmente compreendido. Todavia, as coisas ficam um pouco mais complicadas quando focamos na prática e no fato de que ela pode envolver fatores técnicos e de desenvolvimento de conteúdos.
Pensando no primeiro, os pontos básicos envolvem a responsividade, a velocidade de carregamento, as URLs amigáveis e a certificação SSL. Enquanto isso, a segunda parte vai incluir cinco etapas essenciais, que você saberá detalhes nos próximos tópicos.
Análise
No mercado, o desengraxante alcalino é um dos mais eficientes produtos para a remoção de graxa, óleo, fuligem, entre outras sujeiras pesadas. Porém, a sua aplicação não pode ser feita em superfícies consideradas “delicadas”, como o porcelanato esmaltado, pois poderá causar danos irreparáveis.
Ainda que não seja como a substância, o marketing digital também pode ter um efeito negativo se não desenvolvida com cuidado. Por isso, a primeira estratégia para desenvolver um projeto em SEO é por meio de uma análise de mercado, identificando tudo o que será necessário para se destacar.
Nesse contexto, é bom dizer que os profissionais que irão atuar com esse tipo de técnicas podem utilizar ferramentas de marketing, como a matriz SWOT, para checagens mais precisas, definindo pontos fortes e fracos, compreendendo as oportunidades e ameaças do segmento e estabelecendo objetivos e metas.
Prospecção
Com o mercado identificado, é momento de entender os hábitos de consumo do público-alvo. Na etapa de prospecção de um projeto em SEO, é necessário fazer um estudo detalhado sobre palavras-chaves, que servirão como o tema principal dos seus conteúdos. Na atualidade, elas podem ser divididas em três categorias:
- Short tails: genéricas, abrangentes e com alto volume de busca (ex: motor);
- Middle tails: mais específicas e de menor concorrência (ex: motor Weg);
- Long tails: palavras com baixo volume de busca e alta conversão (ex: motor Weg 2cv).
Vale citar que essa definição irá reger absolutamente todo o resto do projeto, visto que será utilizada para desenvolver todo o conteúdo, devendo aparecer no título, na meta-description, no texto e no URL.
Implementação
Como já citado, pensar em SEO não é só teoria! Desse modo, a etapa de implementação está relacionada com tirar o projeto do papel e estruturá-lo. Inicialmente, é crucial dizer que os requisitos devem ser combinados com as estratégias de marketing de conteúdo, que irão assegurar que os textos possuem alta relevância para o público-alvo.
Agora, já partindo para as regras em si, um conteúdo conforme o SEO é aquele que apresenta título, subtítulos, linkagens internas e externas, meta-descrição, atributo alt de imagem e recursos de legibilidade, como voz ativa e passiva, variação de frases consecutivas, palavras de transição e boa distribuição de palavras-chaves, frases e parágrafos.
Monitoramento
Assim como qualquer equipamento comercial e industrial, o balcão refrigerado pequeno também precisa passar por um processo de manutenção preventiva, a fim de identificar falhas simples que podem se tornar problemas maiores. Algo muito semelhante acontece na etapa de monitoramento.
Em suma, ela refere-se à atividade de acompanhamento do projeto após a implementação, identificando se ele está atingindo os objetivos e metas estabelecidos na etapa de análise. Caso não esteja, será necessário aplicar ajustes nas estratégias, visando melhores resultados.
Gostou do nosso post sobre marketing Digital: Como desenvolver uma estratégia em SEO em quatro passos? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!
Esse artigo foi escrito por Larissa Rhouse, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.