Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Marketing Digital: Como desenvolver uma estratégia em SEO em quatro passos

Marketing Digital: Como desenvolver uma estratégia em SEO em quatro passos

Sempre que um assunto está pautado em estratégias de marketing digital para sites e blogs, a sigla SEO é citada. Eis que te pergunto: você sabe o que ela significa? Explicando de maneira breve, o termo refere-se a “otimização para mecanismos de busca”, que permite que uma página na web consiga um bom posicionamento orgânico no Google, Bing, etc. 

 

Sem dúvidas, a teoria é fácil de entender, pois envolve apenas um conceito que pode ser facilmente compreendido. Todavia, as coisas ficam um pouco mais complicadas quando focamos na prática e no fato de que ela pode envolver fatores técnicos e de desenvolvimento de conteúdos. 

 

Pensando no primeiro, os pontos básicos envolvem a responsividade, a velocidade de carregamento, as URLs amigáveis e a certificação SSL. Enquanto isso, a segunda parte vai incluir cinco etapas essenciais, que você saberá detalhes nos próximos tópicos. 

Análise 

No mercado, o desengraxante alcalino é um dos mais eficientes produtos para a remoção de graxa, óleo, fuligem, entre outras sujeiras pesadas. Porém, a sua aplicação não pode ser feita em superfícies consideradas “delicadas”, como o porcelanato esmaltado, pois poderá causar danos irreparáveis. 

 

Ainda que não seja como a substância, o marketing digital também pode ter um efeito negativo se não desenvolvida com cuidado. Por isso, a primeira estratégia para desenvolver um projeto em SEO é por meio de uma análise de mercado, identificando tudo o que será necessário para se destacar. 

 

Nesse contexto, é bom dizer que os profissionais que irão atuar com esse tipo de técnicas podem utilizar ferramentas de marketing, como a matriz SWOT, para checagens mais precisas, definindo pontos fortes e fracos, compreendendo as oportunidades e ameaças do segmento e estabelecendo objetivos e metas. 

Prospecção

Com o mercado identificado, é momento de entender os hábitos de consumo do público-alvo. Na etapa de prospecção de um projeto em SEO, é necessário fazer um estudo detalhado sobre palavras-chaves, que servirão como o tema principal dos seus conteúdos. Na atualidade, elas podem ser divididas em três categorias: 

 

  • Short tails: genéricas, abrangentes e com alto volume de busca (ex: motor); 
  • Middle tails: mais específicas e de menor concorrência (ex: motor Weg); 
  • Long tails: palavras com baixo volume de busca e alta conversão (ex: motor Weg 2cv). 

 

Vale citar que essa definição irá reger absolutamente todo o resto do projeto, visto que será utilizada para desenvolver todo o conteúdo, devendo aparecer no título, na meta-description, no texto e no URL.

Implementação 

Como já citado, pensar em SEO não é só teoria! Desse modo, a etapa de implementação está relacionada com tirar o projeto do papel e estruturá-lo. Inicialmente, é crucial dizer que os requisitos devem ser combinados com as estratégias de marketing de conteúdo, que irão assegurar que os textos possuem alta relevância para o público-alvo. 

 

Agora, já partindo para as regras em si, um conteúdo conforme o SEO é aquele que apresenta título, subtítulos, linkagens internas e externas, meta-descrição, atributo alt de imagem e recursos de legibilidade, como voz ativa e passiva, variação de frases consecutivas, palavras de transição e boa distribuição de palavras-chaves, frases e parágrafos. 

Monitoramento 

Assim como qualquer equipamento comercial e industrial, o balcão refrigerado pequeno também precisa passar por um processo de manutenção preventiva, a fim de identificar falhas simples que podem se tornar problemas maiores. Algo muito semelhante acontece na etapa de monitoramento. 

 

Em suma, ela refere-se à atividade de acompanhamento do projeto após a implementação, identificando se ele está atingindo os objetivos e metas estabelecidos na etapa de análise. Caso não esteja, será necessário aplicar ajustes nas estratégias, visando melhores resultados. 

 

Gostou do nosso post sobre marketing Digital: Como desenvolver uma estratégia em SEO em quatro passos? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

 

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Larissa Rhouse,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

You must login to add a comment.

Posts relacionados