Os profissionais do setor afirmam: mesmo após 14 meses do início da pandemia da Covid-19, muitas empresas ainda lutam para sobreviver.
Embora em alguns países as “coisas” estejam voltando ao normal, o setor de eventos provavelmente será o último a retomar.
No entanto, mesmo o ano de 2020 sendo muito difícil, os organizadores de eventos tiveram que usar de muita criatividade para poder continuar suas atividades.
Um bom exemplo disso é uma empresa americana – Ohio Displays -, que desde sua criação em 1919, superou duas pandemias e cinco guerras. E continua aí!
Isso significa que é possível sim, e a indústria dos eventos virá muito mais forte, especialmente porque as pessoas irão precisar, mais do que nunca, se ver e compartilhar os momentos juntas.
E a pergunta é: o que fazer?
Qual o horizonte para o setor de eventos?
É claro que o impacto da crise da Covid-19 no setor de eventos foi enorme, e a flexibilização será progressiva e o retorno à vida normal, demorado.
Enquanto isso, é o momento de adaptação e reinvenção dos modelos, de forma a aprender a organizar nossa vida com esse vírus.
Não é à toa que muitos hotéis e pousadas em Japaratinga tiveram um aumento significativo de reservas, pois foi uma maneira encontrada pelas pessoas de conciliar o trabalho com o lazer.
Isso porque, nesses locais, os hóspedes contam com um espaço projetado para home office, com toda a infraestrutura, mas ao mesmo tempo podem aproveitar as horas vagas para descansar e relaxar.
Falando especificamente do setor de eventos, sejam eles feiras, congressos ou exposições, até voltarem a ser presenciais novamente, a aposta é investir em novas práticas.
Conheça, a seguir, as principais tendências para o segmento de eventos para 2021.
Tendências dos eventos para 2021
Em razão de uma forte cultura de inovação, o setor de eventos se adaptou de maneira espetacular!
A prova disso é a quantidade de eventos profissionais que foram organizados ao longo do ano passado, e alguns modelos apenas se aperfeiçoaram, de tão certo que deram.
Selecionamos algumas tendências para os eventos em 2021.
1.Digitalização dos eventos
Em 2020, a pandemia impôs a transformação do setor de eventos com a digitalização, onde alguns deles passaram a ser virtuais: convenções, seminários, congressos.
Sem dúvida, esse cenário se difundiu no mundo todo, no entanto, em 2021, o evento digital vai desenvolver:
- A interação e o engalamento;
- O networking;
- A comunicação;
- As animações digitais.
E todos os eventos podem ser digitalizados, até mesmo um desfile de moda ou um concerto de música.
2.Sustentabilidade dos eventos
O ano de 2020 deixou inúmeras consequências sociais, econômicas e psicológicas, que permanecerão na memória de todos por muito tempo.
No entanto, serviu também para que as pessoas se preocupassem mais com o planeta, e a sustentabilidade se tornou uma necessidade mundial.
E reduzir esse impacto é uma das tendências para 2021:
- Gestão de energia;
- Escolha de um lugar “eco-responsável”;
- Deslocamento dos convidados;
- Redução das embalagens;
- Uso consciente da água’
- Gestão do descarte de lixo.
3.Priorização de conteúdo
O consumo de conteúdo dobrou a nível mundial em 2020, passando de uma média de 3 horas e 17 minutos a 6 horas e 59 minutos, cujas maiores altas foram nas redes sociais.
E essa tendência vai continuar em 2021, onde os participantes de um evento estão em busca cada vez mais de conteúdos de qualidade.
Dessa forma, a estratégia de conteúdos deve ser adotada no momento da concepção de um evento.
Alguns exemplos de conteúdos que podem ser oferecidos:
- Informativos;
- Lúdicos;
- Artísticos;
- Humorísticos.
Lembrando que o evento deve ser construído com objetivos claramente definidos, objetivos esses que devem também ser compartilhados por todos os participantes.
4.Novas atividades e animações
O confinamento se transformou um verdadeiro laboratório em 2020, pois durante esse período, as pessoas se tornaram muito mais criativas e se familiarizaram com novas práticas.
Diversos cursos, lives e outros entretenimentos foram desenvolvidos, e mais importante, eventos internos em empresas para promover o bem-estar de seus funcionários.
Além disso, as animações digitais que foram criadas graças às novas tecnologias, e vai ser normal encontrar eventos baseados em realidade virtual.
5.A segurança antes de tudo
O uso de máscaras e o distanciamento social, com certeza, vão ficar pelo menos até o fim de 2021, e talvez por muitos e muitos anos.
Ou seja, as medidas sanitárias são uma obrigação, uma vez que o controle da propagação viral é a maior preocupação no setor de eventos.
Por exemplo, quando retornar os eventos presenciais, em todas as entradas de feiras e congressos deverá ter um totem de álcool em gel e funcionários medindo a temperatura dos participantes.
Além disso, as áreas comuns deverão ser constantemente desinfectadas.
Conclusão
Embora algumas empresas de eventos ainda estejam se adequando a essas novas tendências, a fim de oferecer um ambiente seguro e protegido, é essencial planejar com muita antecedência.
Assim, é possível providenciar os mínimos detalhes, principalmente se for o modelo híbrido, que é aquele que combina o encontro presencial com o virtual.
No caso do encontro presencial, é necessário que o espaço seja grande o suficiente para garantir o distanciamento social, mas ao mesmo tempo conte com uma tecnologia que permita a transmissão do evento.
Talvez as coisas não voltem a ser como antes, mas os organizadores de eventos estão fazendo de tudo para oferecer o que há de melhor para que empresas e instituições realizem seus congressos, feiras, exposições…