Nunca foi tão fácil abrir uma Loja Online. Estamos vivendo provavelmente o melhor momento para o empreendedorismo na história da humanidade.
Por que é que? Porque essa coisa de “Internet” criou muito mais oportunidades para todos nós do que qualquer um poderia imaginar. Obviamente, as regras da Loja Online não são muito diferentes das lojas tradicionais de tijolo e mortais, mas tornou-se muito mais fácil de ingressar. Se você abrir uma loja de roupas online , ainda terá que fazer muitas coisas que um dono de loja de tijolo e mortal tem que fazer.
Você não precisa mais economizar sua vida inteira ou pedir a cada um de seus conhecidos algum capital inicial. Hoje em dia, você não precisa de tanto dinheiro para começar.
Para alguma Loja Online, tudo que você precisa é um laptop e uma conexão wi-fi. Este é o tipo de oportunidade com a qual nossos avós só podiam sonhar!
Talvez você também tenha esse DNA de empreendedor em seu sangue.. Talvez você tenha olhado em volta e decidido que também deseja iniciar sua própria Loja online.
E talvez, apenas talvez, você esteja procurando um plano para guiá-lo em seus primeiros passos nesta jornada.
Então você veio ao lugar certo!
Etapa 1: Encontre ideias para a loja
1. Conheça seus recursos
Encontrar ideias é provavelmente o que mais magoa o espírito empreendedor! Você tem a motivação, está disposto a trabalhar, a ser resiliente, não tem medo de falhar, mas simplesmente não tem nenhuma ideia de loja para começar.
Bem, se este é o problema que você está tendo, você pode querer encontrar ideias de uma perspectiva diferente.
Por favor, tenha paciência comigo quando digo que as ideias estão ao seu redor, mas você simplesmente não sabe como notá-las. Deixe-me explicar.
Um amigo meu abriu sua pequena loja (por impulso, não planejado) quando ele estava indo para a faculdade, pois percebeu que seus colegas queriam aprender Photoshop a um preço acessível.
Ele tinha experiência com essa ferramenta da Adobe e começou a vender um pequeno curso de treinamento em Photoshop para iniciantes a um preço que qualquer estudante universitário poderia pagar. Após cinco anos, sua empresa agora domina esse nicho de venda de cursos de design a preços acessíveis.
Meu objetivo ao contar essa história, se você notar, é mais importante do que encontrar ideias, é saber quais recursos você está tendo e se pode ou não construir uma loja com eles.
Os recursos que meu amigo tinha eram suas excelentes habilidades de design e sua habilidade de explicar coisas para iniciantes, e seu produto era um curso de design. Faz sentido?
Ele não seria capaz de abrir esta loja se não tivesse esse conjunto de habilidades.
Ele também não venderia sapatos personalizados se tivesse essa ideia; ele simplesmente não tinha o conjunto de habilidades.
Então, quando se trata de construir uma loja online, não se trata de ideias, mas de quais recursos você tem.
Os recursos são seu conjunto de habilidades, suas conexões, sua capacidade de capital ou qualquer coisa com a qual você possa construir uma loja.
Após conhecer seus recursos, você começará a perceber que as ideias o abordam o tempo todo, e agora você poderá filtrá-las e descobrir com qual delas pode utilizar seus recursos para desenvolver uma loja.
Não faz sentido pensar em abrir, digamos, uma loja de roupas quando você não tem experiência com “design” de roupas ou capital para comprar estoque.
2. Compreenda a função de um produto ou serviço
Outra coisa a se prestar atenção ao filtrar ideias é que cada produto existe para resolver um problema.
Exemplo: Um escritório de advocacia que presta serviços em uma determinada como Osasco, ela pode criar (anúncios) destinada para palavras como Advogados em Osasco.
Steve Jobs desenvolveu computadores pessoais acessíveis porque, naquela época, os computadores eram muito grandes e caros para os entusiastas da tecnologia. Até o mercado local da sua área está lá para resolver um problema que é o fornecimento de alimentos.
Ideias de pouco valor são aquelas que não resolvem nenhum problema ou problemas que poucas pessoas têm .
Vamos voltar ao exemplo da loja de roupas por um segundo. Se já houver uma dúzia de lojas de roupas em sua área e as pessoas já tiverem o bastante delas, abrir outra loja de roupas parece uma ideia de pouco valor. Se houver, no entanto, ninguém oferece fones de ouvido em sua área e os moradores em locais precisam fazer pedidos de cidades próximas, abrir uma loja de fones de ouvido pode ser uma ideia que vale a pena pensar.
Você entendeu direito? Uma ideia ou um produto existe para resolver um problema não resolvido que muitas pessoas têm .
É preciso experiência e atenção para perceber problemas não resolvidos, assim como meu amigo percebeu que seus colegas precisavam de um curso de Photoshop acessível; ele tinha o conjunto de habilidades e ficava olhando em volta para ver o que as pessoas estavam lutando.
Não há problema em copiar ideias e levá-las para onde houver necessidade. Você pode tropeçar em uma ideia potencial de outro lugar, não importa copiá-la, o que importa é se você pode desenvolvê-la em um produto de sucesso.
Também é mais seguro ficar com as ideias que já funcionaram em outros lugares, porque uma ideia completamente nova que ninguém jamais experimentou é extremamente arriscada; ninguém sabe se pode funcionar.
Embora você provavelmente não tem um grande orçamento para começar, qualquer coisa que dê errado pode drenar seu dinheiro, então fazer o que provavelmente vai funcionar é uma abordagem razoável quando se trata de construir uma loja do zero.
Etapa 2: validar sua ideia
Depois de ter uma ideia em potencial, a próxima etapa é validá-la e ver se é viável. Para validar uma ideia, existem algumas etapas que você pode seguir.
Descubra sobre a necessidade do cliente
Existe um mercado para essa ideia onde você vai vendê-la?
As pessoas precisam disso?
Provavelmente, a forma mais básica de pesquisa de mercado é perguntar diretamente a seus clientes, como o que meu amigo fez. Ele caminhou pelo campus e perguntou a seus colegas se eles participariam de um pequeno curso básico de Photoshop por um determinado preço.
Assim que descobriu que sua ideia tinha público, ele deu início ao programa.
Examine os preços
Quanto as pessoas pagariam pelo seu produto?
Isso seria o suficiente para você ter um lucro razoável?
A equação básica para preços é –
Preço de varejo = Custo das mercadorias vendidas * Porcentagem do lucro bruto
- Custo das mercadorias vendidas é tudo o que você paga para levar o produto ao seu depósito.
- A porcentagem de lucro bruto é quanto lucro você obtém quando uma unidade é vendida.
Isso significa que se você comprar um par de sapatos por R$ 100 e as pessoas estiverem dispostas a pagar R$ 200 por ele, seu percentual de lucro bruto será 200% e você ganhará R$ 100 cada vez que uma unidade for vendida.
Quando se trata de preços de varejo, não se trata de quanto lucro você deseja obter, mas de quanto seu cliente-alvo está disposto a pagar .
Em outras palavras, se o seu cliente potencial está disposto a pagar $ 15 pelo seu par de sapatos, mas você está vendendo a $ 20 só porque deseja obter 200% do lucro bruto, seu produto não será vendido.
Existem várias maneiras de definir os preços –
Método 1: pergunte às pessoas quanto elas estão dispostas a pagar por este produto. Você deve fazer isso ao mesmo tempo, quando perguntar às pessoas se elas precisam do seu produto como exemplo: Conserto de Aquecedores a Gás
quanto as pessoas pagariam para obter esse tipo de serviço? teria que ser feito uma analise local com as empresas de aquecedores a gás e saber um valor estimado.
(na Etapa 1).
Se as pessoas disserem, por exemplo, que comprariam seu produto, pergunte quanto estariam dispostas a pagar.
Você deve criar um questionário com diferentes níveis de preços (seu preço direcionado incluído, é claro) para eles escolherem. Será mais fácil para eles dar uma resposta, em vez de esperar que apareçam alguns preços do nada.
Método 2: observe o mercado e veja a quanto seu produto está sendo vendido. Este método só é aplicável se o seu produto já existia em outro lugar.
Por exemplo, se você fosse vender vegetais orgânicos no Texas, e o mesmo tipo de vegetais está sendo vendido em Nova Jersey por US $ 5 por pacote, você pode tomar esse preço como uma referência e ver se ele pode funcionar no Texas.
O resultado final é que não existe uma fórmula mágica para definir o preço dos produtos. Tudo se resume a quanto seu cliente-alvo está disposto a pagar.
Será útil olhar para a precificação com o eixo demanda-oferta como referência. Com alta demanda e baixo fornecimento, você pode cobrar mais caro pelo seu produto e vice-versa.
Avalie seu capital e recursos humanos
Capital e recursos humanos são sempre grandes obstáculos para quem abre uma loja.
Alguma ideia não requer recursos de capital para começar. O Facebook é um bom exemplo; Mark criou esta plataforma em seu dormitório com nada além de seu computador. Esse tipo de ideia, entretanto, muitas vezes requer habilidades.
Mark não precisava de capital, mas tinha experiência em programação para criar o Facebook.
Foi também o caso do meu amigo. Ele quase não precisava de nada para criar um curso de Photoshop para iniciantes além da experiência em design que ele já tinha.
Outras idéias requerem algum capital, especialmente com a venda de commodities, onde você precisa comprar estoque e alugar um imóvel para fazer uma loja.
Se você fosse abrir uma loja de vegetais orgânicos, precisaria de vegetais orgânicos em estoque e de uma loja, online ou offline, para vendê-los.
No início, nenhum investidor estaria disposto a colocar dinheiro em sua loja, não importa o quão sofisticada sua ideia possa soar; os investidores não investem em ideias extravagantes, investem naquelas que funcionam.
Portanto, os investidores provavelmente não são o lugar certo para obter capital neste momento.
A maioria das pessoas que conheço começa com dinheiro emprestado de suas famílias ou de suas próprias economias.
A questão aqui é se sua ideia requer capital para começar, você precisará ter capital. Se sua ideia requer certas habilidades para começar, você precisa ter essas habilidades.
Caso contrário, não é prático implementar sua ideia.