Atualmente, aproximar pessoas da marca é primordial para que as empresas se mantenham competitivas e gerem resultados excelentes.
Até porque, muitos acreditam que a experiência do consumidor é positiva quando a organização oferece o melhor relacionamento, sem exceção a qualidade de produtos, mas é um fator primordial.
Independente de qual for o segmento, seja em venda b2c (business to consumer) de empresa para cliente, quanto b2b (business to business) de empresa para empresa, como as de estrutura metálica para telhado, por exemplo, conecta as pessoas a marca é mais que necessário.
Uma vez que o cliente obtém uma experiência negativa ou positiva, aí gera a impressão sobre o seu negócio e assim influencia na decisão de compra e contribui para a reputação da marca no mercado. Isso significa que as marcas que investem nessa conexão, têm maior probabilidade de manter a competitividade e ser referência no segmento.
Pensando nisso, nós preparamos este conteúdo com dicas importantes para aplicar no seu empreendimento, a fim de unir pessoas à sua marca. Continue lendo e confira!
1. Foque no seu público alvo
É quase impossível conhecer as pessoas com a sua marca se você não tiver foco em atrair o seu público alvo.
Isso significa que é imprescindível definir quais são as pessoas mais interessadas nos seu produto e serviços, a fim de definir estratégias assertivas.
Um fabricante de estruturas metálicas, por exemplo, é do segmento B2B, sendo necessário ter como objetivo atrair empresas do segmento de construção para conseguir vender, ou seja, a procura aproximar pessoas a marca não é diferente.
Entender quem é o seu cliente é o fator primordial para isso acontecer!
2. Defina sua persona
Ao ter a ciência de quem é o seu cliente ideal, será possível definir sua persona, sendo definido por ser um personagem fictício da marca.
Basicamente, é o que representa os clientes do seu negócio e, consequentemente, conversam com o público alvo.
Desse modo, se você atua com elevadores residenciais, por exemplo, e criar a persona do seu negócio, o consumidor vai se identificar e se aproximar da marca, levando a decisão de compra.
É como se o potencial cliente estivesse conversando com a sua empresa de pessoa para pessoa, havendo uma comunicação eficiente.
3. Crie conteúdos relevantes
Muito provavelmente você já ouviu falar que o conteúdo é a chave para aproximar as pessoas à marca. Isso é fato!
Independente de qual for o tipo de conteúdo, como imagens, textos, vídeos, infográficos, entre diversos outros, é indispensável para gerar relevância e manter pessoas conectadas à marca.
Se você acredita que isso não é determinante, sugiro que mude esse pensamento.
Uma vez que a empresa oferece conteúdos de relevância para o público, maior possibilidade de captar, gerar relacionamento, e fidelizar.
Além disso, as demais estratégias de marketing podem ser fundamentais e eficazes após duas aplicações, com o maior número de audiência do público que se mantém conectados à marca, e assim, contribuir para uma melhor reputação da empresa.
Logo, é possível engajar e fazer com que sejam defensores da sua marca e, consequentemente, compartilhe os conteúdos com outras pessoas.
4. Invista na fidelização
Por fim, outra dica importante é criar programas de fidelização de clientes. Isso porque mantém o público sempre próximo à marca permitindo que os usuários estejam conectados à página da empresa nas diferentes mídias sociais, sempre se atualizando das informações, acessando conteúdos relevantes, além de realizar compras.
Para isso, oferece melhor experiência de compra, mantém os conteúdos relevantes e fica à disposição dos clientes, logo, permite conectar mais pessoas à sua marca, gerando mais engajamento e aumentando a reputação do seu negócio.
Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.