Seja uma empresa fabricante de pistola de pintura pulverizadora, ou uma grande rede de fast food, o assunto sustentabilidade deve estar sempre em pauta na gestão destas e de qualquer empresa que entenda seu papel na sociedade e tenha responsabilidade.
O mercado tem ficado cada vez mais competitivo, portanto, se adequar às mudanças de um modo geral, é fundamental para o sucesso de qualquer negócio e essas mudanças também abrangem a preocupação global com o meio ambiente que é cada vez maior.
Neste texto iremos falar um pouco sobre qual a sua responsabilidade ambiental enquanto empreendedor para que a sua empresa atue de forma consciente no mercado e alguns exemplos práticos para implementar esses valores na empresa. Fique conosco e acompanhe.
Qual a responsabilidade ambiental de sua empresa no mercado?
É de suma importância que as empresas tomem a frente quando o assunto é apresentar soluções sustentáveis para o mercado. Uma indústria de eletroeletrônicos ou que venda etiquetas personalizadas, por exemplo, deve ter em sua gestão uma logística que permita a entrega de aparelhos inutilizados para a reciclagem.
Esse tipo de iniciativa tem um impacto altamente positivo para a questão ambiental, pois colabora com o descarte adequado desse tipo de resíduo.
É responsabilidade também das empresas proteger os recursos naturais e avaliar sua atuação no mercado, fazendo o possível para diminuir os impactos de seus processos produtivos para garantir a preservação do meio ambiente.
Como implementar valores e ações de responsabilidade ambiental em sua empresa
Uma empresa que comercializa desengraxante biodegradável, por exemplo, contribui com as questões ambientais, uma vez que comercializa um produto fabricado com uma fórmula ecologicamente correta à base de água.
Mas ainda assim, não é o suficiente, mesmo esse tipo de empresa deve implementar outros princípios básicos em sua rotina de valores e ações de responsabilidade ambiental, como:
- Consumo responsável e consciente: é importante que haja o incentivo interno contra desperdício de água e energia. Ações simples como utilizar a água com consciência, desligar monitores, lâmpadas e equipamentos ao final da jornada de trabalho já faz uma grande diferença;
- Responsabilidade: é importante que todos os envolvidos com a empresa tenham a consciência de que são responsáveis. Cada um deve fazer a sua parte para que a empresa possa desempenhar um papel responsável no que diz respeito ao meio ambiente. Cada pequena ação individual e responsável irá contar;
- Incentivo da utilização de meios de transportes menos poluentes: sabemos que a utilização de automóveis convencionais e particulares, contribui para a emissão de gás carbônico que destrói a camada de ozônio. Por isso, é importante incentivar os colaboradores a utilizarem meios de transporte alternativos ou coletivos como bikes ou transportes coletivos.
Essas são apenas algumas iniciativas básicas que qualquer empresa pode implementar em sua rotina. É importante ressaltar, que atualmente há na legislação brasileira leis voltadas para as questões ambientais.
Independente do segmento de seu empreendimento, a preocupação com a sustentabilidade é fundamental e nada mais é do que o papel de qualquer empresa que tenha consciência da importância do meio ambiente para o mundo em que vivemos.
E então, gostou do post? Compartilhe nas redes sociais e continue acompanhando nosso conteúdo.