O marketing digital é o responsável por aumentar as vendas de uma empresa de forma significativa. Até mesmo durante uma pandemia, houve o crescimento do número de microempreendedores individuais. De acordo com a pesquisa realizada pelo Manchetes do Dia, somente no ano de 2020, houveram dois milhões de empresas cadastradas. Uma das principais causas seria o uso da tecnologia e redes sociais que tornou ainda mais fácil a comunicação com os clientes.
Mas, apesar dos investimentos parecerem mais fáceis, há ainda algumas regras que devem ser seguidas. Não se pode realizar o marketing digital de qualquer forma. Portanto, neste artigo iremos falar um pouco mais sobre como investir no mundo online através de criadores de sites e estratégias. Sendo assim, continue a leitura para saber mais sobre!
1. Presença nas redes sociais
Um dos primeiros pontos é estar sempre presente nas redes sociais. Para isso, crie uma fanpage no Facebook juntamente com a conta no Instagram, esses dois meios são os principais. Invista tempo ao criar publicações de qualidade e envolventes. Caso tenha dificuldades em utilizar aplicativos e softwares como o Canvas ou Photoshop, pode contratar um especialista que faça esse tipo de trabalho.
O Social Media vem chamando cada vez mais atenção no mundo do marketing digital. São eles os responsáveis por cuidar das redes sociais, criando imagens e textos envolventes com um único objetivo: nutrir os clientes e gerar vendas futuras.
2. Tenha um site
Outro ponto muito importante é possuir um site. Mais de 95% de toda a população mundial já usou o Google alguma vez na vida. Assim como no caso do Social Media, há pessoas com dificuldades em desenvolver programações em HTML e CSS. Além disso, há os cuidados com o código fonte, outro ponto crucial para o desenvolvimento de SEO.
Para resolver o problema, muitas empresas já desenvolveram o próprio criador de sites. Ou seja, basta apenas arrastar os itens. Dessa forma, não é preciso possuir conhecimentos avançados: você apenas deve baixar um template que pode ser gratuito, arrastar o que deseja e mudar as cores juntamente com o texto. Isso é algo que envolve apenas um dia e que, se preferir, pode até mesmo montar uma loja virtual.
Essa é uma opção barata que você mesmo pode fazer sem ter o mínimo conhecimento de programação. Uma das empresas mais tradicionais é o criador de sites do Zyro que possibilita o uso de opções gratuitas em que não possibilitam limitações na sua capacidade de criar. Já se foi o tempo em que se gastavam fortunas para criar sites: agora se consegue construir um deles apenas pagando a hospedagem (já que é obrigatória para qualquer pessoa que possui um), ela custa valores variados e que dependem da quantidade de acesso, varia de R$ 10 até R$ 400.
3. Investindo em SEO
Imagine a quantidade de artigos que são produzidos diariamente sobre determinado assunto. Mas, por que quando pesquisamos no Google sobre eles aparecem apenas os principais? Essa é uma tentativa de classificar a qualidade dos conteúdos. Ou seja, somente os melhores devem estar no topo. Para isso, é relevante seguir uma série de técnicas de qualidade em relação ao uso da palavra chave.
Uma dica principal é que se crie um blog em seu site para atrair clientes através dos textos. Nos artigos, deve-se colocar a palavra chave (que neste caso é marketing digital) no primeiro parágrafo, na meta descrição, link, imagens e muitos outros. Além disso, caso tenha o objetivo de obter crescimento, uma dica importante é fazer o uso do SEO OFF Page, que se trata do uso de BackLinks.
4. Tenha um blog
O marketing digital se trata de nutrição. Imagine que está pesquisando sobre “Google ADS” e encontrou um artigo de alguma agência de marketing como a Visão Confiável ou Rock Content. Ao ler o texto buscando respostas para suas perguntas, encontrou um trecho em que os mesmos divulgavam os serviços. Dessa forma, conhece-se uma empresa e pode-se contratar para algum projeto após ler algo produzido por ela.
O mesmo serve, por exemplo, para uma empresa que cria esfoliantes naturais para retirar espinhas. Eles publicam um artigo com “dicas para tirar espinhas na adolescência” e, durante o texto, indicam o produto. Isso mostra autoridade e faz com que as chances de alguém comprar sejam ainda maiores. O leitor saberá, portanto, onde ir quando precisar de ajuda sobre determinado assunto.
5. Invista em Google ADS
O Google ADS é uma ótima estratégia do marketing digital. Ele permite que se consiga converter em poucos minutos sem que haja o investimento massivo em técnicas de SEO e profissionais. Outro ponto positivo é que uma campanha pode ser alterada a qualquer momento, sem que se pague nada a mais por isso ou tenha prejuízos. Existem muitas formas de criar uma estratégia com ele, seja através de vídeos, imagens ou textos.