O marketing sempre foi um dos departamentos onde a criatividade mais é utilizada pela empresa. Afinal de contas, é justamente de lá onde saem as campanhas segmentadas para atrair novos clientes e fortalecer a imagem da marca no mercado.
Ou seja, em sua maioria, as estratégias de marketing focam no cliente, e por isso, demanda mais criatividade e esforço mental.
No entanto, dentro do universo de marketing, existe uma parte que muito se relaciona com números e informações, mas que tem uma grande importância estratégica: ela é o marketing analytics.
Por sua vez, essa nada mais é do que a área analítica do marketing, que permite a criação de campanhas mais eficientes, segmentadas e precisas, tudo isso baseado em dados e informações relevantes.
Assim como a área de marketing, toda empresa deve ter os dados como fonte para embasar as suas estratégias.
Seja um comércio, uma agência de publicidade, uma indústria de grama sintética decorativa, entre qualquer outro segmento, com as informações corretas, é possível ter mais clareza sobre o mercado e seguir os melhores caminhos.
Por isso, neste post nós iremos te explicar sobre todos os detalhes do marketing analytics. Quer saber mais sobre o assunto? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?
Afinal, o que é marketing analytics?
Basicamente, o marketing analytics é uma área do marketing que foca na coleta e análise de dados e informações, com o objetivo de entender padrões e avaliar quais as melhores decisões e estratégias para serem tomadas dentro de uma empresa.
Em outras palavras, o marketing analytics busca entender os dados para saber se a empresa está no caminho certo, quais são as tendências e quais as estratégias mais eficientes.
Nos dias de hoje, as empresas possuem uma infinidade de dados à disposição sobre diversos assuntos. E diante da era da informação, o negócio que souber lidar com esses dados pode garantir destaque e sucesso no mercado.
Os dados, por si só, não servem para nada, se a empresa não sabe lidar com eles. No entanto, uma empresa de placa de circuito impresso que utiliza o marketing analytics pode analisar os dados de maneira estratégica, a fim de alcançar os seus objetivos.
Como aplicar o Marketing Analytics?
Para aplicar a estratégia de marketing analytics em seu negócio, é importante seguir algumas etapas. São elas:
Rastrear e coletar dados
O primeiro passo para aplicar o marketing analytics é rastrear e coletar os dados. Como dissemos, há uma imensidão de informações por aí, e por isso, rastrear apenas os dados relevantes para sua empresa é essencial.
Para isso, você pode coletar dados gerados pelos seus canais de marketing, como site, redes sociais, aplicativos, mídias pagas, entre outros, tudo isso utilizando as métricas e KPIs necessários.
Visualizar dados
Após rastrear e coletar os seus dados, eles precisam se tornar mais simples para serem visualizados de forma amigável.
Afinal, dados brutos são muito complexos e não dizem muita coisa. Por isso, otimize as informações e invista em gráficos e tabelas.
Análise de dados
Agora é o momento de utilizar todos esses dados para criar as suas próprias estratégias de marketing.Se sua empresa atua com molde de injeção de plástico, por exemplo, a partir dos dados, você já saberá quais as principais ameaças e oportunidades do seu mercado, e por isso, use a criatividade e insights para se destacar da concorrência e garantir o seu sucesso no mercado! E aí, gostou do post?