Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

4 dicas para fazer seu negócio dar certo

4 dicas para fazer seu negócio dar certo

O calendário de fim de ano dos brasileiros é sempre repleto de sonhos, mudanças e inovações. Inclusive, abrir um empreendimento está dentro dessa lista, visto que muitos sonham em conquistar a liberdade profissional e tomar conta do seu próprio negócio.

No entanto, abrir uma empresa exige muito mais do que contar com um bom capital financeiro ou com uma trajetória vitoriosa.

Na verdade, é fundamental ter um bom planejamento, capacitação e suporte profissional para que o negócio dê certo.

Dessa forma, é importante ressaltar que o Brasil é conhecido pelo ‘’empreendedorismo de necessidade’’, no qual os profissionais resolvem abrir um negócio por terem entrado na margem do desemprego ou mesmo para conseguir uma renda extra.

Independente da motivação para abrir um negócio, é necessário entender algumas perspectivas de sucesso para ficar um passo à frente da concorrência.

Por isso, listamos, a seguir as maiores dicas para ter sucesso no desenvolvimento do seu negócio. Continue lendo e confira!

1. Faça um bom planejamento

O primeiro passo para fazer o seu negócio dar certo é elaborar um bom planejamento. É fundamental que o profissional tenha em mente o capital necessário, quantos funcionários será preciso contratar e, se precisar de matérias-primas (como molde de injeção de plástico, entre outros), quem serão seus fornecedores.

Além disso, é importante entender o passo a passo para abrir uma empresa, bem como as questões burocráticas e os aspectos legais. Para isso, pesquise o mercado, analise a cliente e estude muito bem a sua concorrência.

2. Conheça seus clientes

Outro ponto que está diretamente ligado ao sucesso das empresas é o conhecimento assertivo das reais necessidades do público-alvo da marca. Para isso, é necessário conhecer o seu público e estudar sobre ele.

Além disso, pesquise os principais hábitos e comportamentos do público, além de seus desejos e preferências. Com isso, é possível entender se aquilo que você pretende oferecer atende a uma demanda qualificada e alta.

3. Conheça seus concorrentes

Engana-se quem pensa que entender os clientes é o suficiente para ter sucesso nos negócios. Na verdade, estudar sua concorrência também é muito importante para avaliar o dinamismo do mercado.

Por isso, se você irá atuar com placas de sinalização de segurança, por exemplo, faça uma pesquisa sobre as diferenças e semelhanças entre os produtos ou serviços e busque se diferenciar.

Lembre-se que os concorrentes devem ser vistos como uma forma de conhecer mais sobre o seu serviço, além do público-alvo de ambas as marcas.

4. Conheça o mercado de atuação

Por fim, é quase impossível falar sobre como fazer um negócio dar certo e não mencionar a importância de conhecer o seu mercado de atuação. Para isso, faça os seguintes questionamentos:

  • Qual é o mercado que você pretende atuar? Comércio, indústria de
  • máquina de solda mig, agência de publicidade?
  • Ele conta com algum tipo de sazonalidade?
  • É um mercado novo ou já consolidado?
  • Quais são os principais atores e fatores desse mercado?

Portanto, antes de tirar a sua empresa do papel, é fundamental mapear com cuidado todos os aspectos relativos que envolvem o seu negócio. Saber e analisar essas características podem ajudá-lo durante o processo.

Agora que você já sabe o que fazer para aumentar as chances de sucesso no desenvolvimento do seu negócio, o que acha de seguir essas dicas? Gostou do post?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

You must login to add a comment.

Posts relacionados