De uns anos para cá, vimos o mercado de fotografia atrair muitos profissionais.
Os principais motivos:
O crescimento econômico, a demanda por (bons) profissionais e o sonho de trabalhar com o seu próprio negócio.
Vi de perto muitas pessoas largarem seus empregos formais e começarem o sonho no mundo da Fotografia.
Até alguns anos atrás, de certa forma, era fácil ganhar dinheiro como fotógrafo(a) profissional.
Existia uma procura grande pelos serviços de fotografia.
A partir de então a situação começou a mudar.
O mercado de fotografia começou a sofrer com a crise brasileira.
Essa crise tornou o dinheiro mais escasso e fez com que o consumidor fosse mais exigente em relação aos profissionais.
E hoje vejo claramente os resultados. Quem não se organizou ou não está se organizando, corre sérios riscos de agonizar nos próximos meses.
E um dos grandes erros atuais é justamente não ir atrás do Público alvo ideal. Se você ainda não sabe alcançar o público ideal, veja esse material totalmente gratuito com 5 Passos para Atrair o Público Alvo ideal
Porém, como eu mostro em nossos treinamentos de Marketing para Fotógrafos, existem algumas práticas que você pode fazer para “ganhar” esse consumidor que hoje está mais exigente e Atrair Clientes de Fotografia na crise.
Pare de esperar que o cliente ache você – Levante e vá a luta
Isso que estou falando pode parecer meio louco e difícil, não?
Principalmente se você é introvertido como eu… sim e confesso que sou!
Mas se você não assumir as rédeas dessa situação e sair a procura de clientes, você estará à mercê dessa situação.
Mas calma, você não precisa sair de porta em porta como um louco atrás de clientes.
1- Crie uma isca Digital – Um Ebook
Eu te indico criar um e-book com dicas para ajudar seu cliente em algo específico do seu negócio, por exemplo: 3 Dicas para Fazer ensaios em Búzios (aqui coloque o nome da sua cidade ou região que você atue).
Com o ebook montado, faça uma diagramação bonita, inclua o máximo de fotos suas que tenham relação com o tema e escreva para o cliente do seu jeito.
Você pode distribuir esse material de 2 formas:
a- Criando um anúncio no Facebook Ads e distribuindo de forma massiva para um público alvo qualificado. Utilize o gerenciador de anúncios para segmentar o seu público e atingir clientes que realmente valorizam a fotografia, igual a Giovana Valduga, fotógrafa profissional em Nova Petrópolis.
b- Crie um post no seu Instagram e use as melhores hashtags de fotografia para atingir novas pessoas (Baixe o guia gratuito de Hashtags para Fotógrafos)
2- Atraia Clientes nas Redes Sociais
A procura caiu e você está com algum tempo ocioso?
Essa é a melhor hora para colocar em dia as redes sociais.
Monte um cronograma de postagens.
Programe de 2 a 3 posts por dia nos melhores em horários. Fazer isso nos melhores horários vai fazer saltar seu alcance e atingir mais pessoas.
Eu criei uma aula direta ao ponto em vídeo gratuita, que mostra os melhores horários para você postar e atrair mais clientes de forma orgânica.
Não deixe no automático: Faça postagens exclusivas no Face e no Insta.
Mesmo que muitos achem o contrário, muitas pessoas aida acessam o Facebook. E se você é bom com textos, o Face é o lugar ideal para textões.
Chame seus seguidores.
Apoie eventos de caridade e ajude seu público alvo com informações relevantes.
3- BLOG
Atualize seu blog.
Crie artigos positivos. Não cite crises ou momentos ruins.
Coloque novos materiais e se prepare para a virada.
Crie posts falando da sua história na fotografia.
Celebre se você está comemorando 1, 3 ,6 ,10 anos de fotografia.
Busque linkar seu site/blog ao site de outros parceiros.
Se você tem dificuldade em criar artigos interessantes aqui vão algumas dicas:
- Liste as 3 principais dúvidas que os seus clientes tem.
- Crie um post no seu blog sobre cada uma
- Quanto maior o post melhor
- Coloque muitas fotos suas e muitos textos abaixo das fotos.
- Divulgue seus novos artigos no seu Facebook
- Envie emails e mensagens por whats para seus clientes antigos e peça para encaminhar para um amigo ou amigo que estejam precisando.
Veja nesse material que escrevi como umi Blog ajuda fotógrafos a terem mais clientes
4- Lista VIP
Já pensou em criar uma lista VIP de e-mails ou de WhatsApp?
Sim contatos de clientes, de interessados que não fecharam contratos com você e até parceiros.
Envie UMA ou DUAS atualizações mensais para essa lista.
Faça isso de 15 em 15 dias.
Na primeira quinzena divulgue as suas novidades. Os últimos trabalhos realizados e os posts do Blog.
Na segunda quinzena, prepare sua lista para a venda. Mande ofertas de serviços como álbuns, sessões de fotografia e até mesmo pacotes especiais. Esses envios fará você levantar alguns clientes todos os meses.
CUIDADO: Não abuse das promoções, isso pode prejudicar a sua imagem e parecer que você está desesperado(a).
5- Faça um Concurso Cultural com Caridade
Que tal desenvolver um concurso para ajudar pessoas necessitadas de sua região?
Procure uma instituição de caridade que você tenha afinidade.
Junte parceiros.
Tenha uma causa para apoiar.
Convide os seus clientes para uma mini sessão revertida para doações.
Estimule seus parceiros a fazerem o mesmo.
Colete o e-mail de todos os participantes.
Mande e-mails de agradecimentos e mostre um pouco do seu trabalho.
Você verá seus fãs se multiplicando e muitas pessoas indicando você.
6- Programa de Indicação de Clientes
O que você acha de premiar indicações que geram contratos?
Funciona assim, para cada ex-cliente que indicar o seu trabalho para um amigo, você o premia com uma mini sessão ou impressão.
Aqui você ainda poderá fazer vendas extras e renovar seu portfólio.
É uma excelente forma de cativar seus ex-alunos a indicarem você.
Abordagem: Crie uma material explicativo… envie pelas redes sociais no privado ou por e-mail para a sua lista VIP.
7- Desenvolva sua assessoria de Imprensa
O que você acha de produzir pautas para jornalistas em troca de divulgação?
Que tal uma sessão de Casal? Infantil? feminino? Still?
Ou até mesmo inovar com uma sessão autoral?
Em todos os trabalhos sempre há uma boa história para se contar.
Procure por blogs e sites de circulação entre o seu público alvo e se ofereça para escrever ou contar um pouco como funcionam os seus serviços.
Você também pode contar histórias e até curiosidades. Mas claro, não esqueça de pedir autorização de imagem aos seus clientes.
8- Faça Parcerias de Valor
Selecione os principais fornecedores que atendem o seu público alvo.
Por exemplo em casamentos, cerimonialistas, buffets, paróquias etc.
Selecionado os parceiros, ofereça alguma ajuda. Algo que você pode dar para receber em troca indicação de novos clientes.
Se aproxime de seus parceiros e crie grupos de auto ajuda.
São essas parcerias que pode lhe trazer grandes resultados no curto prazo.
Essas são pequenas amostras do que você pode fazer hoje mesmo. Se você deseja se aprofundar em Parcerias, você precisa ver esse material.
Deixe o seu comentário sobre QUAL dica você já pode começar a implementar.