Como divulgar um salão de beleza nas redes sociais
Saber como divulgar um salão de beleza nas redes sociais de maneira técnica e que dê resultados é um dos grandes desafios para milhares de salões instalados no Brasil.
Quem trabalha na área sabe que as redes sociais exercem uma forte influência sobre seus clientes, e por isso mesmo, não ter uma presença profissional nestes canais é um erro que não se pode dar ao luxo de cometer.
Abrir um salão de beleza não é tão difícil assim. Aqui mesmo no Sebrae você encontra um roteiro completo, clicando aqui. O problema mesmo está na divulgação.
Fica então a dúvida: Como divulgar um salão de beleza nas redes sociais de forma profissional, gerando engajamento, aumentando a base de clientes e novos negócio?
A resposta é bem simples. Basta que você tenha uma abordagem técnica em suas ações, não confundindo o perfil ou página do salão de beleza com o seu perfil pessoal. São coisas bem diferentes, como vou mostrar mais abaixo.
O passo a passo para divulgar um salão de beleza nas redes sociais
Confira abaixo um roteiro simples e prático para fazer a divulgação do seu salão de beleza nas redes sociais e tornar estes canais em uma verdadeira máquina de vendas!
1 – Faça um planejamento inicial
Como divulgar um salão de beleza nas redes sociais de forma eficiente se você não tem um planejamento prévio? Em marketing digital, tudo precisa se planejado com antecedência.
As redes mais indicadas para salões de beleza, são, indiscutivelmente o Facebook e Instagram. O YouTube também entraria nesta lista, mas para quem está dando seus primeiros passos, eu ficaria com os dois primeiros.
2 – Crie uma Fan Page profissional no Facebook
Como eu disse anteriormente, existe uma diferença muito grande entre o seu perfil profissional e a presença institucional de um salão de beleza nas redes sociais.
Não há como divulgar um salão de beleza nas redes sociais tendo uma postura amadorística. Portanto, no caso do Facebook, a primeira coisa que você deve fazer é criar uma Fan Page profissional.
Comece pela parte visual, trabalhando com uma ótima imagem de capa, que represente realmente o conceito do seu salão de beleza. Lembre-se que este elemento de comunicação será a primeira coisa que seus clientes em potencial irão ver.
Na parte de configurações as dicas são as seguintes:
- Categorize de forma adequada a sua página para ser encontrada nas buscas realizadas no próprio Facebook;
- Preencha todas as informações sobre o negócio na aba Sobre para que as pessoas que ainda não o conhecem possam ter uma boa ideia sobre localização e histórico;
- Habilite a interação através do Messenger, pois ele será uma importante ferramenta de comunicação com seus clientes;
Tenha sempre um foco no ambiente de envolvimento que você deseja criar para atrair novos clientes e fidelizar aqueles já conquistados, garantindo assim o sucesso do seu negócio.
3 – Tenha um perfil comercial no Instagram
Agora que você já tem uma ideia de como divulgar um salão de beleza nas redes sociais, partindo do Facebook, vamos complementar esta estratégia agregando o Instagram.
O primeiro passo para isso é criar uma conta comercial no Instagram. Com esta configuração você terá acesso a recursos que são fundamentas para uma estratégia de marketing no Instagram.
O funcionamento é bem parecido com o Facebook, mas você deve neste caso, focar em imagens, o principal elemento de comunicação do Instagram.
É importante também que você conecte a sua conta comercial do Instagram à sua página no Facebook, para criar uma interação entre os dois canais e poder utilizar todos os recursos de interação e publicidade que esta conexão oferece.
O segredo para quem está em busca de saber como divulgar um salão de beleza nas redes sociais está na verdade no conteúdo que você publica em seus canais, e é isso que veremos logo em seguida.
4 – Produza conteúdo de qualidade
Como divulgar um salão de beleza nas redes sociais significa criar uma comunidade em torno do seu negócio, você precisa concentrar seus esforços na criação de conteúdo de qualidade.
Uma estratégia de marketing nas redes sociais é basicamente a construção de laços de relacionamento para posterior oferta de serviços ou produto.
Ficar postando apenas suas ofertas e promoções não funciona. O marketing nas redes sociais parte do princípio que antes de tudo você precisa dar alguma coisa para o seu público, para depois receber. É o que chamamos de Princípio da Reciprocidade.
Por isso, faça postagens que agreguem alguma coisa ao dia a dia das pessoas, e entre elas, aí sim, suas ofertas e promoções. Mas o que seria um conteúdo de qualidade?
Algumas sugestões:
- Dicas semanais sobre o cuidado com os cabelos, pele e unhas;
- Avaliações de produtos de beleza que vocês usam ou recomendam;
- Novas tendências em termos de cortes de cabelo e unhas;
- Famosos que se destacaram por apresentarem um corte especial;
- Tirar fotos do trabalho realizado antes e depois;
- Fotos dos seus colaboradores trabalhando;
- Fotos do dia a dia do seu salão de beleza;
- Memes com situações inusitadas em um salão de beleza.
Todo este conteúdo precisa ser muito bem trabalhado, tanto do ponto de vista das imagens, quanto dos textos associados a elas.
5 – Busque por capacitação
Como divulgar um salão de beleza nas redes sociais é trabalhar em um ambiente extremamente competitivo, minha orientação é que você busque por capacitação.
A Academia do Marketing oferece excelentes cursos na área das mídias sociais, como o curso de Facebook Marketing, Facebook Ads e Instagram Para Negócios, todos ele com versões presenciais e também online.
Agora que você já tem uma boa ideia inicial sobre como divulgar um salão de beleza nas redes sociais, o que acha de começar o seu planejamento? Caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo.
Por Alberto Valle, especialista em marketing digital e instrutor da Academia do Marketing