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Como Divulgar Um Pequeno Negócio Na Internet

Como Divulgar Um Pequeno Negócio Na Internet

Como divulgar um pequeno negócio na Internet

Em tempos difíceis como estes que estamos vivendo, saber como divulgar um pequeno negócio na Internet passou a ser prioridade para muitos empreendedores.

O problema é que muita gente ainda não tem uma visão muito clara sobre as oportunidades de divulgação online que o mundo digital oferece. Principalmente aquelas que são gratuitas.

Por isso, para quem está dando seus primeiros passos no mundo do marketing digital, elaborei um pequeno roteiro, com ações simples que podem gerar maior exposição online para o seu negócio.

Tentei focar naquelas mais em conta, ou até mesmo gratuitas, por saber que no atual momento de crise por causa da pandemia do COVID-19, o dinheiro se tornou um item bastante escasso, mesmo para o marketing.

1 – Google Meu Negócio

Esta é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google para ajudar pequenos e médios negócios locais a divulgarem seus produtos e serviços.

Do ponto de vista técnico, a ferramenta é relativamente simples de ser usada, não requerendo qualquer noção de programação, apenas um bom planejamento do uso de suas funções.

A grande vantagem desta plataforma é que quando bem trabalhada, ela pode garantir uma posição de destaque para o seu negócio, na primeira página do Google. Quer coisa melhor?

Para saber mais a respeito do Google Meu Negócio, existe um roteiro completo explicando suas ferramentas e opções, que você pode acessar clicando aqui.

2 – Otimização para ferramentas de busca

Falando em colocar um site no primeiro lugar no Google, não poderíamos deixar de falar em SEO – Search Engine Optimization, uma das técnicas mais importante do marketing digital.

Para destacar o seu site nas primeiras posições das páginas de respostas dos grandes buscadores, você precisa aplicar algumas técnicas especiais ao conteúdo do seu site e até mesmo redes sociais.

Esta é uma opção mais sofisticada, pois você terá que trabalhar com o que chamamos de SEO On Page, SEO Off Page e outras técnicas, mais o resultado vale a pena.

Você já se imaginou ocupando o primeiro lugar no Google sem ter que pagar nada por isso? Tem ideia do volume de tráfego que isso pode gerar? Se quiser saber mais a respeito sugiro que leia a explicação completa sobre esta técnica, clicando aqui.

3 – Redes sociais

Em um momento onde as redes sociais fazem parte da vida de praticamente todo mundo, ficar fora destes canais é um erro que você não pode cometer.

Muito embora o alcance orgânico das publicações nas redes sociais, aquele número de pessoas que você atinge sem ter que pagar nada, tenha caído muito nos últimos tempos, ainda é válido ter uma presença nestes canais.

É claro que se você puder impulsionar suas publicações no Facebook ou Instagram, o resultado será melhor, e nem sempre é necessário investir tanto dinheiro assim. Já vi campanhas de R$ 10 ou R$ 20 terem um ótimo alcance.

O importante neste caso é criar um verdadeiro envolvimento com as pessoas que seguem a sua página ou perfil. Isso se faz através de interações sempre que possível e também uma certa frequência de publicações.

Para isso é necessário que você tenha uma boa estratégia de marketing nas redes sociais. Isso envolve a segmentação do público-alvo, produção de conteúdo de qualidade e outros detalhes essenciais nestas estratégias. Para saber mais, clique aqui.

Tenha uma postura profissional

Por fim, um conselho que sempre dou para quem deseja divulgar um negócio na Internet. Tenha uma postura profissional, pois o mercado hoje em dia não tem mais espaço para amadores.

Inúmeros são os casos de empresas que se queimam em suas ações de divulgação online, por se comportarem de maneira panfletária, sem criar um real envolvimento com o público.

O marketing digital atualmente é baseado na construção de relacionamentos, e não apenas pela publicação de mensagens comerciais.

Não fale apenas em vender produtos e serviços. Ofereça conteúdo de qualidade ao público, com informações e esclarecimentos que possam criar um envolvimento direto com a marca, e só depois fale em vender. A estratégia é dar antes de receber.

Um grande abraço e sucesso! Tendo qualquer dúvida, basta publicar abaixo na área de comentários e se eu puder lhe ajudar, certamente darei uma força!
Por Alberto Valle, especialista em marketing digita e diretor da Academia do Marketing

Alberto Valle

Alberto Valle

Especialista
Sou especialista em marketing digital, área onde trabalho há mais de 18 anos. Sou um dos fundadores da Academia do Marketing, escola especializada em treinamentos na área do marketing digital. Como sou um empreendedor compulsivo, acabei me envolvendo com diversos sites na área do empreendedorismo, onde colaboro com meus artigos, onde apresento soluções e compartilho a minha experiência como empreendedor e profissional de marketing digital.

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