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8 dicas para desenvolver um plano de marketing digital de sucesso

8 dicas para desenvolver um plano de marketing digital de sucesso

O crescimento e sucesso de um negócio, é o objetivo principal de qualquer empreendedor. 

 

Para isso, a gestão de um negócio passa por muitas etapas, e o marketing é considerado uma das principais como resultado de sucesso para muitas empresas. 

 

Mas não adianta saber sobre isso se nada é feito a respeito. O plano de marketing vem para auxiliar nas estratégias de marketing e em como a marca pode se tornar autoridade em seu mercado de atuação dando como resultados um crescimento nos negócios a  curto prazo. 

 

Entenda melhor como um plano de marketing funciona e descubra quais dicas usar para criar o seu. 

O que é um Plano de Marketing

O plano de marketing é um documento onde descreve todas as estratégias definidas do marketing digital, como objetivos, prazos, ações, resultados, e outros. 

 

Um plano de marketing também pode ser elaborado para estratégias específicas como campanhas de produtos/serviços que a marca oferece. 

 

Por exemplo, para a divulgação de serviços de portaria em campinas, com um plano de marketing a empresa saberá exatamente em quais canais se comunicar com seu público-alvo. 

 

Com ele é possível ter uma orientação sobre as ações a serem tomadas para que cumpra seus objetivos de maneira eficiente e contribua para o crescimento da empresa.

 

Ou seja, em vez de ideias soltas sobre como divulgar sua marca e comunicar com seu público, o plano de marketing auxilia na tomada de decisões com dados de pesquisas necessárias, a otimizar investimentos de marketing, a gerar resultados de curto, médio e longo prazo, e ainda, a melhorar a comunicação interna da equipe bem como motivá-los.

 

Um bom plano de marketing deve ser ajustado à realidade da empresa, levando em consideração todos seus segmentos.

 

Em conjunto com um plano de negócio, ambos garantem o sucesso de uma empresa. 

Vantagens do plano de marketing 

  • Possui presença online

Ter presença online, e ainda em diferentes canais, é possível ser encontrado com facilidade pelos consumidores. 

 

Por exemplo, caso um potencial consumidor pesquise por Empresa de Paisagismo, sua marca aparecerá para ele, aumentando as chances de uma possível venda.

 

Afinal, seu público está na internet, e seus concorrentes também. 

 

Possuir presença online é uma das vantagens do marketing digital pois, pessoas de diferentes localidades podem te encontrar e assim, sua empresa marcará presença para eles. 

  • Gera mais engajamento com o público-alvo

Quando se está presente na internet e é encontrado pelo público-alvo, a interação junto com o engajamento deles em suas páginas são maiores. 

 

Além de atrair clientes e as oportunidades de vendas, com estratégias de marketing digital é possível manter um relacionamento com seus consumidores.

 

Criar laços com o público alvo, consegue despertar a confiabilidade e a fidelização deles, tornando essencial para que a sua empresa se mantenha na lembrança deles.

 

E ainda, a interação das redes sociais, por exemplo, podendo enviar um comentário, curtir uma publicação e compartilhar um conteúdo, aproximam empresa e público aumentando seu engajamento. 

  • Compreende a jornada de compra do consumidor 

O consumidor passa por várias etapas em sua tomada de decisão até efetuar, de fato, a compra, e uma das vantagens do marketing digital é compreender como essa jornada de compra funciona. 

 

Para qualquer tipo de compra, como a de uma arara com vidro, por exemplo, o consumidor passa por toda uma jornada, como pesquisar por empresas eficientes, comparar preços, analisar comentários de outros clientes, e outras etapas, até de fato, efetuar a compra. 

 

Ao entender sobre as etapas de compra de seu potencial cliente, é possível elaborar estratégias de vendas eficazes. 

  • Disputa com a concorrência

Se destacar perante a concorrência pode ser um desafio principalmente às pequenas empresas, que ainda não possuem orçamento suficiente para investimentos altos, como as grandes empresas fazem.

 

Com o marketing digital é possível se destacar no mercado mesmo com esses desafios, suas estratégias são capazes de mostrar o potencial da empresa, bem como sua missão e valores, e seus diferenciais, para sair na frente da concorrência. 

 

Por exemplo, para uma empresa de decoração de residência, ao entender que o marketing digital a beneficia com uma disputa com a sua concorrência, ela poderá divulgar seu diferencial que seja o planejamento de uma Cozinha planejada com bancada, por exemplo, em suas redes sociais e campanhas orgânicas no Google, 

  • Resultados a longo prazo 

As estratégias do marketing digital oferecem resultados duradouros. 

 

Como as campanhas são online, um conteúdo em um blog, por exemplo, mesmo que se passe um tempo de publicação, ainda pode ser acessado e gerar resultados de conversão. 

 

Portanto, o marketing digital traz para a empresa benefícios de longa duração. 

  • Ótimo custo benefício 

Os investimentos do marketing digital são acessíveis a todas as empresas independente de seu porte e seu segmento de atuação como Fabrica de injeção plastica, por exemplo.

 

Existem as campanhas digitais orgânicas (gratuitas) que utilizando as técnicas corretas, como de SEO, inbound marketing e outros que falaremos depois, são capazes de entregar ótimos resultados, mesmo com baixo investimento.

 

Por isso é importante segmentar o público, para que atinja a pessoa certa para a sua marca, e não haja desperdício em campanhas, as estratégias também precisam ser bem focadas e definidas.

Dicas para desenvolver um plano de marketing

  1. Conhecer o mercado 

Conhecer o mercado em que atua é a primeira dica para abrir um negócio, e ainda, desenvolver um plano de marketing eficaz. 

 

É preciso entender qual a realidade de sua área de atuação, quais os concorrentes, qual o perfil de público, em que localização a sua empresa poderá atender melhor, se é uma necessidade constante ou não das pessoas, entre outros pontos importantes a serem analisados. 

 

A partir daí o norte para um plano de marketing se inicia. 

  1. Estabelecer os objetivos 

Sem objetivos não se sabe onde quer chegar, e para definir um plano de marketing é crucial ter seus objetivos estabelecidos, assim como metas e prazos. 

 

Ou seja, se você possui empresas de coworking em uma região, por exemplo, e seu objetivo é aumentar para mais duas regiões daquele estado, é preciso defini-los bem e sempre de acordo com a realidade atual de seu negócio.

 

Pois é a partir disso que procura por meios de atingir o que deseja. 

  1. Conhecer o público-alvo

É de suma importância para um negócio o conhecimento aprofundado de seu público. 

 

Conhecer suas características, criar persona e compreender quem são, é o ponto inicial para elaborar a forma de comunicação que terá seu plano. 

  1. Manter a relação com os clientes 

Quando conhece o público e sabe como se comunicar com ele, é preciso manter a relação para que um plano de marketing seja eficaz.

 

O relacionamento cliente e empresa são fundamentais para criar laços e estabelecer uma aproximação em que possam se transformar em clientes fidelizados. 

  1. Conhecer a concorrência

Como dito na primeira dica, conhecer todo o mercado de atuação é o primeiro passo para elaborar o plano de marketing, e com isso conhecer a sua concorrência também é importante. 

 

Saber a maneira que se comunicam com o público, em quais canais digitais estão, e qual seu nível de autoridade no mercado, garante a empresa elaborar estratégias em seu plano capazes de identificar seus diferenciais e colocá-los em vista para se destacarem da concorrência. 

 

Por exemplo, para uma farmácia de manipulação, conhecer quais produtos e serviços seu concorrente possui, é importante para apresentar seu diferencial, que pode ser a elaboração de remédio para ajudar a dormir, por exemplo. 

  1. Definir as estratégias

Após definir as dicas anteriores, é hora de definir como será todo o seu plano de marketing, ou seja, quais estratégias usar para atingir os resultados esperados. 

 

Leve em consideração, principalmente, seu mercado de atuação, para que consiga definir estratégias de acordo com o que você vende. 

  1. Definir os canais de veiculação

Os canais de veiculação de sua estratégia são outra dica importante. 

 

Para isso, o que se deve levar em consideração é o público, e em quais canais e redes sociais eles estão. 

 

É necessário também definir um cronograma de distribuição de suas estratégias, para uma maior eficiência.

 

Para as redes sociais principalmente, para que não tenha um feed desorganizado e nada atrativo visualmente. 

  1. Analisar os resultados 

Analisar os resultados é uma ótima ação para seu plano de marketing, pois é a partir disso que percebe se suas estratégias foram positivas ou não. 

 

Mensurar os resultados é ideal para que mudanças no plano de marketing sejam feitas caso haja necessidade. 

Estratégias de marketing digital a serem usadas 

  • Inbound Marketing

Focado na atração, essa estratégia visa atrair o público por meio de conteúdos relevantes de acordo com as necessidades de seu público, e com técnicas de SEO para atrair o visitante à página.

 

Ou seja, não é a marca que vai atrás de seu consumidor, e sim, ele quem a procura.  

  • Marketing de Conteúdo

Uma estratégia não muito diferente da descrita acima, o marketing de conteúdo ajuda a construir autoridade sobre o assunto na área de atuação da marca. 

  • Marketing de Relacionamento

Uma estratégia que acompanha o consumidor em todo seu processo de compra, a fim de mantê-lo próximo com abordagens personalizadas. 

  • Marketing de Retenção

Com o objetivo de fidelizar clientes, essa estratégia usa técnicas para que seus consumidores não procurem a concorrência e se mantenham com a marca por mais tempo. 

  • Marketing de Influência

Uma estratégia que tem tomado as redes sociais, é definida por uma parceria entre a marca e pessoas que influenciam outras. 

 

Ou seja, uma pessoa em que você confia, admira e se sente influenciado, divulga tal marca, que chega ao ponto de você também se tornar um consumidor apenas pela influência dessa pessoa. 

 

É como o velho e tradicional marketing boca a boca, o vizinho comenta sobre um excelente perito que pode avaliar acidente de transito, por exemplo, e quando isso acontecer com você, ele terá te influenciado. 

  • Marketing Interativo

É uma estratégia em que promove a interação com seus consumidores, seja por meio de uma enquete em seus stories nas redes sociais, ou por infográficos. 

 

A finalidade é exatamente despertar a interação de consumidores com a marca a fim de se aproximarem. 

Conquiste o sucesso de sua empresa

Como vimos, elaborar um plano de marketing para a sua empresa só tem benefícios a oferecer em seu crescimento e sucesso. 

 

Siga as dicas e se precise aprofunde mais no assunto para ter um plano de marketing eficiente e atingir resultados extraordinários. 

 

Conteúdo produzido por Business Connection

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