Diante de cenários turbulentos ninguém quer investir dinheiro em algo arriscado. Busca-se por um investimento com menos risco com a possibilidade de através de habilidades talentosas se atingir um sucesso em determinado espaço de tempo. Sabemos que a atividade de empreender por si só tem um risco, mas ele pode ser minimizado a medida que o modelo de negócio está mais definido e testado, esse é o caso da franquia.
Marca já estabelecida no mercado
A grande vantagem de se investir em franquia é que você adquire um negócio ou marca que já é consagrado no mercado. Principalmente nos primeiros meses, época em que tudo é mais complicado e muitos dos empreendimentos fecham suas portas, você terá suporte e contará com o renome da marca que está representando. Isso traz uma vantagem competitiva e te dá suporte para um bom retorno do investimento feito!
Negócio já testado
Investir em franquia ao invés de um negócio próprio tem um sentido pois você entrará para um negócio já testado e muitas vezes uma marca já consolidada no mercado. Essa é a grande vantagem de quem quer comprar uma franquia, tem o desejo de investir em algo mais seguro pois já sabe que tem mercado e consumidores, diferentemente de abrir um negócio próprio que você vai começar do zero no qual você ainda terá que desbravar o mercado e ainda aceitação pelo mercado.
Assistência e treinamento contínuo aos franqueados
Quando se busca uma franquia se busca o know how estabelecido e já adquirido pelo franqueador em anos de sua atuação. Busca-se, portanto, adquirir o conhecimento e o apoio dele na seleção dos seus funcionários e o seu treinamento e de sua equipe na operação desse negócio. Além disso espera-se que o franqueador preste algumas consultorias ao longo do tempo aos franqueados para garantir o máximo sucesso daquele negócio.
Plano de negócio estruturado
Outro ponto positivo das franquias é que elas já têm um plano de negócio previamente definido. Muitas vezes o empreendedor não tem tempo nem habilidade para definir todos os fatores que podem interferir no negócio antes de se abrí-lo, nesse quesito contar com a experiência de um franqueador pode ajudar e muito. Porém há sempre a necessidade de validar e atualizar os valores de acordo com o mercado em que você irá atuar.
Planejamento dos gastos de instalação do negócio
Uma franquia pressupõe um padrão e um modelo a ser seguido, portanto muitas vezes já se tem o plano arquitetônico e quais gastos a serem feitos antes de se abrir aquele negócio. Como geralmente o objetivo é a padronização de produtos e serviços, um franqueador já terá os custos de sua unidade-piloto como comparativo, para que essa etapa não fuja do planejado e com isso comprometa seu fluxo de caixa posteriormente.