Para ser um bom vendedor, seja de um produto de uso comum, como roupas, ou mais complexo, como uma válvula direcional, equipamento empregado no segmento industrial, o profissional precisa reunir qualidade como:
- Alto poder de persuasão;
- Resiliência;
- Boa comunicação
- Rapidez na solução de problemas.
Mas será que todas essas competências bastam para ter êxito nas vendas? Para ter sucesso, o vendedor necessita ter mais que habilidades, precisa traçar estratégias eficientes. Neste artigo, vai ver 6 delas que fazem diferença no dia a dia de negociação.
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1. Busque o máximo de informações sobre as necessidades e problemas do cliente
Em muitos casos, o consumidor nem mesmo sabe que precisa do produto, por isso é estratégico entender as dores e necessidades dele para mostrar com objetividade e clareza que o produto vai fazer diferença para ele
Além disso, é altamente relevante agregar valores que vão além do tangível para o cliente. Por exemplo, ao vender uniformes profissionais, o vendedor precisa mostrar mais que a qualidade dos tecidos, mas também o quanto ele vai beneficiar a imagem da empresa perante os seus consumidores e colaboradores em razão do profissionalismo que transmite com as vestimentas.
2. Tenha conhecimento técnico amplo sobre o produto ou serviço
O consumidor está cada vez mais antenado, antes de comprar busca na internet informações sobre o produto ou serviço que está interessado.
Por essa razão, é indispensável numa estratégia de vendas que o profissional forneça dados técnicos, pois imagine um vendedor que lida com produtos de higiene como uma limpador enzimático e não sabe quais são propriedades do item quando questionado, é muito provável que o consumidor tenha dúvidas sobre a sua competência e com isso, pode desistir da aquisição.
3. Customize as propostas
Outra estratégia que faz muita diferença para elevar o potencial de vendas é personalizar as propostas. Isso significa oferecer produtos de acordo com as preferências, necessidades e desejos de cada cliente.
Para isso, é fundamental ter profundo entendimento sobre o perfil do consumidor, pois são as informações levantadas que vão direcionar o vendedor na hora de montar as propostas.
4. Adapte a linguagem conforme o estilo do cliente
Para gerar proximidade e também o melhor entendimento do consumidor sobre os produtos e serviços ofertados, faça a adaptação da linguagem usada. Ou seja, se o consumidor é mais tradicional, utilize linguagem formal, se mais descontraído, use linguagem informal.
Além de facilitar a comunicação, a estratégia também ajuda a extrair informações importantes do cliente que auxilia, como falado no tópico anterior, a personalizar as propostas.
5. Esteja sempre atualizado em técnicas de venda
Mais um diferencial que faz do vendedor de ter uma atuação estratégica, é aposta na aquisição de conhecimento constantes em técnicas de vendas, que aumentam a expertise no trato com os diferentes perfis de consumidor
6. Mantenha contato contínuo
Para ter um ciclo de vendas ativo, manter o contato constante com o cliente é indispensável, já que aumenta a possibilidade de novas vendas. Ademais, reduz o esforço de atração de mais consumidores.
Este foi o nosso artigo sobre estratégias que todo o vendedor precisa saber para vender mais e melhor. Se gostou, compartilhe nas suas redes e continue a nos seguir para mais dicas como essas.
Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.