O empreendedorismo no Brasil é uma das principais vertentes de trabalho. Mesmo quem não empreende sonha em empreender.
Segundo a pesquisa anual de empreendedorismo da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em parceria com o Sebrae e o IBQP (Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade), em 2022, 6 em cada 10 brasileiros sonhavam em ser o dono do próprio negócio.
Houve um pequeno crescimento, em comparação com o início da pandemia de coronavírus (2020), quando 59% tinham o sonho de empreender.
Ainda, a pandemia foi um fenômeno marcante para a decisão e os sonhos de muitos brasileiros. Com a crise sanitária e sua influência na economia e no mercado de trabalho, parte dos trabalhadores brasileiros teve que repensar seus trabalhos.
Cada vez mais, o “sonho da carteira assinada”, isto é, de se tornar um trabalhador regido pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), abre espaço para outras modalidades de trabalho, incluindo a do empreendedorismo.
6 em cada 10 brasileiros têm o sonho de empreender
Se não são todas as pessoas que empreendem, parte delas sonha em fazer isso no futuro. Segundo dados da pesquisa da GEM com o Sebrae, aqui, no Brasil, atualmente, são 51 milhões de brasileiros que pensam em empreender nos próximos 3 anos, os chamados “potenciais empreendedores”. Isso representa 53% da população.
Esses números colocam o Brasil no 2º lugar do ranking mundial de países com potenciais empreendedores. Em primeiro lugar, fica o Panamá (também com 53% da população adulta que pensa em empreender), e, em terceiro, Togo, na África.
Empreender no Brasil
Atualmente, há 42 milhões de brasileiros que já são empreendedores ou estão em processo de abrir o seu próprio negócio. Só em 2022 foram abertas cerca de 7,2 mil empresas por dia.
Somente na modalidade de MEI (Microempreendedor Individual) o aumento de interesse foi enorme, crescendo ano após ano. No ano de 2009, 28 mil MEIs foram abertos; em 2023, 2,5 milhões.
Contudo, a jornada do empreendedor conta com bastante desafios. Ainda sobre MEIs, 29% deles fecham as portas antes de cinco anos de atividade, segundo levantamento do Sebrae. Alguns fatores que contribuem para as dificuldades são falta de planejamento, oscilação da economia brasileira e falta de capital para custear o negócio.
Felizmente, há muitas soluções para ajudar os empreendedores a alcançar o sucesso. Há, atualmente, no mercado, produtos e serviços especializados em micro e pequenas empresas, MEIs e empresas tradicionais. Há também produtos financeiros, como empréstimo pessoal, por exemplo, de planejamento e operações – ferramentas que viabilizam os negócios a crescerem e se firmarem no mercado.