CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

5 serviços para reuniões à distância em tempos de Coronavírus

5 serviços para reuniões à distância em tempos de Coronavírus

O coronavírus chegou para valer no Brasil. Já são centenas de casos confirmados. Os governos e empresas começaram a orientar as pessoas a sair menos e a fechar locais que são frequentados por grande número de pessoas, como escolas, faculdades, academias.
Existe a legítima preocupação de que esse isolamento social seja ruim para a economia. Algumas empresas já colocaram seus funcionários em home office, também conhecido como teletrabalho, para evitar que se contaminem ou contaminem outros. Mas existem atividades que não precisam parar, mesmo estando fora do escritório. Reuniões, apresentações e muitos negócios podem ser feitos online, evitando, assim, que a economia desacelere muito.
Recomendo aqui para você alguns serviços para conversas e reuniões online que podem ajudar a continuar trabalhando em seus negócios enquanto as precauções de isolamento permanecerem.

5 apps para reuniões online em tempos de Coronavírus

1 – WhatsApp video

Para conversas mais rápidas e informais, o aplicativo mais fácil é mesmo o WhatsApp. Todo mundo já tem o aplicativo e sabe usar. Então, quando precisar ter uma conversa olho no olho ou mostrar mercadorias, mesmo que virtualmente, basta iniciar uma chamada de vídeo no WhatsApp. Saiba como fazer clicando aqui.

2 – Whereby

Site ainda pouco conhecido no Brasil, mas é o serviço para reuniões à distância mais fácil que eu conheço. Não é preciso instalar nada no computador e isso permite que pessoas com menos habilidades com computadores consigam usar esse serviço para reuniões online. O plano gratuito permite criar uma sala de reunião para até 4 pessoas participarem da conversa, com recursos importantes em reuniões de negócios como compartilhamento de tela para exibir uma apresentação, por exemplo. É possível também “trancar” a sala para que nenhuma pessoa não-autorizada entre de repente. Depois que uma pessoa cria a sala, as outras que irão entrar na reunião precisam apenas digitar o link no navegador e não precisam nem mesmo fazer cadastro para usar o serviço. Muito fácil e prático.

3 – Hangouts

É o serviço do Google para videochamadas, que tem a versão pessoal e profissional. Ele tem funcionamento parecido com WhatsApp, mas com a vantagem de permitir compartilhamento de tela no computador. Para quem usa e-mail e agenda do Google, pode ser uma ótima opção para fazer reuniões online de maneira integrada e de alta qualidade.

Por conta da pandemia, o Google liberou gratuitamente plataforma HANGOUTS MEETS para videoconferências, aulas e reuniões para até 250 pessoas simultaneamente. Saiba mais

4 – Skype

Foi pioneiro em chamadas de vídeo e ainda hoje é amplamente utilizado, especialmente por empresas que contratam os serviços online da Microsoft, que é dona do Skype. É recomendado fazer download do programa, embora já exista uma versão que funciona direto na internet, com menos recursos. Todos os participantes da reunião online precisam fazer cadastro e serem adicionados pelo “dono” da reunião. Também permite compartilhamento de tela. Quem paga pelo pacote Office 365 tem direito a 60 minutos de chamadas no Skype por mês para telefones celulares ou fixos.

5 – Zoom

Ainda pouco conhecido no Brasil, o Zoom é um serviço para reuniões online muito utilizado no Vale do Silício. Tem capacidade para até 1000 participantes de vídeo, com imagem e áudio em alta qualidade. Permite compartilhamento de tela, mas também é necessário registrar-se no site até para usar a versão gratuita. Permite inclusive fazer treinamentos, com um quadro branco virtual e gravação das sessões de vídeo.

São vários serviços para reuniões online, que funcionam muito bem para diversas outras situações, como:

  • Dar aulas online,
  • Fazer sessões de terapia online,
  • Exibir mercadorias online,
  • Entrevistar candidatos online,
  • Realizar provas orais online,
  • Fazer treinamentos online.

Mais uma dica: é bom que você esteja conectado a uma rede Wifi para fazer sua reunião à distância, para não acabar com seu pacote de dados de celular.

Portanto, vamos continuar trabalhando, porque os negócios não podem parar!

Você usa outro serviço para reuniões online? Gostou das dicas? Deixe um comentário!

Saiba mais sobre os pequenos negócios mais impactados com a pandemia do Coronavírus: https://respostas.sebrae.com.br/pergunta/quais-impactos-aos-pequenos-negocios-com-o-corona-virus/

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Natalia Torres

Formada em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília, MBA pela Fundação Getúlio Vargas e especialização em Desenvolvimento de Produtos Digitais Exponenciais pela Singularity University – California, EUA. Foi gestora do Portal Sebrae por 5 anos e desde 2017 trabalha no desenvolvimento de produtos digitais do Sebrae. É consultora de Marketing Digital, Estratégia e Planejamento Baseado em Dados para pequenas empresas.

Me siga