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5 métricas para acompanhar as vendas online

O acompanhamento de métricas é um fator muito importante para o desenvolvimento de uma atividade comercial. 

É muito comum que ações de marketing sejam analisadas pelas métricas, pois dessa maneira é possível averiguar se o trabalho que está sendo executado, vem rendendo resultados positivos ou não. 

A importância das métricas para vendas online

Com o desenvolvimento da internet e dos canais e-commerce, muitas empresas começaram a investir pesadamente em aplicativos e sites de vendas para aumentar os lucros.

Hoje em dia uma boa porcentagem do público consumidor de diversos segmentos preferem fazer suas vendas online, pois trás mais conforto, agilidade e praticidade.

No entanto, um gestor de uma empresa que faz embalagem plástica, por exemplo, precisa fazer o acompanhamento das métricas online, para analisar a efetividade da publicidade e de ações que a empresa esteja adotando para vender em ambiente digital.

Pensando nisso, fizemos uma lista com cinco métricas fundamentais para acompanhar as vendas online. Quer conferir? Então venha conosco e boa leitura! 

As 5 principais métricas para vendas online

  1. Taxa de abandono de carrinho: essa métrica não é para ser comemorada, mas ela é importante para fazer uma análise de eventuais problemas que ocorrem dentro do ambiente online de uma empresa.Um cliente que fez o cadastro, colocou produtos no carrinho virtual e desistiu antes de finalizar a compra, tem que ter um motivo. Consequentemente a empresa precisa focar na diminuição desse número de desistentes, pois é fundamental para o aumento dos lucros online.
  2. Métrica de tráfego orgânico: o tráfego online diz muito sobre ações de marketing digital e como está indo as vendas de uma empresa. O tráfego orgânico é feito através do acesso de clientes que estão procurando pelo produto, acessando o portal de forma direta, ou mediante aos mecanismos de busca da web. Para uma empresa que vende exaustor centrífugo, por exemplo, manter boa média de clientes online, originados de tráfego orgânico, é importante para dar estabilidade e segurança nas vendas por meio digital.
  3. Ticket médio: para fazer a métrica de ticket médio é muito simples, basta pegar todas as compras online de determinado período e dividir por todos aqueles que compraram.  Com isso a empresa tem um valor médio por período que cada cliente costuma gastar. Em consequência disso, o setor de marketing precisa buscar maneiras de aumentar esse ticket médio, para ajudar a empresa continuar a se desenvolver.
  4. CPC e CPA: essas são as principais métricas que envolvem estratégias de marketing digital e conversão em vendas. O CPC (custo por clique) e o CPA (custo por aquisição), são métricas que simbolizam os custos pela manutenção de um ambiente online. Se você tem uma empresa especializada em bobina de papel, por exemplo, ter feito determinado internauta acessar o site de vendas, certamente levou determinado custo para a empresa. O CPC e o CPA são as métricas que ajudam a analisar se esses custos estão sendo bem investidos ou não.
  5. Taxa de conversão: por fim e certamente o mais importante, a taxa de conversão é a métrica principal para analisar os lucros que a empresa está tendo dentro do ambiente virtual.

Nessa métrica o empreendedor terá em números a quantidade de vendas online, podendo comparar com outros períodos em também com as vendas feitas em lojas físicas.

Esse foi nosso artigo que falou sobre as principais métricas para vendas online. Se gostou do nosso conteúdo compartilhe e nos siga para outras dicas de marketing digital e empreendedorismo na web.

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

 

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