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5 estratégias de negócios que todo pequeno empreendedor deve conhecer

5 estratégias de negócios que todo pequeno empreendedor deve conhecer

Sua empresa está indo mal? Talvez você não esteja seguindo as estratégias certas. Veja 5 estratégias de negócios que todo pequeno empreendedor deve conhecer.

 

Boa parte da força econômica do Brasil é formada por pequenas empresas, que são responsáveis pela oferta de milhares de vagas de trabalho.

Ainda assim, muitos empresários passam por apuros quando começam empreender, tanto por desconhecimento sobre a área de atuação, quanto pela falta de estratégias claras para o negócio.

Para mudar essa situação, é preciso trazer o pensamento estratégico para o centro de discussão! 

Por isso, se você é empresário, veja 5 estratégias de negócios que todo pequeno empreendedor deve conhecer.

  1. Estabeleça metas bem claras

Essa pode parecer uma dica básica, mas muitos pequenos empreendedores apenas “vão levando” o negócio, sem ter um direcionamento claro de onde querem chegar.

A falta do estabelecimento de metas faz com que não haja um foco para o negócio, que na prática, se reflete em uma dificuldade em elencar prioridades e encontrar soluções para problemas.

Por isso, a primeira entre as estratégias de negócios que todo pequeno empreendedor deve conhecer é o estabelecimento de metas.

Reserve um tempo para identificar objetivos, determinando ainda qual o prazo para essa meta, porque ela é importante e quem será o responsável por cumpri-la.

  1. Reinvestir parte dos lucros

Quando o dinheiro começa a entrar na conta de um pequeno empreendimento, é comum que o empreendedor tome decisões incorretas sobre o que fazer com o valor.

Um bom exemplo está em não separar as finanças pessoais da empresarial. Além disso, boa parte dos empreendedores não reinvestem os lucros na própria empresa.

Esse “reinvestir” pode acontecer de diferentes formas: desde optar por comprar uma máquina melhor para realizar determinada operação, até fazer investimentos financeiros para obter um bom retorno.

No caso de investimentos financeiros, os especialistas em investimentos da plataforma TradingnoBrasil alertam que o investidor precisa procurar produtos financeiros que são mais úteis para sua renda e livre (ou com pouco potencial) ao risco. Nesse sentido, vale pesquisar sobre as vantagens e desvantagens de cada produto financeiro, confira as análises e veja a revisão de corretoras, como a XTB, fundada em 2002 na Polônia, presente em vários países e com 120 mil clientes ativos em todo mundo e uma ótima reputação ou de outra empresa do ramo em que você pode avaliar suas características e vantagens.

Seja qual for sua escolha, lembre-se sempre de reservar parte dos lucros da empresa para reinvestir no próprio negócio. Isso aumenta as chances de sucesso a longo prazo e é útil para imprevistos, como a quebra de maquinário.

  1. Plano de negócios atualizado

Fazer um plano de negócios é uma das dicas mais frequentes que os pequenos empreendedores recebem antes de abrir um negócio.

O que nem todo mundo sabe, e é uma ótima estratégia de negócio, é a importância de manter o planejamento atualizado.

Isso porque, conforme o tempo passa, algumas metas são atingidas, enquanto outras podem mudar. 

O plano de negócios precisa refletir, com o máximo de precisão, qual é o cenário atual da empresa, com as metas estabelecidas e informações complementares. Para isso, a atualização a cada 3 meses é recomendada.

Assim, na hora de tomar decisões, você sempre terá acesso a um painel de dados de qualidade.

  1. Analise os processos

Quando alguém abre um negócio, normalmente cria processos de como cada atividade vai funcionar, mesmo que de forma orgânica (ou seja, sem uma análise completa para isso).

Porém, por mais funcional que pareça, nem todo processo deve ser mantido, especialmente a longo prazo.

Dessa forma, uma das estratégias de negócios que todo pequeno empreendedor deve conhecer é fazer análises constantes dos processos presentes na sua empresa.

De tempos em tempos, reserve algumas horas para analisar como um procedimento é realizado. É possível que você perceba que tem como fazer ajustes para deixá-lo ainda melhor.

  1. Aproveite o marketing digital

Ignorar o potencial da internet e do marketing digital é um erro estratégico que muitos pequenos empreendedores cometem, especialmente pela falta de habilidade em lidar com essas mídias.

Mas saiba que atualmente, mais de 134 milhões de brasileiros usam a internet, sendo que 76% deles acessam regularmente as redes sociais. 

Isso significa que há um enorme potencial escondido nesse tipo de mídia, que pode ser explorado com o uso criativo do marketing digital.

Assim, uma das estratégias de negócios que todo pequeno empreendedor deve conhecer e aplicar, é a inclusão do trabalho nas redes sociais.

Crie uma conta para o seu negócio nas principais plataformas e alimente com conteúdo que tenha relação com a sua proposta. Isso vai ajudar a desenvolver sua presença digital, chegando em mais clientes.

Os desafios do empreendedorismo

Empreender, por conta própria, é o sonho de milhares de brasileiros. Porém, quando chega o momento de “colocar a mão na massa”, muitos profissionais encontram dificuldades.

Além da falta de planejamento, o desconhecimento de estratégias de negócios práticas e funcionais também diminui as chances de sucesso de uma empresa.

Para vencer os desafios do empreendedorismo, dados realistas da empresa e um bom direcionamento estratégico são fundamentais.

Dessa forma, você desenvolve habilidades e pode levar o seu negócio ainda mais longe. Um pequeno empreendimento que pode se tornar uma grande empresa!

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