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5 dicas para iniciar um e-commerce de sucesso

5 dicas para iniciar um e-commerce de sucesso

Se antes da pandemia o e-commerce já se apresentava como forte tendência, atualmente, para muitas empresas, virou a única alternativa para não ter que fecharem suas portas.

Porém, mais do que uma simples alternativa, o e-commerce, na verdade, é uma ótima opção para qualquer empreendedor, justamente, por possibilitar um alcance muito maior e, assim, melhores resultados.

Ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro, o e-commerce apresentou um aumento de 73,88% no ano de 2020, comparado com 2019.

O fato é que o comércio digital é algo relativamente novo, pois, para quem não sabe, tem menos de duas décadas de existência, e se já virou esse fenômeno, o que podemos esperar é um crescimento ainda maior daqui para frente.

E você, possui uma loja virtual? Já implementou o e-commerce em sua empresa? Pretende apostar nas vendas online? Então, confira cinco dicas para você ter um e-commerce de sucesso.

1. Conheça o mercado online

Apostar em uma loja online não é, simplesmente, pegar seus produtos e colocar para vender em uma plataforma. Acredite, vender em uma loja virtual é bem diferente de vender em uma loja física.

Para começar, você precisa saber definir os valores do produtos, mas o que considerar nessa hora? É preciso investir em uma política de formulação de preços, justamente, para saber os custos e taxas de lucro adequadas e, dessa forma, poder precificar sem representar prejuízos ou excessos.

E outro fator a considerar é que, diferente do que muitos imaginam, nas vendas online existe o custo da hospedagem de um site, a taxa cobrada pela forma de pagamento escolhida, prazo para o dinheiro entrar na conta, custo da transportadora, entre outros.

Certamente, isso não quer dizer que vender online implica em mais custos, muito pelo contrário, mas é preciso considerá-los na hora da precificação.

2. Tenha um bom site

Atualmente, é possível contar com ótimas alternativas na hora de criar seu site de e-commerce, ou seja, plataformas com sites prontos, que podem ser de ótima ajuda para ter sua loja virtual, tais como, Shopify, Wix, Magento, Woocommerce, e tantas outras que, por um valor muito pequeno, oferecem diferentes templates, para que possa deixar seu site com sua cara.

Você tem a opção de montar sozinho, personalizando os elementos, ou solicitar o serviço deles.

Uma dica, no entanto, é testar muito o site antes de publicá-lo, para que possa fazer os ajustes necessários e não venha a se aborrecer com detalhes técnicos que, podem sim, acabar prejudicando suas vendas.

Nessa hora, vale apelar para ajuda do sobrinho, da filha, do marido, da esposa, da vizinha, dos amigos, enfim…teste muito antes de publicá-lo.

3. Conheça seu cliente

Sabe qual o maior segredo do sucesso nas vendas? É conhecer o seu público, o seu cliente… para quem você está vendendo.

E a boa notícia é que conhecer seu público-alvo pela internet é muito mais prático e fácil. E sabe por quê? Por que o mundo virtual possibilita muitas ferramentas e métricas que fazem com que os dados cheguem muito mais redondos, precisos.

As próprias redes sociais, os comentários, as curtidas, enfim, tudo isso faz com que perceba com quem está interagindo.

No mais, é fundamental saber quem é o seu público, até para saber usar a linguagem e postagens mais adequadas, procurando interagir ao máximo e, assim, captar novos clientes e, também, fidelizá-los.

4. Desenvolva estratégias de marketing

Não basta apenas criar a loja online, ou uma página em uma rede social e achar que isso já é o bastante, na verdade, sem estratégias de marketing não dá para enfrentar um mercado tão competitivo como o atual, as estratégias podem ser determinantes para o sucesso do seu e-commerce.

Ou seja, não basta mais ter um bom produto, oferecer um bom preço, hoje o cliente está mais exigente, e o mercado oferece muitas opções, por isso, é preciso saber vender o produto ou serviço, e saber convencer o cliente de que o seu negócio é o melhor para ele, que oferece mais benefícios.

SIM, o cliente quer benefícios.

Achou complexo? Realmente, o marketing não é algo muito simples, mas é fundamental para o sucesso de qualquer e-commerce, por isso, vale a pena investir em profissionais, como os da Agência de performance digital, que vão saber desenvolver as estratégias mais adequadas ao seu negócio.

5. Controle a logística e o estoque

Sabe a profissão que está mais em alta atualmente? O profissional de logística. E justamente, as maiores dores de cabeça de quem tem uma loja online são a logística e o estoque.

É preciso considerar que nas vendas online o cliente não vai à loja física pegar o produto, ele espera recebê-lo no endereço solicitado.

E como será a logística? Quem fará a entrega? Em quanto tempo? E o seu estoque? Como você controla?

Então, o seu estoque precisa estar preparado para atender às diversas demandas, sendo necessário, portanto, calcular um número que possa suprir uma demanda.

Ou seja, antes de começar a vender online, é preciso estar preparado para essa parte, fundamental.

Por exemplo, você pode usar os serviços dos Correios ou transportadoras privadas, ou um serviço de entrega por meio de um moto boy, ou ainda, utilizar plataformas de entregas rápidas.

Enfim, essas são nossas dicas, básicas, para que possa iniciar um e-commerce de sucesso. Agora é com você! Aproveite as dicas e se prepare para o sucesso!

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