Você certamente já ouviu falar sobre os 4 Ps do marketing. Eles são fundamentais para a saúde de qualquer negócio, inclusive para uma rede em fase de expansão.
Colocando esses pilares em prática desde o início de uma operação no varejo, você certamente terá um maior retorno dos investimentos, além de adquirir mais agilidade no processo de expansão.
Na verdade, os quatro elementos centrais do marketing vão te ajudar em dois momentos:
- Na expansão, para conhecer quais são as regiões com forte presença do seu público-alvo e abrir novas unidades com rentabilidade e rapidez;
- na operação, ao entender qual é o mix de produtos/serviços ideal e a precificação correta para cada ponto, de acordo com o perfil do consumidor ou seja, do público-alvo que você deseja atingir.
Você deve analisar os 4 Ps por grau de relevância, pois, num primeiro momento da estratégia de expansão, praça e produto são mais valiosos.
Porém, na hora de consolidar a loja de piso industrial, por exemplo, para garantir que ela tenha uma boa performance, preço e promoção são cruciais, logo, merecem mais atenção.
O mais valioso de todos os 4 Ps do marketing para expansão
O P de praça é, com certeza, o carro-chefe de toda estratégia de expansão. Afinal, ele se refere ao local onde serão instalados os pontos de venda dos produtos, e fazer essa escolha de forma estratégica é o grande desafio dos profissionais da área. E como você deve saber, nem todo lugar do Brasil tem potencial para sustentar a abertura de novas lojas de desengraxante alcalino, por exemplo.
Alguns negócios têm como estratégia de expansão estar presentes em municípios com, no mínimo, 100 mil habitantes, pois enxergam que essas regiões têm grande potencial de mercado.
Por outro lado, municípios menores, com cerca de 80 mil habitantes, também atraem a população de cidades vizinhas por serem desenvolvidos e, também, estarem, muitas vezes, mais próximos do que as grandes cidades.
Então, é necessário avaliar caso a caso e descobrir qual a melhor estratégia de atuação de acordo com os objetivos da sua empresa. Conforme você verá a seguir, definir a praça ideal para instalação de uma nova unidade passa pela análise das características do público daquela região, do seu potencial de consumo, entre outros.
Potencial de consumo
Outro ponto a ser considerado para escolha da praça dentro de uma estratégia de expansão é o potencial de consumo de uma região (seja ela uma cidade, um bairro ou até mesmo um quarteirão).
Em outras palavras, é saber quanto as famílias do lugar estão dispostas a gastar com a sua categoria de produtos ou serviços (remédios, alimentação fora do domicílio, escola, lazer, sinalização de segurança, etc.) ao ano. Dessa forma, você terá mais um dado referente à praça, para tomar a decisão de abertura de uma nova unidade. Afinal, será possível avaliar o potencial de retorno do investimento feito, fornecendo mais segurança para o processo decisório.
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.