Finanças é um termo amplo que descreve atividades relacionadas a crédito, mercado de capitais, dinheiro e investimentos. Basicamente, as finanças representam a gestão do dinheiro e o processo de aquisição dos fundos necessários.
Também abrange a supervisão, criação e estudo de dinheiro, investimentos, ativos e passivos. Seja no âmbito pessoal ou gerenciando um marketplace.
Muitos dos conceitos básicos em finanças se originaram de teorias micro e macroeconômicas. Ficou curioso e quer conferir mais sobre o tema? Então, vem com a gente!
Tipos de finanças
Como indivíduos, empresas e entidades governamentais precisam de financiamento para operar, o nicho pelo qual estamos falando pode ser dividido em três categorias principais:
- Finanças Pessoais
O planejamento envolve a análise da situação financeira atual para formular estratégias para necessidades futuras dentro das restrições.
Elas são específicas para a situação e atividade de um indivíduo. Portanto, as estratégias financeiras dependem, em grande parte, dos ganhos, necessidades de vida, objetivos e desejos da pessoa.
Devem poupar para a aposentadoria, por exemplo, o que exige investir dinheiro suficiente durante sua vida profissional, para financiar seus planos de longo prazo.
- Finanças Corporativas
As finanças corporativas referem-se às atividades financeiras relacionadas à administração de uma corporação, seja ela uma indústria farmacêutica ou uma marca de plataforma de divulgação. Geralmente com uma divisão ou departamento criado para supervisionar essas atividades financeiras.
Um exemplo de finanças corporativas: uma grande empresa pode ter que decidir se deve levantar fundos adicionais por meio de uma emissão de ações. Os bancos de investimento podem ajudá-la a comercializar os títulos.
- Finanças Públicas
As finanças públicas incluem políticas de tributação, gastos, orçamento e emissão de dívidas que afetam a forma como um governo paga pelos serviços que presta ao público.
Cursos gratuitos sobre finanças
Seguem abaixo, alguns exemplos de cursos gratuitos sobre o tema:
Lançada pela Ágora Academy, há uma grande quantidade de cursos desenvolvidos em parceria com a FIA (Fundação Instituto de Administração). São pelo menos 10 cursos com esta temática e que podem ser feitos gratuitamente e de forma on-line.
O próprio Banco Central disponibiliza o curso, que apresenta conceitos básicos de gestão financeira pessoal, além de abrir espaço para outros temas do dia a dia, tudo de maneira lúdica e bem simples.
- Educação financeira para jovens e Matemática Financeira Básica (https://cursos.cvm.gov.br/)
Qual seu perfil de investidor da bolsa de valores? Saiba que esta média tem diminuído ano após ano. Então, a CVM resolveu criar um curso de educação financeira para jovens. Não é demais!
A CVM também oferece conteúdos sobre matemática financeira, abordando conceitos introdutórios referentes ao assunto e aplicações práticas que farão com que lide melhor com as situações cotidianas.
- Como fazer investimentos (https://educacao-executiva.fgv.br/cursos/online/curta-media-duracao-online/como-fazer-investimentos-1)
O curso da Fundação Getúlio Vargas (FGV) é dividido em módulos 1 e 2 e apresenta e discute conceitos e métodos que ajudam a aplicar seu dinheiro com inteligência e consciência dos riscos.
Assim como a prospecção industrial em uma empresa é fundamental, estes cursos podem ser o pontapé para algo maior em sua vida. Inicie já e boa sorte!
Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.