Reduzir os riscos de trabalho é fundamental nas empresas. Afinal, promover um ambiente de trabalho adequado, oferecer equipamentos de segurança, entre outros fatores, contribui não só para manter a integridade física e saúde dos colaboradores, mas também para gerar o aumento da produtividade e eficiência nos processos.
Aliás, acidentes de trabalho também geram impactos financeiros e podem acarretar problemas futuros nas organizações, inclusive na reputação.
Se você tem uma fábrica de argamassa baritada, atua com serviços de construção civil, entre outros segmentos, é fundamental investir na segurança dos seus colaboradores.
Ao sinalizar os ambientes e equipamentos, obter extintores de incêndio, oferecer EPI (Equipamento de Proteção Individual), e treinamentos, é primordial e oferece benefícios tanto para os colaboradores, quanto para a empresa.
Continue a leitura e confira 4 razões para investir em segurança do trabalho no seu negócio!
1. Reduz acidentes na empresa
Muitas empresas podem obter atividades consideradas de alto risco aos funcionários. Mas não é só isso que pode ocasionar acidentes.
Faltas de sinalizações nos corredores, escadas, saída de energias, entre outros, também são fatores que podem gerar uma situação de acidente ao empregado.
Imagine uma fábrica de peças para ônibus. Decerto que há um grande número de setores e equipamentos para a produção. Logo, é ideal investir nos equipamentos de proteção para cada funcionário, além de oferecer condições de trabalho adequadas, a fim de eliminar os riscos de acidente e concluir as atividades com êxito.
2. Contribui para o bem-estar e produtividade dos funcionários
Uma equipe que obtêm condições de trabalhos apropriados, com equipamentos de segurança, treinamento contínuo, tende a ter mais produtividade devido a motivação no trabalho.
Uma empresa que presta serviços em coleta de resíduos industriais, por exemplo, pode contribuir para promover o bem-estar dos seus colaboradores com práticas internas e externas que garantem mais segurança nas atividades da equipe.
Basicamente, a companhia investe na total segurança dos colaboradores, valoriza os mesmos da equipe e obter serviços de qualidade.
3. Mantém uma boa reputação do seu negócio
De fato, empresas que cumprem com a lei e investe na saúde e melhor qualidade de vida dos seus funcionários, tendem a gerar mais credibilidade e fortalecer sua imagem no mercado.
Além disso, influencia na confiança dos clientes que passam a comprar seus serviços e produtos. Desse modo, é possível aumentar vendas, conquistar novos clientes e até mesmo fidelizá-los.
4. Evita as ações trabalhistas
Sabemos que oferecer equipamentos em boas condições e investir em treinamentos é uma prática fundamental para promover boas condições de trabalho aos funcionários, a fim de evitar os riscos de acidente, gerar produtividade, motivar a equipe, e assim sucessivamente.
Decerto, ao investir em saúde e segurança a organização vai cumprir o que a lei manda. Logo, evitará ações trabalhistas no seu negócio.
É válido lembrar que não é só pelas questões trabalhistas que você, como empreendedor, deve investir na segurança e saúde dos seus funcionários. Isso porque em casos de acidentes o colaborador pode sofrer lesões corporais, obter sequelas, doenças psicológicas, e até mesmo levar à morte. Sendo assim, é imprescindível pensar no ser humano.
Mas, evitar ações trabalhistas é essencial para não impactar nas finanças e na reputação da marca.
Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.