4 passos para empresas off-line migrarem para o on-line
A pandemia de coronavírus enfrentada no País tem servido com um excelente acelerador de tendência para muitas empresas, empreendedores, profissionais liberais e até mesmo, para colaboradores que, ou em busca de renda extra ou alternativa para o desemprego, decidiram se arriscar e aproveitar do mercado on-line para continuar trabalhando e gerando renda.
O mercado, ainda que não novo, ainda é um desafio para muitos. Arriscar-se em um e-commerce, do zero, sem conhecimento, pode ser um ‘tiro no pé’ para as empresas que só empreendem no off-line e que nunca ousaram estudar, conhecer e entender do on-line. A tendência é que essas mesmas empresas nos próximos anos se tornem digitais mais rapidamente do que antes, isso porque, muitas se viram obrigadas a se transformarem durante a pandemia de forma brusca, para manter seu negócio funcionando e muitos, viram no mercado digital, uma possibilidade de sair do zero a zero ou complementar o salário.
O fato é que, empreender no mercado on-line, não é tão diferente do mercado off-line, pois ainda estamos falando de empreendedorismo, de negócios e, por fim, de pessoas. Por isso, trago aqui hoje, quatro passos simples e fáceis de aplicar em qualquer negócio e por qualquer pessoa, que deseja de vez, migrar as vendas off-line para on-line.
1º passo: definir o público-alvo do seu negócio
Como já mencionei, empreender no mercado on-line ainda é empreender e, com isso, ainda estamos falando de pessoas. Por isso, definir o público-alvo do seu negócio on-line é o fator mais importante da comunicação. Isso porque, estamos em uma era onde a atenção das pessoas é cada vez mais rara e o volume de impactos que o público recebe é infinitamente maior, comparado há alguns poucos anos atrás. Uma persona bem definida provoca percepção de valor à marca, pelo público, que considera a marca como preocupada com suas reais necessidades. Para definir uma persona, você pode realizar uma pesquisa, de forma on-line em redes sociais, por exemplo, sempre partindo do princípio: qual problema meu produto resolve?
2º passo: criar um diferencial atrativo no seu produto
Mais do que apresentar um produto com um grande diferencial é educar o público sobre o que ele precisa e quer. Além disso, criar formas de relacionamento através de uma grande causa ou relacionamento. Ou seja, isso significa que a sua marca acaba dando uma representação do processo criativo ao público, permitindo que o público participe ativamente da marca com contribuições relevantes sobre o seu produto.
3º passo: manter um relacionamento com o cliente
Uma marca preocupada somente em vender, não está preocupada com o cliente. Hoje a audiência está sofisticada e, isso significa que, as pessoas compram de quem as entende e tem o mínimo de relacionamento de “empresa – cliente”. Ao gerar escassez mentirosa, falsas promessas e não ter um canal de relacionamento e educação com o cliente, a percepção de valor da marca diminui dificultando as vendas.
4º passo: apostar em estratégias certas
Um dos pontos mais importantes é a estratégia de cada ação promovida pela empresa, afinal, cada ação leva a uma reação do cliente e, se esta for mal planejada, o resultado pode ser catastrófico, além de caro para o bolso do empresário/empreendedor. Ter clareza ou buscar um profissional capacitado para criar estratégias de venda, utilizar copy e pesquisa, tem sido as ações que mais geram resultados.
Entre as estratégias de sucesso utilizadas por grandes empresas com resultados positivos, são: funil de vendas baseado em produto de entrada (com valor mais acessível) e depois venda de outros produtos de maior ticket, considerando uma jornada de relacionamento com o cliente; uso de copywriting (que é uma comunicação persuasiva e gera uma ação no público, sempre com impactos positivos e motivadores de compra); mapeamento do mercado para identificar o que há de maior procura natural para vender o produto desejado; vendas via funil de copy no WhatsApp para produtos de lançamento ou baixo ticket.
Adeise Marcondes é Administradora de Empresas, formada em Comércio Exterior e pós graduada em Ensino e Marketing. Possui 20 anos de experiência na área comercial e vendas e é CEO e Especialista em Estratégias de Marketing Digital na EmpreendEra, a 1ª Agência de Marketing que usa Copywriting e Neurociência aplicadas juntas.