CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

3 inovações do mercado automobilístico para a próxima década

3 inovações do mercado automobilístico para a próxima década

Quando falamos do mercado automobilístico relacionado ao futuro, a expectativa em seu entorno é sempre muito alta. Isso porque este tem sido um dos nichos que mais tem evoluído e bebido da fonte tecnológica para se aprimorar e se renovar ao longo do tempo. Desde o primeiro veículo lançado por Henry Ford em 1886, a missão dos fabricantes tem sido desenvolver seus produtos, adaptando-os para se tornarem cada vez mais sustentáveis, seguros, velozes, confortáveis, além de muitas outras questões que o envolvem.

Hoje em dia, a demanda, cada vez mais exigente, tem buscado opções que acatem suas necessidades, que envolvem de forma geral um custo benefício satisfatório. A robótica está presente na produção em massa de veículos, incluindo avanços que incluem freios ABS, airbags, tudo isso em processos de produção otimizados e eficazes. Pensando assim, o que tem sido prioridade ou tendência para o mercado automobilístico para os próximos dez anos? Abaixo, listamos uma série de inovações que já fazem parte da realidade deste mercado e que tem movimentado as grandes empresas em busca de novidades. Confira:

Carros autônomos

A ideia de carro elétrico tem sido encabeçada pelas grandes empresas de tecnologia, como a Google. Trata-se de uma tendência completamente inovadora e desafiadora, uma vez que coloca nas mãos da tecnologia a capacidade de direção de um veículo, evitando a experiência do piloto. No entanto, esta parece uma realidade que ainda irá permanecer um bom tempo na fase experimental. A Waymo, empresa da Alphabet, que pertence ao mesmo grupo de empresas da Google, é responsável por desenvolver este tipo de veículo nos EUA. Ela tem detectado com os testes que o veículo faz pequenas, porém, intensas intervenções, como freadas um pouco mais bruscas, caso ocorra algo incomum durante o trajeto. Ou seja, é algo que ainda vai levar um bom tempo de estudos e testes até que se torne comum um dia.

Carros mais conectados

Com o mundo cada vez mais conectado, ficaria difícil imaginar o mercado automobilístico sem adotar esta tendência. Algumas tecnologias conhecidas como V2V (Vehicle to Vehicle) e V2X (Vehicle to Everything) são a grande promessa para o futuro dos veículos, trazendo inovações que incluem identificação de objetos dentro do carro, chamada automática de emergência em casos de acidentes, passando até por assistência na baliza. São novidades que ainda serão muito ouvidas e que certamente chegarão à nossa realidade até o fim da próxima década.

Combustíveis alternativos

A questão da sustentabilidade tem ganhado cada vez mais notoriedade, justamente por conta dos gases emitidos serem tão prejudiciais ao meio ambiente. Para sanar estas necessidades ambientais, as discussões tem levado os fabricantes a soluções como a substituição do propulsor do veículo. O uso de gás natural, baterias automotivas, etanol e biodiesel são opções a serem utilizadas em totalidade futuramente, trazendo menos prejuízos à saúde do planeta, apesar das controvérsias geopolíticas geradas. As questões ambientais também têm conduzido outras hipóteses como a redução de peso do carro, que consequentemente irá reduzir os gases prejudiciais soltos na atmosfera.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Lucas FerrazNovo na comunidade