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20 ideias de posts para redes sociais de restaurante em 2023

20 ideias de posts para redes sociais de restaurante em 2023

As redes sociais são ótimos veículos para divulgar seu produto e fazer crescer sua marca. Confira algumas dicas de posts para redes sociais de restaurante.

1 – Use os destaques

Perfis comerciais do Instagram costumam utilizar a função de destaques para apresentar algumas informações importantes da loja. No seu restaurante, essas informações são:

  • Endereço
  • Horário de funcionamento
  • Canais de venda (delivery, apps, WhatsApp, site próprio etc.)
  • Cardápio
  • Promoções
  • Fotos e vídeos do espaço
  • Informações de como fazer pedidos
  • Perguntas frequentes dos clientes

Atente-se para ser bem completo e deixar essas informações acessíveis. De preferência, crie um destaque para cada uma delas e não deixe de atualizá-las sempre que possível.

2 – Apresente seu espaço

É importante estar sempre criando conteúdos sobre o seu espaço. Mostre as pessoas comendo, mostre o salão do seu restaurante, as áreas internas e externas (se houver), espaço kids ou pet friendly etc.

Lembre-se de mostrar a decoração e a personalidade do seu negócio através desses posts, afinal, os clientes querem saber mais sobre seu negócio.

3 – Apresente sua equipe

Sua equipe é parte importante do seu negócio e da sua marca. Os clientes querem saber que os funcionários são respeitados e respeitosos antes de frequentar um estabelecimento.

Essas postagens podem ser de toda a equipe ou um por um, destacando seu papel na empresa e sua biografia. Lembre-se de usar a criatividade para fazer um conteúdo interessante para os clientes.

4 – Declare a missão e valores da empresa

Outra coisa importante para seus clientes entenderem a personalidade da sua marca é a apresentação da missão e valores do seu negócio.

Sua missão não pode ser apenas vender e ganhar dinheiro. Seu foco deve ser em experienciar algo de qualidade para seus clientes. É isso que vai destacar seu negócio da maioria.

Se seus clientes sabem que você tem um compromisso com a qualidade e com a experiência deles, estarão mais inclinados a comprar de você.

5 – Abuse dos reels

A predominância dos vídeos curtos já é uma realidade nas redes sociais. O algoritmo costuma entregar melhor esse formato de conteúdo, e por consequência, as pessoas o consomem mais.

Pensando nisso, experimente gravar vídeos de qualidade que possam ser utilizados dessa forma. Pense que é apenas mais um formato de apresentar seu conteúdo. Lembre de prezar pela qualidade da filmagem e por um roteiro interessante.

6 – Disponibilize o cardápio digital

Muitas vezes os clientes querem entrar na sua página nas redes sociais apenas para checar o cardápio, e tudo bem! Pensando nisso, utilize um cardápio digital para apresentar seus produtos de forma mais simples e rápida.

Disponibilizando o cardápio digital num link na bio, seus clientes têm acesso direto aos seus produtos e valores. A partir do cardápio também é possível direcioná-los para a compra, através de aplicativos ou WhatsApp.

7 – Divulgue deu delivery

Também é possível apresentar o seu serviço de delivery. Pensando nisso, que tal mostrar suas embalagens personalizadas para delivery? Afinal, embalagens bonitas e que valorizam a comida também rendem boas fotos e vídeos.

Outra proposta é explorar a experiência do cliente com o seu delivery. Logo, vídeos do momento do recebimento ou abrindo a embalagem do delivery são perfeitos para mostrar a qualidade da sua comida na entrega.

8 – Use enquetes

Quando falamos em posts para redes sociais de restaurante, é recomendado que as marcas usem o recurso dos stories pelo menos 3 vezes ao dia. Usar enquetes é uma forma de diferenciar o conteúdo e trazer mais interação com os clientes.

Você pode soltar a imaginação. Pense em fazer algo no estilo de votação, como apresentar dois sabores diferentes de uma comida e pedir para os clientes voltarem no que preferem.

9 – Reposts dos clientes

Na era do digital, as pessoas costumam sempre postar onde estão e compartilhar as experiências que tiveram nos lugares. Por isso é comum pessoas postarem fotos dos pratos, bebidas ou até da decoração dos restaurantes.

Incentive os clientes a postarem no seu estabelecimento e depois compartilhe essas postagens no perfil comercial.

10 – Divulgue feedbacks positivos

No mesmo sentido das postagens, é comum que as pessoas mandem feedbacks, seja pelas redes sociais ou em contato direto com a sua loja. Procure sempre mostrar no seu perfil esses feedbacks.

Um formato interessante para isso é o dos destaques. Crie um destaque com “Feedbacks”, assim fica acessível para quem quer saber mais sobre o restaurante.

11 – Parcerias com influenciadores digitais 

Os influenciadores podem dar a você um engajamento único que você dificilmente teria. Parcerias com influenciadores da gastronomia são ótimas oportunidades de apresentar seu negócio.

Para isso, encontre pessoas que amam comida e sabem muito sobre restaurantes como o seu. Mas lembre-se que para a parceria funcionar é preciso oferecer algo em troca. Por fim, crie conteúdos juntos, compartilhando suas postagens nas redes sociais e blogs.

Como tornar restaurante instagramável: Dicas e tendências

12 – Mostre os bastidores

Uma das maneiras bacanas de construir um bom relacionamento com o público é mostrar os bastidores do seu negócio com quem segue e visita você nas redes.

Utilize sua criatividade para fazer vídeos ou fotos dos preparos, da equipe e do dia a dia da empresa ao qual os clientes normalmente não estão expostos. Mas cuidado para não expor demais!

13 – Dê atenção às datas comemorativas

Datas comemorativas, como dia das mães, dia dos namorados e outras datas de homenagem, como dia do chefe de cozinha etc. são ótimos momentos para produzir um conteúdo.

Coloque uma frase legal, que homenageie a ocasião e também uma chamada para as pessoas conhecerem seu negócio.

14 – Siga tendências

As redes sociais estão cheias de tendências que mudam constantemente. Para fazer um bom marketing de conteúdo, é preciso estar atento a essas tendências e também seguí-las.

É claro que suas redes sociais não podem ser cheias de vídeos e fotos da moda, afinal, esses conteúdos bombam por pouco tempo e depois se tornam obsoletos.

Portanto, não tente entrar em todas as tendências. Pense em algo que tenha a ver com seu negócio ou seu produto e produza um conteúdo de qualidade, sempre tentando adicionar um diferencial.

15 – Apresente os pratos 

Seus pratos são especiais e por isso você precisa mostrá-los com carinho para os clientes. Uma ótima estratégia de posts para redes sociais de restaurante é apresentar cada prato individualmente, com detalhes e focando nos diferenciais.

16 – Invista em fotos profissionais

Principalmente quando estiver apresentando seus produtos, sempre utilize equipamentos profissionais para captar imagens. Nada pior que uma foto feia para matar o apetite.

Para as redes sociais e para o delivery é importante ter fotos profissionais, com equipamentos de qualidade. Esse é um grande diferencial nas redes sociais, pois as pessoas buscam imagens bem feitas sempre.

17 – Memes

O perfil é profissional mas não precisa ser levado tão a sério. Quando achar que algum meme do momento condiz com a personalidade da sua marca e vai agradar seus clientes, não tenha medo de usar.

18 – Não se esqueça dos stories

O algoritmo do Instagram costuma entregar melhor os conteúdos postados nos stories do que na home. Pensando nisso, tente postar pelo menos 3 stories por dia. E lembre-se que o conteúdo dos stories pode ser diferente, por ser temporário.

Portanto, os stories podem mostrar melhor os bastidores e o dia a dia do restaurante. Mostre a preparação para eventos ou para começar o atendimento, por exemplo.

Instagram para restaurante e food service: Dicas para criar o perfil do seu negócio

19 – Receitas e dicas

Pode não ser o foco do seu restaurante, mas apresentar dicas e receitas geram muitas visualizações. Desde que preparadas por alguém que entenda de cozinha em um ambiente adequado e com bastante atenção à manipulação dos alimentos, essa estratégia tem tudo para dar certo.

20 – Promoções e brindes

Neste quesito a criatividade não pode parar. Você pode oferecer promoções ou descontos pelo seu perfil do Instagram para determinadas ocasiões. Essa é uma maneira divertida de envolver seus clientes.

Uma boa ideia é patrocinar essa postagem da promoção ou do desconto, por exemplo. O tráfego pago vai ajudar bastante a sua ideia a chegar a mais pessoas.

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Carlos Andreasse

Carlos Andreasse

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