No mundo corporativo, é comum que alguns termos em inglês sejam utilizados para definir alguns processos importantes, como o workflow. Entretanto, nem todo mundo tem facilidade com o idioma, fazendo com que tudo que é explicado na língua seja erroneamente ignorado.
Por essa razão, começamos esse artigo a partir da tradução literal da palavra em destaque, que é: “fluxo de trabalho”. Na atualidade, é comum que as pessoas tenham um conhecimento básico sobre o que ele significa, mas não aprofundado.
Por exemplo, a maioria das pessoas sabe que uma fábrica precisa contar com um piso industrial para promover uma maior segurança para as operações, mas não sabe que o revestimento pode ser encontrado em diferentes versões, como o epóxi, o vinílico e o emborrachado.
Algo bem semelhante acontece com o workflow, que consiste em uma série de estratégias que são adotadas desde a etapa de planejamento até o pós-negociação, envolvendo especialmente a introdução de recursos tecnológicos para garantir o andamento otimizado das tarefas.
Ficou interessado no assunto e quer saber mais detalhes sobre o fluxo de trabalho e os benefícios que as práticas assertivas podem assegurar para o crescimento sustentável do negócio? Continue acompanhando esse artigo e saiba mais!
Otimiza o tempo de trabalho
Consegue imaginar como seria colocar um motor Weg 2cv em uma máquina industrial que ainda não tem sua carcaça finalizada? Essa atividade provavelmente seria impossível, pois as atividades posteriores poderiam causar danos ao equipamento e comprometer a sua qualidade final.
O workflow parte de uma premissa parecida, onde existe uma série de atividades que precisam ser cumpridas em uma ordem em que o andamento das outras áreas não fiquem comprometidos. Assim, é basicamente uma linha de produção, na qual cada colaborador tem que entregar sua parte em um período X para não prejudicar a próxima.
Vale citar que o fluxo de trabalho requer planejamento, pois não adianta você tentar colocar uma pessoa para produzir várias coisas ao mesmo tempo e achar que os prazos serão cumpridos e a qualidade mantida. Ao fazê-lo, você garante mais fluidez, produtividade e bons resultados.
Diminui a ocorrência de erros de gestão
Um dos fatores mais significativos do workflow é que ele está diretamente ligado com a automação de processos, inclusive os administrativos. Devido a isso, você pode – e deve! – investir em ferramentas que te ajudem a realizar o gerenciamento de toda a empresa, o que envolve o operacional, as finanças, os estoques e vendas, o marketing, etc.
A partir delas, você é capaz de melhorar a comunicação entre os departamentos de uma empresa, bem como controlar tudo o que entra e sai. Não só isso, isso ainda ajuda a identificar os pontos de atenção de uma companhia, ou seja, situações potencialmente perigosas que poderiam levar uma companhia a crise.
Sabendo de tudo isso, não fica difícil entender que a automação do fluxo de trabalho permite ter um domínio maior do que está acontecendo, permitindo uma tomada de decisão mais assertiva e a diminuição significativa dos erros de gestão, que podem levar uma empresa à falência dependendo da gravidade.
Melhora o ambiente organizacional
Não dá para citar o workflow sem dizer que ele é fundamental para garantir a melhoria do ambiente organizacional. Um bom jeito de entender como isso funciona é pensando em um forno elétrico de embutir de padaria que apresentou um defeito. Automaticamente, o dono irá solicitar um serviço de manutenção para arrumá-lo e não ter prejuízos.
Dentro de uma organização, as falhas em uma equipe podem gerar prejuízos em várias outras, fazendo com que os colaboradores fiquem estressados e desmotivados. Com o workflow, essas situações são minimizadas ou até mesmo extintas, pois otimiza a comunicação interna e gera uma maior sinergia entre os funcionários.
Gostou do nosso post sobre workflow: 3 benefícios que você deve considerar? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!
Esse artigo foi escrito por Larissa Rhouse, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.