Com localização privilegiada, o bairro abriga os mais
importantes espaços culturais, museus e parques da capital
paulista, além de oferecer completa infraestrutura de comércio e
serviços, hospitais, universidades, transportes, bares e restaurantes
A Vila Mariana é pop! É o tipo de sentimento que se tem ao visitar a área, onde a vida fervilha diuturnamente. É considerada há anos uma das regiões mais valorizadas da cidade de São Paulo, procurada por quem deseja estabelecer um negócio ou somente morar naquela área – composta também pelos bairros de Moema e Saúde e cerca de 350 mil habitantes.
Com altos IDH (0,950) e renda média, a Vila Mariana abriga uma grande variedade de opões culturais, de lazer, educacionais, comerciais, hospitalares, de saúde e bem-estar. Estão espalhados pelas áreas museus, parques, lojas de varejo, comércio e serviços, hospitais, universidades, transportes, bares e restaurantes.
A região é conhecida por sediar a Escola Paulista de Medicina, o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), o Centro Universitário Assunção (Unifai), o Museu Lasar Segall e os tradicionais estabelecimentos de ensino (Colégio Bandeirantes, Colégio Benjamin Constant, Liceu Pasteur, Colégio Marista Arquidiocesano, Colégio Madre Cabrini e a Faculdade e Escola Técnica Senai-Anchieta.
Além do Hospital São Paulo e do Hospital do Servidor Público Estadual, e de instituições para o tratamento de jovens e idosos, a região é referência em cardiologia, destaque para o hospital Dante Pazzanese.
Patrimônio histórico de São Paulo, os 100 hectares do Parque Ibirapuera é uma das grandes atrações da região que compõe a Vila Mariana, com mais de 12 milhões de visitantes anualmente.
A cultura e a memória também estão bem presentes no bairro, com o Museu Lasar Segall, idealizado pela viúva do artista judeu Jenny Klabin Segall, e criados pelos filhos Mauricio Segall e Oscar Klabin Segall. Em 1985, o Museu foi incorporado à Fundação Nacional Pró-Memória.
Já o Museu do Instituto Biológico abriga o Planeta Inseto, com atrações lúdicas e criativas para toda a criançada. Além disso, no Parque Ibirapuera também estão o Museu de Arte Moderna, o Museu de Arte Contemporânea, a Fundação Bienal, o Museu Afro, entre outros.
A gastronomia também está bem representada, com uma variedade gigantesca de bares e restaurantes com cardápio de comida japonesa, mexicana e italiana; generosas porções de fritas, calabresa; saborosos sanduíches e pizzas, até as mais variadas cervejas artesanais. Nesta região, um famoso point é a rua Joaquim Távora, que abriga bares e restaurantes, para todas as idades e bolsos.
A Vila Mariana continua a ser uma ótima opção para quem deseja diversão, sem precisa gastar muito dinheiro, e em qualquer horário do dia.