O destaque nos negócios online está cada vez mais concorrido, além disso, é importante frisar que ele depende de estratégias direcionadas e adequadas mediante estudos profundos sobre o cenário em que se quer atuar.
E, se tudo começa com um bom planejamento, a contratação de serviços de marketing digital para um negócio de vendas online é o primeiro passo para a implementação de ações estruturadas, com objetivos, público-alvo e personas.
Algumas estratégias de marketing para as vendas online
Conheça algumas das ferramentas mais utilizadas quando o assunto é alavancar as vendas de um negócio online:
- Inbound Marketing – nesse caso, a ideia é atrair consumidores e, para isso, é preciso criar e divulgar conteúdos relevantes – o chamado marketing de conteúdo, assim ao encontrar um conteúdo feito pelo seu e-commerce, a credibilidade dos negócios só tende a aumentar;
- Mídia paga – outra forma de alavancar o seu alcance é por meio das mídias pagas como o Google Ads e o Facebook Ads que, ao trabalharem com anúncios patrocinados, possibilitam tanto exibir links na página do buscador, quanto criar propagandas em formato de banner;
- SEO – as estratégias de SEO tem a ver com práticas, como a definição de palavras-chave, a criação de URLs curtas, a obtenção de páginas responsivas, assim como a boa estrutura do site – tudo isso ajuda a otimizar os mecanismos de busca, fazendo com que o seu site apareça nos primeiros resultados;
- Redes sociais – talvez as mais populares, elas são excelentes canais para ajudar na disseminação de conteúdos e fortalecer a imagem da sua empresa, auxiliando, inclusive, no engajamento da audiência e, consequentemente, na venda;
- E-mail marketing – esta ferramenta é muito utilizada para nutrir aqueles que já são clientes e potencializar outros, ou seja, o e-mail marketing funciona como uma forma de manter um relacionamento mais próximo;
- Marketing de influência – dentre os inúmeros tipos de marketing, destacamos o de influência, que vai depender dos influencers, ou seja, de pessoas que estejam alinhadas ao seu público-alvo e marca.
Importância de alinhar a estratégia
São inúmeras as ferramentas que fazem parte de um plano de marketing completo e que objetivam o aumento dos lucros. Nesse sentido, conhecer essas estratégias para decidir o que melhor se encaixa aos seus negócios é algo muito importante.
Estratégia e execução devem estar alinhadas para propiciar os resultados esperados e, consequentemente, converter em vendas.