A internet é uma das grandes responsáveis por um ambiente de negócios que não traz apenas novos modelos de vendas, mas também se tornou um dos principais meios de transações financeiras das empresas.
Hoje as transações de negócios que ocorrem no ambiente virtual recebem o nome de E-commerce, e somente em 2018 faturou R$ 53,2 bilhões.
Vários setores industriais, como o de desengraxante biodegradável, por exemplo, precisou se adaptar às mudanças e aderir aos meios digitais para encontrar seus clientes.
O fato é que, nos dias de hoje, existem diversas ferramentas na internet que podem auxiliar nesta tarefa.
Levando isso em consideração, separamos algumas vantagens do e-commerce para a indústria. Vamos lá?
Melhores experiências
Pesquisas apontam que as empresas que priorizam a experiência do usuário (cliente), conquistam lucros 60% mais altos.
Isso significa que estar no controle de todo o fluxo de distribuição é uma oportunidade altamente valiosa para sua indústria de etiquetas personalizadas, por exemplo, oferecer aos clientes experiências cada vez mais personalizadas e também autênticas, além de superar expectativas.
Superar expectativas é o principal impulso não apenas para que os consumidores voltem, mas também para que indiquem e, automaticamente, tragam novas vendas para a indústria.
Facilidade em mensuração de resultados
Em um e-commerce também é possível ter dados mais precisos sobre os resultados de uma empresa.
Por meio do Google Analytics, por exemplo, você consegue ter acesso a informações importantes que vão te direcionar e te orientar os próximos passos para melhores resultados na sua indústria.
Variedade de produtos
Suponha que você vende produtos de pintura: tintas, pincéis, pistola de pintura pulverizadora, entre outros.
Trabalhando apenas com lojas físicas, nem sempre é possível ter todos os produtos e itens, seja por falta de espaço ou por dificuldades logísticas.
Em um e-commerce isso é diferente, pois você pode oferecer diversos tipos de produtos e fazer parcerias com grandes fornecedores para conseguir distribuí-los.
Novas oportunidades de negócios na internet
A internet é responsável por criar um espaço próprio para todo tipo de negócio, e não apresenta restrições quanto à distância ou algo do tipo.
Os canais de divulgação, por exemplo, são ferramentas capazes de captar leads (que são potenciais clientes qualificados) para a sua indústria, impulsionando sua marca no mercado. Alguns dos mais eficientes são os sites, blogs, redes sociais e emails.
Vale ressaltar que os canais de divulgação possuem uma linguagem diferenciada e personalizada de acordo com seu público. Logo, a forma de se comunicar muda de um para o outro, atingindo diversos públicos com linguagens distintas.
Suas funções são expor a marca e produtos aos clientes e criar um canal de comunicação com eles, melhorando os negócios.
Dica bônus: controle da taxa de retenção de clientes
Este indicador pode mostrar o tempo médio que o seu cliente permaneceu no site, além de permitir ao gestor enxergar formas para melhorar a experiência de compras, a fim de otimizar suas vendas.
Isso porque se este processo de compra online for muito difícil ou estranho para o usuário, ele procurará outras formas de adquirir o produto.
O que achou do nosso conteúdo? Não esqueça de nos contar a sua experiência com o e-commerce.
Este conteúdo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.