Ter uma vida financeira organizada, equilibrada e próspera não é tarefa fácil e vem tirando o sono de muita gente.
Pesquisas indicam que 45% dos brasileiros consideram o controle financeiro um desafio e 31% se sentem inseguros quando o assunto é lidar com o dinheiro.
Além disso, apenas 16% pagam as contas com a remuneração mensal e planejam seus gastos com antecedência, ou seja, a maioria da população não consegue dar conta do primeiro passo para um bom desempenho financeiro.
Para ajudar qualquer pessoa a se livrar dessas estatísticas, a assumir o comando das suas finanças e a atingir seus objetivos com elas, é que existe o coaching financeiro.
Qual é o papel do coach financeiro?
O papel do coach financeiro é, justamente, ajudar o coachee a construir o caminho para o equilíbrio e a liberdade financeira, de modo atemporal, com um método voltado à aprendizagem, e não apenas à resolução de problemas pontuais.
Para isso, o profissional analisa a vida financeira do coachee, identificando seus padrões de gastos diários, semanais e mensais, para descobrir onde estão os maiores “gatilhos” que podem fazer com que a pessoa desperdice dinheiro sem, ao menos, perceber.
Além disso, também são identificados os hábitos disfuncionais e as crenças limitantes construídas ao longo da vida, bem como a relação emocional que o cliente tem com o dinheiro.
Essa parte do processo é fundamental, pois é comum que pessoas que não têm uma vida financeira estável saibam, de modo geral, o que precisam fazer – assim como quem quer perder peso também sabe o que precisa ser feito – o que falta, em ambos os casos, é a mudança de atitude e comportamento, já que apenas o conhecimento é insuficiente para o sucesso.
Terminadas essas fases de identificação de hábitos e padrões comportamentais, coach e coachee estabelecem, em conjunto, quais são os principais objetivos em curto, médio e longo prazo.
Por exemplo, quitar as dívidas, construir uma reserva, viajar, comprar uma casa ou um carro, casar, e muitos outros desejos que, sem um planejamento financeiro adequado, podem acabar se tornando apenas sonhos distantes.
Identificados os objetivos, os dois montam um plano de ação cuja responsabilidade de realização é exclusivamente do coachee.
O andamento do plano é analisado a cada sessão, na qual também são discutidos os obstáculos encontrados e a estratégia pode ser reavaliada, bem como podem ser incluídas novas ações para direcionar o coachee em busca tanto do seu equilíbrio financeiro quanto dos seus sonhos.
Importante frisar que o aprendizado adquirido é atemporal, então mesmo depois de atingir esses objetivos, o coachee vai ter o conhecimento e o comportamento necessários para assumir as rédeas da sua vida financeira.