Para diminuir o risco de golpes online sofridos por e-commerces de todo o mundo, a Startup Konduto lançou no mercado uma nova solução que visa impedir a realização de compras suspeitas. Por meio de um sistema simples de busca, a empresa rastreia o comportamento online do cliente em potencial e verifica se a aprovação da compra é segura ou não para o lojista.
Segundo os criadores do serviço, Tom Canabarro e Milton Tavares, o processo de análise de comportamento online permite assegurar ao lojista que o dono do cartão não aja de má fé, já que, entre os critérios utilizados para a análise, está a localização do IP, contadores de velocidade e análise das redes sociais do possível consumidor.
A inovação está no processo de rastreio por meio da localização do IP, tornando mais simples a tarefa de identificar se a compra será entregue no mesmo lugar em que está o computador ou notebook usado para realizar o pedido. Além disso, a empresa analisa a frequência das compras por cada número de identificação e, caso a compra seja considerada confiável, é aprovada automaticamente. Do contrário, a Konduto envia um relatório para o dono do e-commerce, que decide se a compra deve ser aprovada ou não.
A startup admite que o processo é polêmico, principalmente porque alguns comportamentos vistos como “suspeitos” podem apenas indicar um comprador agindo fora de sua rotina, mas não uma fraude. Porém, o principal objetivo da solução é diminuir os casos de dolo.
Fonte: Revista W