O advento da pandemia do novo coronavírus impactou todo o cenário mundial e sensibilizou diversas áreas da economia, mas o setor imobiliário acabou obtendo resultados positivos, segundo a Fundação Instituto de Pesquisas (Fipe).
Isso porque, de acordo com uma pesquisa realizada em conjunto com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), somente no ano passado, o número de vendas de imóveis aumentou cerca de 26%.
Esse crescimento representa uma sobreposição do recorde anterior (de 2019) e se torna o melhor resultado obtido desde 2014.
Deste modo, seguindo o padrão de desenvolvimento do setor e a procura contínua pelo serviço, a expectativa é de que, em 2021, o mercado se expanda mais de 30%.
Por consequência, a prosperidade do cenário tem atraído novos investidores e viabilizado o surgimento de um número ainda maior de startups voltadas para o mundo imobiliário. Isso faz com que a concorrência na corretagem de imóveis seja ainda mais impulsionada.
Em função disto, muitas empresas imobiliárias e corretores autônomos têm tentado encontrar formas de se manter relevantes no mercado, ao mesmo tempo em que estimulam as vendas e o crescimento da marca.
Para isso, o uso das estratégias de marketing digital tem predominado em todo o país.
Importância do marketing digital no setor imobiliário
Atualmente, a tecnologia e a internet já estão completamente integradas ao setor imobiliário. Assim, a utilização do marketing digital, além de garantir enormes vantagens competitivas, também viabiliza a:
- Construção da credibilidade do corretor;
- Consolidação da imagem de especialista no segmento;
- Melhora na comunicação com o público-alvo;
- Facilidade em angariar engajamento;
- Humanização do serviço.
Isso acontece principalmente devido à segmentação natural do setor, que permite com que as empresas imobiliárias consigam fazer os conteúdos disponibilizados, atingirem mais facilmente um grupo ideal de prospects – clientes com mais probabilidade de compra.
Deste modo, além de aumentar a visibilidade da marca e trazer mais valor ao serviço prestado, essa simplificação das ações publicitárias, torna o investimento no marketing digital ainda mais barato e rentável.
Essas ferramentas tecnológicas, assim como os serviços de máquina de cartão de crédito, também permitem o acesso instantâneo às informações relativas ao desempenho obtido durante as campanhas e as publicações.
Assim, a empresa tem a oportunidade de realizar o monitoramento de cada uma das ações de marketing – em tempo real –, o que acaba contribuindo para um cálculo exato sobre o seu respectivo sucesso e para a manutenção do crescimento da marca.
Como se destacar em meio a grande concorrência
Em meio a um ambiente mercadológico tão disputado, encontrar formas de se destacar e impulsionar o seu negócio, se tornou fundamental para as empresas de todos os tamanhos.
Por isso, as pessoas que conseguem empregar adequadamente as ferramentas do marketing digital no setor imobiliário, tendem a conseguir uma vantagem muito importante em relação à concorrência.
Mas para tal, é preciso ter em mente que não existem receitas perfeitas para o sucesso das ações publicitárias.
Afinal, essas medidas devem levar em consideração todas as especificidades das empresas, a política de gerenciamento e as metas individuais de cada organização.
Contudo, algumas técnicas que costumam ser utilizadas de forma recorrente pelos profissionais do setor, são:
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E-mail marketing
De acordo com uma pesquisa realizada pela Pew Research Center, ao menos 92% dos adultos que acessam a internet com regularidade, fazem o uso do e-mail. Sendo que 61% desses acessos são diários.
Por isso, essa plataforma se tornou uma das mais relevantes para alavancar as vendas.
Assim, durante a corretagem de imóveis, o profissional pode desenvolver projetos de divulgação das unidades que mais se encaixam com o perfil daquele lead. Esses e-mails podem conter informações atraentes, imagens impactantes e detalhes que se destaquem.
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Marketing de conteúdo
A produção de conteúdos relevantes para a web se tornou uma das ações de marketing mais utilizadas por empresas dos mais diversos setores. Pois, além de divulgar informações importantes e atrair mais clientes, é possível solucionar os problemas de seu público-alvo.
Esse tipo de material pode ser publicado no site da empresa, em blogs comerciais ou nas redes sociais da corretora, e devem ter formatos variados que atraiam ainda mais atenção, como:
- Imagens publicitárias de unidades disponíveis;
- Infográficos;
- Webnários;
- Podcasts;
- Vídeos.
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Softwares de gerenciamento
Investir em um crm software pode auxiliar muito no crescimento das empresas de todos os portes. Pois, esse programa permite a centralização de informações obtidas por todos os canais de comunicação online, agilizando o atendimento e a conversão de leads.
Essas ferramentas – que podem ser acessadas facilmente pelo computador, celular ou tablets – permitem, ainda, a construção e manutenção de um pipeline de vendas, a redução dos erros na comunicação com o cliente e o aumento da produtividade.
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Fidelização dos clientes
Uma das principais formas de cultivar um relacionamento mais forte com o cliente é por meio de programas de fidelidade e o uso de uma maquininha de cartão que permita a disponibilização de descontos, bonificações ou brindes exclusivos.
Tão importante quanto conquistar novos clientes, é fazer a manutenção constante dos relacionamentos já consolidados. Além de ser um investimento mais econômico, essa estratégia de marketing possibilita vendas mais rentáveis e significativas.
Assim, pesquisar e encontrar qual a melhor maquininha de cartão para o seu empreendimento, pode permitir um registro dos dados do consumidor, facilitando o contato por e-mail e o oferecimento de promoções e ofertas personalizadas.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.