A vacinação avançou consideravelmente e estamos começando a sentir a esperança de que tempos bem melhores estão a caminho, mesmo que ainda haja desafios a serem enfrentados. Alguns lugares estão mais hospitaleiros, outros já permanecem resistentes. Dito isso, e nós, brasileiros, como ficamos e para onde vamos?
A partir de novembro, desde que estejam completamente vacinados, brasileiros que planejam viajar aos Estados Unidos a turismo poderão concretizar este desejo. Mas ainda existem restrições quanto às vacinas permitidas. No momento, Pfizer, Oxford/AstraZeneca e Jansen figuram como as mais prováveis. Em relação à Corona Vac ainda há controvérsias, visto que ela não foi aprovada pela agência reguladora americana.
Os brasileiros que desejarem viajar hoje aos EUA, precisam passar 14 dias em países como Costa Rica ou México. Por meio da nova medida, essa ação de quarentena em países latinos será descartada.
Outros países
A partir do dia (07) do mês de setembro, o Canadá abriu fronteiras para brasileiros completamente imunizados. O anúncio foi feito pela Agência de Segurança Pública do país que deixou claro, por enquanto, apenas validações sobre as vacinas AstraZeneca, Pfizer-Biotech, Moderna e Janssen.
Para viabilizar a sua entrada, é necessário levar uma cópia impressa ou digital do comprovante de vacinação em inglês ou francês (a versão em inglês pode ser feita no aplicativo Conecta SUS). Além disso, é importante que o viajante preencha as informações no site ou aplicativo ArriveCAN antes da chegada ao país.
Em linhas gerais, a maioria dos países, o que inclui França, Islândia, Irlanda, Suíça, Alemanha, dentre outros, estão permitindo o acesso da AstraZeneca, Pfizer-Biotech, Moderna e Janssen. Ainda existe bastante resistência com a Corona Vac. A torcida é que ela seja aceita nos próximos meses, especialmente quando os países aceitarem a entrada de qualquer vacina aprovada pela OMS.
Turismo sem comprovante de vacinação
O Turismo a nível mundial é um dos sectores com maior crescimento. Os impostos e taxas pagas pelos turistas, por exemplo, se revertem em entradas para os cofres públicos, o setor de viagens e turismo é um estupendo gerador e receptor de lucro. Além do mais, viajar, conhecer e aprender são experiências indescritíveis e enriquecedoras.
Hoje a Colômbia é um país que não exige vacinação, teste negativo nem quarentena para brasileiros. Na Bolívia já é preciso fazer quarentena e apresentar teste RT-PCR negativo, feito até 72 horas antes do embarque.
Portugal também tem livre acesso com algumas ressalvas. O país exige um teste PCR negativo feito até 72 horas antes do embarque, ou um teste rápido de antígeno, com no máximo 48 horas de antecedência.
As ilhas Maldivas se encontram no Oceano Índico, ao sul da Ásia. Querida pelas personalidades da mídia por conta de sua atmosfera paradisíaca, também abriu os braços para os brasileiros. Não é preciso fazer quarentena e é possível entrar com teste RT-PCR feito até 96 horas antes do início da viagem, e também um teste RT-PCR feito até 72 horas antes do check-in no hotel.
Na verdade, aos poucos, as coisas estão mudando positivamente. Entretanto, o momento ainda é de prudência. Dentro das diretrizes de cada país, aproveitar com cautela e bastante respeito pelo outro e por si mesmo.
Foto: Phil Mosley on Unsplash