O empreendedorismo domina o Brasil. São as microempresas e pequenos negócios que formam a base econômica do nosso país. Para se ter uma ideia, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), no primeiro semestre deste ano foram gerados 961 mil empregos. Isso representa 72% do total de postos de trabalho que foram abertos.
E nesse momento em que muitos protocolos sanitários vão se tornando cada vez mais brandos, a expectativa é que o turismo volte a ser um grande ponto positivo. Só em 2021 o turismo faturou R$ 152 bilhões. Isso de acordo com dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP).
Quem atua no setor de turismo sabe que um bom planejamento contribui para ter cada vez mais sucesso na área. Especialmente em um momento pós-pandemia em que diversas viagens ficaram pausadas até que as pessoas voltassem a tirar as ideias do papel com segurança, retornando a fazer viagens nacionais e até internacionais.
Transformação no modo de viajar
É coerente supor que, de agora em diante, aspectos de saúde pública terão um papel importante nos cuidados e preocupação dos viajantes, dando destaque ao turismo de experiência, que pede por atendimento mais individual e personalizado.
Viagens de rotas mais curtas e de menor duração foram as mais escolhidas nos últimos dois anos, com ênfase para locais mais ligados à natureza e afastados de aglomerações, essa tendência deve diminuir consideravelmente com sinais de normalidade e flexibilização, mas permanece como uma oportunidade de estar mais conectado com o mundo.
Os impactos no mercado também são observados. A presença digital foi um fator imprescindível para empresas de pequeno e médio porte promoverem seus negócios e captar novas vendas e clientes. Além disso, permite aos consumidores uma busca mais independente por passagens aéreas promocionais e hospedagens.
Segundo dados da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), o faturamento em 2021 superou em 37% o de 2020, confirmando que as atrações turísticas e viagens estão crescendo de forma gradual. Em resumo, os percentuais demonstram a retomada após um período de crise. Para 2022, a tendência é que o setor continue em ritmo de recuperação e que o faturamento total se iguale aos anos pré-pandemia, destacando o nosso país, que tem uma das melhores e maiores diversidades de destinos.