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7 ações que podem ajudar empresas em meio ao Coronavírus

7 ações que podem ajudar empresas em meio ao Coronavírus

1- Proteja seus funcionários

A crise do COVID-19 tem sido emocionalmente desafiadora para muitas pessoas, mudando a vida cotidiana de maneiras sem precedentes. Para as empresas, os negócios como de costume não são uma opção. Eles podem começar elaborando e executando um plano para apoiar os funcionários que sejam consistentes com as diretrizes mais conservadoras que possam ser aplicadas e que tenham pontos-gatilho para mudanças nas políticas.

Algumas empresas estão comparando ativamente seus esforços com outras para determinar as políticas e os níveis corretos de suporte para seus funcionários. Alguns dos modelos mais interessantes que vimos envolvem fornecer linguagem clara e simples aos gerentes locais sobre como lidar com o COVID-19 (consistente com a OMS, CDC e outras diretrizes das agências de saúde) e, ao mesmo tempo, fornecer autonomia a eles para que se sintam capacitados para lidar com qualquer situação em rápida evolução. Essa autonomia é combinada com o estabelecimento de comunicações bidirecionais que proporcionam um espaço seguro para os funcionários expressarem se estão se sentindo inseguros por qualquer motivo, além de monitorar a aderência a políticas atualizadas.

 

2- Configure uma equipe de resposta multifuncional COVID-19

 As empresas devem nomear um relatório direto do CEO para liderar o esforço e devem nomear membros de todas as funções e disciplinas para ajudar. Além disso, na maioria dos casos, os membros da equipe precisarão sair de suas funções diárias e dedicar a maior parte do tempo à resposta do vírus. Alguns fluxos de trabalho serão comuns para a maioria das empresas:

a) saúde, bem-estar e capacidade dos funcionários para desempenhar suas funções;

b) teste de estresse financeiro e desenvolvimento de um plano de contingência;

c) monitoramento da cadeia de suprimentos, resposta rápida e resiliência a longo prazo (veja mais abaixo);

d) respostas de marketing e vendas a choques de demanda;

e) coordenação e comunicação com os eleitores relevantes.

Essas subequipes devem definir metas específicas para as próximas 48 horas, ajustadas continuamente, bem como metas semanais, todas baseadas no cenário de planejamento acordado da empresa. A equipe de resposta deve instalar uma cadência e disciplina operacional simples que se concentre em resultados e decisões, e não tolera reuniões que não alcançam nenhum deles.

 

3- Garanta que a liquidez seja suficiente para resistir à tempestade

 As empresas precisam definir cenários adaptados ao contexto da empresa. Para as variáveis ​​críticas que afetarão a receita e o custo, elas podem definir números de entrada por meio de análises e informações de especialistas. As empresas devem modelar seus dados financeiros (fluxo de caixa, P&L, balanço patrimonial) em cada cenário e identificar gatilhos que possam prejudicar significativamente a liquidez. Para cada um desses gatilhos, as empresas devem definir movimentos para estabilizar a organização em cada cenário (otimização de contas a pagar e receber; redução de custos; desinvestimentos e fusões e aquisições).

 

4- Estabilize a cadeia de suprimentos

As empresas precisam definir a extensão e a duração provável de sua exposição na cadeia de suprimentos a áreas que estão passando por transmissão pela comunidade, incluindo fornecedores de níveis 1, -2 e -3 e níveis de estoque. A maioria das empresas concentra-se principalmente na estabilização imediata, uma vez que a maioria das plantas chinesas está atualmente no modo de reinicialização.

Eles também precisam considerar o racionamento de peças críticas, a pré-reserva da capacidade ferroviária / de transporte aéreo, usando o estoque pós-venda como uma ponte até a produção reiniciar, ganhando maior prioridade de seus fornecedores e, é claro, apoiando a reinicialização de fornecedores. As empresas devem começar a planejar como gerenciar o suprimento de produtos que possam, à medida que o suprimento voltar a funcionar, ver picos incomuns na demanda devido ao armazenamento.

Em alguns casos, a estabilização de médio ou longo prazo pode ser necessária, o que exige atualizações para o planejamento da demanda, maior otimização da rede e busca e aceleração da qualificação de novos fornecedores. De qualquer forma, isso pode ser aconselhável, na ausência da crise atual, para garantir a resiliência em sua cadeia de suprimentos – um desafio contínuo que a situação do COVID-19 claramente destacou.

 

5- Fique perto de seus clientes

As empresas que enfrentam melhor as interrupções são bem-sucedidas porque investem em seus principais segmentos de clientes e antecipam seus comportamentos. Na China, por exemplo, enquanto a demanda do consumidor diminui, ela não desaparece – as pessoas mudaram dramaticamente para as compras on-line de todos os tipos de bens, incluindo alimentos e entrega de produtos. As empresas devem investir on-line como parte de seu esforço para a distribuição omnichannel; isso inclui garantir a qualidade dos produtos vendidos on-line. As mudanças nas preferências dos clientes provavelmente não voltarão às normas pré-surto.

 

6- Pratique o plano

Muitas equipes de ponta não investem tempo para entender o que é necessário para planejar interrupções até que estejam em uma. É aqui que as mesas redondas ou simulações são inestimáveis. As empresas podem usar simulações de mesa para definir e verificar seus protocolos de ativação para diferentes fases da resposta (somente planejamento de contingência, resposta em larga escala, outras).

As simulações devem esclarecer os responsáveis ​​pelas decisões, garantir que as funções de cada membro da equipe principal sejam claras, chamar os “elefantes na sala” que podem retardar a resposta e garantir que, no evento, as ações necessárias para executar o plano são totalmente compreendidas e o investimento necessário está prontamente disponível.

 

7- Demonstre propósito

As empresas são tão fortes quanto as comunidades das quais fazem parte. As empresas precisam descobrir como apoiar os esforços de resposta – como fornecendo dinheiro, equipamento ou experiência. Por exemplo, algumas empresas mudaram a produção para criar máscaras e roupas médicas.

 

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Fonte: https://translate.google.com/translate?sl=auto&tl=pt&u=https%3A%2F%2Fwww.mckinsey.com%2Fbusiness-functions%2Frisk%2Four-insights%2Fcovid-19-implications-for-business

Julia Verly Klin

Julia Verly Klin

Sebrae
Colaboradora do Sebrae Nacional

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1 comentário

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